[sc:review nota=4]

É curioso como crianças podem mudar de opinião e atitude tão rápido, não é? Em contraste, não é nada engraçado como eu demorei a retomar os artigos diários de acompanhamento de episódios dos animes, mas prometo que agora tudo ficará bem. Voltando à Ronja, antes ela odiava as vísceras de Birk, agora sente sua falta e gosta dele o suficiente para saber que está afrontando diretamente a vontade de seu pai mas não se importar e agir escondida por causa disso. Parece óbvio à primeira vista que ela tenha mudado de opinião já que o ódio que ela tinha era completamente infundado, induzido a ela pelos mais velhos, mas não é tão simples assim. Adultos, ou mesmo adolescentes, já somos presos demais as nossas concepções de mundo pré-estabelecidas e com frequência nos recusamos a mudar mesmo diante de evidências de que estamos completamente errados. Crianças, no entanto, não têm essa dificuldade. Em um anime infantil essa é uma mensagem bastante adulta.

Esse episódio introduziu um pouco de realidade na história. Como se mudaram há pouco tempo e como o acesso a seu novo covil é bastante complicado, sem contar o cerco imposto pelo bando do Mattis, os ladrões de Borka estão com os estoques de comida quase esgotados. Enquanto isso, os ladrões de Mattis, já bem estabelecidos no local e com razoável produção própria de animais e vegetais, tem um depósito farto.  Os Borka estão famintos. Sendo Birk uma criança e filho do chefe, ele provavelmente está recebendo mais comida que os demais e mesmo assim está faminto, então mal consigo conceber quão famintos devem estar alguns dos adultos. Se essa não fosse uma obra infantil não seria espantoso se um ou mais deles morressem.

Felizmente a providência divina (ou qualquer força maior, nem que seja a força maior da conveniência em uma história infantil positiva) fez de Birk uma boa criança e deu a ele oportunidades de convencer Ronja disso antes que a dureza do inverno chegasse e estabelecer com a garota do bando rival uma grande amizade. Por isso Ronja procurou por ele, se arriscou por ele, carregou pedras por dias para revê-lo, e quando finalmente conseguiu o encontrou famélico. E não hesitou um só instante em alimentá-lo, o que fez diligentemente dia após dia, chegando mesmo a dar ao garoto provisões para que ele levasse para sua mãe. No mundo da ficção infantil Birk nunca esteve em risco de vida, mas no mundo real ele poderia mesmo ter morrido sem a ajuda de Ronja.

Sobre a comida que Ronja deu para que Birk desse a sua mãe, me pergunto como ele fará isso e como ela reagirá. Os bandos de Mattis e de Borka são inimigos afinal, nenhum adulto de nenhum dos lados da Fenda do Inferno pode saber que suas crianças estão se encontrando secretamente na adega desmoronada embaixo do abismo. Birk irá simplesmente colocar essa comida no depósito de seu próprio bando sem ninguém ver, na esperança que não reparem que estranhamente surgiu mais comida? Ele contará para sua mãe e somente para ela que tem se encontrado com Ronja? Na verdade não espero que essas dúvidas sejam respondidas, mas seria bem legal se fossem.

Do outro lado, Ronja nunca teve problemas para esgueirar-se no próprio depósito e roubar comida. Daria um evento de enredo interessante caso alguém a tivesse pego qualquer dia desses. Como ela se explicaria? E se descobrissem a verdade? Contariam a todos? Ela conseguiria continuar levando comida à Birk depois disso? Ela conseguiria sequer continuar encontrando-o depois disso? E cada uma dessas perguntas provavelmente teria uma resposta diferente dependendo de quem a pegasse com a mão na botija. Mas nada aconteceu embora o anime tenha construído uma leve tensão durante o episódio ao redor disso.

No próximo episódio acredito que o inverno já terá acabado e, embora eu esteja ansioso para saber as repercussões dos atos de Ronja nesse episódio, caso se siga o ritmo normal do anime até agora devemos ter um episódio contemplativo sobre como as pessoas reagem à volta da primavera. Algumas cenas do bando de Mattis, o próprio Mattis se comportando como um idiota, e talvez um deslumbre do bando de Borka. Com um pouco de sorte, o próximo arco começa a se desenhar no final do episódio, com esse tema de inverno completamente esquecido. Isso é Ronja. Pelo menos desse episódio eu gostei bastante, também já estava sentindo falta do Birk e fiquei feliz em pela primeira vez ver nuances em suas emoções. Ronja ter salvo a vida dele dessa vez em contraste com os episódios anteriores na neblina e na neve é só um bônus.

Comentários