[sc:review nota=4]

Ainda é cedo para dizer que absolutamente tudo está sendo planejado pelo Izaya, mas algumas coisas com certeza estão. Outras, planejadas para isso ou não, estão se encaixando com a precisão dos blocos das pirâmides do Egito para complicar as coisas para o Mikado em um futuro próximo. Será que o anime irá acabar nessa temporada, com cerca de 12 ou 13 episódios? Ou se estenderá até a próxima? Tendo a crer que irá acabar nessa, pois as duas próximas já estão agendadas para julho desse ano e janeiro do ano que vem, então se essa temporada fosse dupla iria na prática emendar com a temporada de julho, tornando sem sentido a separação. De todo modo, isso faz pouca diferença, mesmo a primeira temporada que foi dupla teve dois grandes arcos bastante distintos. Com isso quero dizer que é seguro assumir que Durarara!!x2 Shou está exatamente no meio do grande arco atual, então as coisas podem parecer estar se encaixando agora mas ainda há muitos episódios pela frente, muito pode acontecer antes do embate final.

No episódio anterior, enquanto a gangue de Rokujou desembarcava em peso em Ikebukuro para caçar os Dollars (será que começarão imediatamente? farão algum tipo de investigação ou só sair espancando está de bom tamanho?), Celty e Shizuo arranjavam seus próprios problemas com os quais se preocupar. Embora normalmente seja fácil para esses dois se livrarem de problemas, não parece que será o caso dessa vez. De formas misteriosas que só acontecem em Durarara os problemas dos dois estão intimamente interligados. Celty foi contratada pela Awakusu para encontrar a neta de um dos chefes da yakuza, que é Akane, a garotinha que tentou matar o Shizuo. Não sei porque ela tentou matar o Shizuo, mas ela descobriu recentemente a mafiosidade da família mafiosa dela e, decepcionada, fugiu. E deve achar que a culpa disso é toda do Shizuo, sei lá. Enfim. Ao mesmo tempo, a Awakusu também está procurando um velho chamado Yodogiri, que era o dono da agência de talentos para a qual Ruri trabalhava mas que desapareceu do mapa por razões ainda misteriosas. Durararamente, esse velho Yodogiri quer sequestrar a Akane e por isso contratou os serviços de uma dupla de assassinos: Slon e Varona (ou Vorona, as legendas ainda não se decidiram). Como um velho precavido que é, alertou-os sobre a Celty e a possibilidade dela estar trabalhando para a Awakusu. E foi por isso que a Varona atacou a motoqueira sem cabeça. Por enquanto ela acha que a matou, mas temo que terá em breve uma grande surpresa. De todo modo, tanto Celty quanto o Shizuo estão cheios demais com seus próprios problemas para ajudar Mikado quando ele precisar.

Não que o Mikado seja de pedir ajuda, ele é bastante orgulhoso para alguém sem muitas habilidades individuais, mas no mundo super conectado de Durarara ele sempre consegue alguma. Ele já começou a agir com reservas e a Anri já percebeu isso, mas não há nada que ela possa fazer caso ele não queira dizer nada a ela, e ele logicamente não quer. Não aprendeu nada com o segundo arco da primeira temporada, percebo. Ele está ciente da ameaça iminente que a gangue de Rokujou representa mas não pretende fazer nada por enquanto, aparentemente. Anri de todo modo está sempre próxima a ele e poderia ajudar em algum momento, mas por razões ainda ocultas parece que Yodogiri está atrás dela também, e no final desse episódio os assassinos chegam em seu apartamento para atacá-la. Sem Celty, Shizuo e agora provavelmente sem Anri, o cerco se fecha em torno de Mikado.

Só falta algo acontecer à gangue do Kadota e aí sim Mikado estaria totalmente isolado. É difícil imaginar algo nesse sentido, mas não é impossível. O Aoba continua sendo um coringa: o que ele pretende? Talvez a resposta não demore muito, já que ele e Mikado tem um passeio por Ikebukuro programado para o dia seguinte. Não só coisas podem acontecer durante esse passeio como eles podem dar pelo sumiço de Anri, assumindo que ela seja sequestrada. Mas e se o Aoba também for um inimigo? Os russos do Sushi Russo podem ter participação maior dessa vez também, dado que os assassinos contratados pelo Yodogiri são russos, e a prévia do próximo episódio parece indicar que eles irão aparecer mesmo. O Kida permanece incomodamente distante, começo a acreditar que ele não retorna nessa temporada, ou talvez retorne só no final dela. E as irmãs do Izaya podem ter participação importante também, dado que é seguro assumir que elas se interessam por confusões como o irmão mas não podem ser controladas por ele. A Ruri eu acredito que deve ajudar Shizuo e talvez a Celty com seus respectivos problemas e só depois disso irá participar da grande confusão final. Por enquanto essas são minhas apostas. Assistir Durarara é divertido entre outras coisas por causa disso: apostar no futuro da trama.

Comentários