Eba! Uma história para garotas adolescentes com uma protagonista adolescente com problemas para fazer amizades e medo de ficar sozinha, que mente para conseguir amigas (ruins) e depois é chantageada para conseguir manter a mentira (e as amizadas ruins). Mas como é só um shoujo escolar comum, tenho certeza que ela vai se apaixonar pelo chantagista, que se apaixonará por ela e tudo acabará bem, e sem críticas. Garotas, mintam para ter amigos! Garotas, não se importem em ser chantageadas se o chantagista for bonitão, basta ganharem o coração dele! Ficarei feliz se Ookami Shoujo to Kuro Ouji me fizer engolir essas palavras, mas por enquanto essa é uma esperança distante.

É um fofo mesmo!

É um fofo mesmo!

A parte da garota com problemas em se socializar que mente para conseguir amigas é ok. Erika, a protagonista, acabou de entrar no colegial junto com sua amiga Sanda (que é uma pessoa razoável e sensata, além de uma boa amiga), mas ficarão em salas diferentes. Quando Erika chega em sua sala encontra todo mundo já em grupos, e senta-se sozinha e em pânico no fundo da sala. Daí aparecem duas garotas que só ficam falando de seus namorados e a protagonista decide que será amiga delas. E para isso mente dizendo ter um namorado. Se passam alguns meses com ela sustentando essa mentira, as duas sempre falando de seus namorados e a Erika inventando mentiras sobre seu namorado imaginário. Até faz Sanda ligar para ela várias vezes fingindo ser seu namorado.

Namorado legal é assim: manda comprar refrigerante e dá um copo dágua

Namorado legal é assim: manda comprar refrigerante e dá um copo dágua

É constrangedor, é triste, mas consigo imaginar fácil alguém nessa situação. E em alguns momentos pode-se até vislumbrar que talvez a mentira se torne insustentável, mas não é fácil sair dela. É compreensível. Mas daí fica mais constrangedor quando para “provar” que tem um namorado ela resolve tirar a foto de um bonitão que ela encontra na rua. A própria ideia já é bastante lamentável. Por que tirar foto de alguém na rua? Se quer mesmo mentir, hoje em dia não seria mais seguro pegar a foto de alguém obscuro na internet? Mas isso nem importa. Afinal, precisava ser assim, de que outra forma esse bonitão fotografado estudaria coincidentemente na mesma escola que a protagonista?

Não é um amor de pessoa?

Não é um amor de pessoa?

Claro que daí as amigas descobrem que o sujeito estuda na mesma da escola, e para não perder tais maravilhosas amigas que só quem precisa mentir para merecer a amizade entende o quão especiais são, ela o envolve na mentira também. Ele aceita, mas começa a chantageá-la. Nada demais, só força ela a fazer pequenas tarefas como comprar coisas, mas o jeito dominador dele e a forma como ele se aproveita da situação para obrigá-la a fazer essas coisas fazem dele uma pessoa horrível. Não obstante, em mais de um momento ela suspira e pensa que, na verdade, ele deve ser uma boa pessoa. Claro, uma excelente pessoa!

Amigas super-legais provocando ela e seu namorado de mentira. É por amigas assim que ela se sujeita à humilhações

Amigas super-legais provocando ela e seu namorado de mentira. É por amigas assim que ela se sujeita à humilhações

E ela suporta tudo isso para quê? Para manter a amizade de duas garotas que fofocam dela pelas costas, que duvidam dela, e que expõe ela e seu falso namorado ao ridículo em público só porque deu vontade. Elas são horríveis. Ele é horrível. Por que ela está aguentando tudo isso? Eu sei, o medo de ficar sozinha e essas coisas. Já fui adolescente e entendo. Na verdade até hoje tenho medo de ficar sozinho. Mas a partir do momento que fica claro que ela não está ganhando nada, por que continuar? Claramente ela tem esperança de que as coisas melhorem e tudo dê certo. O que há para dar certo? Não sei. Mentira, sei sim: eles vão se apaixonar e blá blá blá. Tá bom, posso aceitar isso, mas desde que venha acompanhado pelo menos de uma crítica ao comportamento dele. Senão essa série passará uma mensagem muito errada para garotas e garotos que a assistirem.

Mais imagens:

Comentários