[sc:review nota=4]

Curiosidade que ninguém quer saber: Aogiri no Ki é o nome de uma árvore que em português é conhecida como árvore de guarda-sol chinês. Até onde eu pesquisei, dela não brotam guarda-sóis, chineses ou de qualquer outra nacionalidade, mas é uma planta ornamental (ou uma praga invasora, dependendo do local e das circunstâncias) da mesma família do cacau, do algodão, do hibisco e do quiabo. Eu também não sabia que o cacau, o algodão, o hibisco e o quiabo eram parentes próximos. Vivendo e aprendendo. Em Tokyo Ghoul, como sabemos, um bando de ghouls adotou o nome dessa árvore, frequentemente abreviado para apenas Aogiri, como nome de sua organização. Na primeira temporada eles pareciam ser caras muito maus, graças principalmente ao Yamori, carinhosamente e adequadamente apelidado de Jason. Eles ainda parecem bastante radicais e esquisitos, ferozes se fizer questão, mas eu não diria mais que pareçam maus. Não tenho certeza ainda se a transição foi brusca ou suave, quero dizer, ela com certeza me pareceu ter ocorrido rápido, mas por outro lado não sabíamos quase nada sobre eles. E o que eles desejam, por que se organizaram? Kaneki está convicto de são protetores, certamente de outros ghouls. Qual é a verdade?

O episódio foi interessante, mas foi difícil de acompanhar porque tiveram que fechar em um episódio só todas as pontas soltas da temporada anterior. Ou pelo menos o mínimo necessário. Outra coisa que descobri é que essa segunda temporada não segue o mangá. Eu não leio o mangá, então tanto faz. Na verdade é até melhor, diminui o risco de alguém me atacar com um spoiler surpresa. Mas você lê? O que achou? Voltando ao episódio, eu não sei ainda o que pensar desse novo Kaneki. Todos os demais personagens pareciam iguais. Alguns participaram muito pouco para eu poder avaliar isso de verdade, mas foi a impressão que tive mesmo assim. Mas isso é esperado, já que o Kaneko acaba de superar uma sessão de torturas lancinantes que transformaram Yamori em Jason, então é apenas natural que Kaneni também tenha se transformado. Como ele é o protagonista ele não poderia virar um maníaco assassino, então ao invés disso ele virou um personagem frio e forte mas de bom coração. Quero dizer, o bom coração ele já tinha, então acho que ele apenas se tornou frio e forte.

A ser verdade o que Kaneki diz sobre Ayato, o irmão da Touka, então eles agora são mais ou menos opostos complementares: Ayato também é forte e também está bem intencionado, mas ele escolheu lidar com a pressão que o mundo lhe impõe sendo cínico. Acho que posso até dizer que, nesse ponto, ambos discordam no método, mas possuem os mesmos objetivos. Mas será que a Aogiri busca mesmo apenas proteger os seus? Acho que não é difícil aceitar que eles não lutavam apenas por si, mas pelos ghouls em geral, ainda que seus métodos fossem discutíveis. Mas a primeira temporada fez parecer que eles tinham a intenção de implantar uma espécie de supremacia ou hegemonia de ghouls. Forçando um pouco, seus métodos e ideais pareciam com os de qualquer fascismo ou totalitarismo que sob a máscara da boa intenção de garantir a segurança e dignidade dos seus opera usando métodos repressivos e violentos capazes de matar até mesmo aqueles que pretendiam proteger se acharem que assim estarão protegendo sua causa. Ayato representa isso. Naturalmente Kaneki representará outra alternativa, inclusive porque ele é meio-humano e conhece as duas realidades.

Ayato não é completamente um vilão, claro. Como Kaneki corretamente apontou, Ayato poderia tê-lo matado antes se realmente quisesse. E eu acrescento que ele poderia ter matado sua irmã também se quisesse, mas apesar de todas as ameaças, apesar de toda a demonstração de força, ele só queria que ela se afastasse do perigo. Ela é fraca, ele dizia. Por isso não deveria estar lá, eu deduzo. Ele chegou até a simbolicamente arrancar suas asas. Ayato quer a irmã segura, no chão. E ele não é o único membro da Aogiri a demonstrar comportamento ambíguo para um grupo que até então estava declarando guerra contra a humanidade, representada pelos investigadores. Noro se mostrou extremamente poderoso lutando contra alguns dos mais fortes membros do Anteiku praticamente sem nenhuma dificuldade. Poderia tê-los matados, mas não o fez. Depois ainda salva Kaneki de um Ayato enfurecido. Bom, salva pode ser um pouco de exagero já que não acredito que Kaneki pudesse ser derrotado por Ayato naquele momento, mas Noro o impediu mesmo assim.

E tem o Owl, ele não é do Aogiri porque não estava lá na cena final, eu não me lembro dele da primeira temporada e estou com preguiça de reassistir os episódios finais. Mas mesmo não sendo um Aogiri ele estava efetivamente lutando do mesmo lado que eles já que enfrentava os investigadores, impedindo-os de avançar. E como o Aogiri, ele também não matou ninguém, apenas se defendeu. E quando tudo desmorona incompreensivelmente no final do episódio ele ainda salvou aqueles que até instantes atrás queriam matá-lo. E sério, o que foi aquele terremoto? Teve coisas explodindo também, então talvez tenha sido uma detonação? Mas foi muito grande para isso e afetou áreas externas também. Foi só um terremoto? Forte o bastante para derrubar edifícios no Japão, provavelmente o país mais preparado para resistir a terremotos do mundo? Claro que não foi um terremoto. Não poderia haver um micro-terremoto que afeta apenas um quarteirão e ao mesmo tempo é destrutivo daquela forma. Ou foram explosões ou foi algo sobrenatural. A única coisa sobrenatural do anime até agora eram os ghouls. Juro que estava esperando um ghoul gigante se levantar da terra durante aquele terremoto. Pode ser o poder especial de um ghoul também. Espero descobrir um dia. Bem como espero descobrir o que será do Kaneki.

Comentários