[sc:review nota=3]

Acho que é a primeira vez que um dos peixes grandes nas confusões em Durarara é de fora de Ikebukuro, não é? Quero dizer, muita gente em Ikebukuro é “de fora”, incluindo os personagens mais proeminentes Mikado (que veio do interior) e Celty (que veio da Irlanda), mas nos arcos do anime, desde a primeira temporada, eles não vieram para Ikebukuro procurando encrenca. Apenas a encontraram depois de já instalados na cidade. Dessa vez é diferente: Rokujo trouxe sua gangue (Toromaru) desde Saitama especificamente para enfrentar os Dollars.

Aparentemente, confusões tem acontecido em Saitama envolvendo os membros do Toromaru e outros que pelo menos se dizem membros do Dollars e a situação chegou a tal ponto que o líder decidiu vir resolver as coisas de uma vez por todas no território inimigo. Bom, ficarei surpreso se isso não tiver sido arranjado pelo Izaya. Ainda no tema “pessoas de fora que vieram procurar encrenca” a Vorona estreia na série arrancando a falta de cabeça da Celty. Ela nem diz nada, nem seu próprio nome, só sei que é a Vorona porque ela aparece na abertura. Pelo nome, por ser loira e sei lá, por intuição, suspeito que ela seja de fora também. Russa provavelmente.

A garotinha que ataca o Shizuo, contudo, não é de fora. Akane Awakusu é seu nome, de acordo com a abertura, e isso explica porque os yakuzas (da família Awakusu, eu só nunca dei bola para o nome deles antes) estão procurando por ela. Deve ser a filha do chefe ou algo assim. Por que ela quer matar o Shizuo? Não tenho a mais pálida noção. O lado bom é que, se a Celty não tiver mais problemas com a Vorona irá ter uma grata surpresa ao chegar em casa já que Shizuo e Tom decidiram esconder a menina no apartamento do Shinra porque acho que é para lá que todas as bizarrices precisam ser levadas.

Cumpre não esquecer que o Aoba está tramando algo também com sua gangue de adolescentes (sinistramente parecida com a que o Kida tinha). De que lado ele irá ficar? Dollars? Toromaru? Um terceiro lado? É difícil acreditar que ele não tomará posição no que deve ser o principal conflito desse arco (talvez da temporada inteira, não sei quantos episódios terá). E falando no Kida parece que onde quer que ele esteja já andou escutando coisas esquisitas envolvendo o Dollars, por isso avisou o Mikado. Será que ele voltará para Ikebukuro? Sei que muita gente está esperando por isso, mas qual seria o papel dele nessa batalha vindoura? Além de ser amigo do Mikado ele não tem nenhuma relação com os demais envolvidos, e não é como se tivesse um poder especial ou coisa do tipo que torne as coisas mais divertidas. Será que ele tem alguma relação com o Rokujo? Com o Aoba?

E qual o objetivo do Izaya, que narra parte do episódio? Causar confusão, lógico, ele sempre faz isso. Mas ele foi mais específico nesse episódio falando em assassinatos. O que leva uma pessoa a matar, perguntou ele. Algumas matam por dinheiro, outras por honra ou qualquer outro motivo. Será que todas matariam? Essa é a “aposta” dele. Juntando isso com pedaços do que ele falou no episódio anterior, quando disse acreditar que “brasa que já foi chama pode incendiar de novo” (ou algo nesse sentido) enquanto o anime focava na Anri, acredito que ele vá tentar colocar a espadachim amaldiçoada em alguma situação em que matar seja uma opção que ela consideraria.

Colocando tudo junto fica assim: Izaya atraiu o Toromaru para Ikebukuro atrás do Dollars. O chefe do Toromaru é um galinha idiota, mas é obstinado, forte o suficiente para aguentar quatro socos do Shizuo e com um forte senso de honra na hora de defender os seus homens, ou seja, é um inimigo muito perigoso. Principalmente para um colegial franzino como o Mikado, líder dos Dollars. Izaya deve esperar que o Rokujo encurrale o Mikado de tal forma que só reste à Anri a opção de matar para salvar seu amigo (será que ela ainda pensa nele só como amigo?). Não deve ser difícil para a Anri realizar essa façanha sozinha dado que Rokujo jamais bateria em uma mulher e dá ordens explícitas para seus homens não o fazerem. Enquanto isso a filha de uma família yakuza quer a cabeça do Shizuo e uma russa (provavelmente de uma organização maior) quer a cabeça metafórica da Celty – o que eu não sei se foi calculado também, mas é conveniente para o plano do Izaya que Celty e Shizuo estejam ocupados com seus próprios problemas enquanto o Mikado estiver passando por maus bocados.

Comentários