[sc:review nota=4]

Eu te avisei, Mikado, eu te avisei! O Izaya é uma boa pessoa? Ah, essa nem tem graça mais, conta outra! O único esperto nesse anime é o Shizuo, que não quer nada menos do que matar o Izaya desde o começo da primeira temporada. Há muita sabedoria nisso que todos os demais personagens parecem se recusar a perceber. Agora a confusão começou a rolar de verdade, e a rolar pra valer, e todo mundo foi pego com as calças na mão.

Eu achava que pelo menos o Aoba estivesse agindo por conta própria, mas que nada, foram ele e seus Blue Squares que atacaram a gangue de Saitama (Toramaru, já haviam dito em outro episódio mas só agora prestei atenção) se passando por membros do Dollars. Aliás, é, pois é, o Aoba é dos Blue Squares, aparentemente o líder atual. O líder antigo havia sido preso se me lembro do que foi dito na primeira temporada, então não deve ser o Aoba. Considerando como ele controla um grupo ainda pequeno provavelmente são apenas uma dissidência mesmo, mas que ao mesmo tempo devem ser tudo o que restou depois da guerra contra os Lenços Amarelos e depois de boa parte de seus membros tentarem tomar o controle dos Lenços Amarelos. Mas como o Aoba havia dito que não iria jogar na mão do Izaya, ou algo assim, achei que ele estivesse agindo por conta própria. Que burro eu sou, dá zero pra mim. Se bem que pelo que o Aoba disse, talvez tenha sido só coincidência – o que não exclui a possibilidade do Izaya ter armado ou se aproveitado dessa coincidência. Segundo Aoba, os Blue Squares só atacaram o Toramaru depois de membros deles terem atrapalhado o passeio por Ikebukuro entre ele, Mikado e Anri. Até pode ter sido coincidência, mas descarto completamente que Izaya não tenha se aproveitado disso de alguma forma.

O fato é que Aoba estava de olho em Mikado há tempos, ele acha que o Mikado é um sádico violento e perverso como ele e por isso o quer como novo líder dos Blue Squares. Ele procurou o Mikado no colégio para conferir se ele era mesmo o que ele acreditava ser, e só porque ele se excita em situações perigosas Aoba concluiu que ele goste de provocar situações perigosas, ou algo assim. Nesse sentido, colocar a Toramaru na cola do Dollars serve até como incentivo para convencer o Mikado. É por bem ou por mal, agora os Dollars estão sendo atacados, Mikado não fará nada? E se for fazer, com quem ele irá contar? Os Blue Squares estão bem a frente dele, dispostos a obedecê-lo. Deve ser notado também que tornar o Mikado líder do Blue Squares torna o Dollars parte do Blue Squares mais do que o contrário. Acredito que o Aoba está plenamente ciente disso.

A única coisa que talvez o Izaya não esteja por trás é o conflito entre a Awakusu e o Yadogiri, e consequentemente dos russos e de sua missão de sequestrar a Akane. Mesmo assim, ele com certeza não está ignorando eles. Não me recordo agora do Yadogiri pedindo para Vorona e Slon atacaram a Anri ou sequer falando sobre ela, então me passa pela cabeça que isso especificamente pode ter sido trabalho sujo do Izaya. E não é impossível que o Yadogiri e o Izaya estejam trabalhando juntos também, ou pelo menos que estejam mantendo contato. De todo modo, a Vorona está bastante ocupada com sua missão de acabar com a Celty, e por coincidências só possíveis em Durarara Vorona usou a moto marcada com um fio de sombras como isca para atrair a Celty deixando-a em um galpão abandonado que foi o mesmo escolhido pelo Aoba para ter sua conversa franca com Mikado. Agora Mikado, os Blue Squares, Celty, Vorona e Slon estão todos no mesmo lugar, enquanto o Toramaru começa seus ataques contra o Dollars.

Shizuo, coitado, o único personagem são da história é infelizmente previsível demais e Izaya mais uma vez usou isso para colocá-lo em uma encrenca danada. Izaya já havia sido o responsável por enganar a pequena Akane a acreditar que Shizuo era um terrível assassino e estaria planejando matá-la, mas nesse episódio Izaya preparou a cena de crime perfeita para incriminar Shizuo fazendo o Awakusu acreditar que ele havia matado três de seus homens. Acho que dessa vez será bem difícil mesmo para o Mikado poder contar com o Shizuo. E a Anri ainda deve estar nos planos da Vorona. Mikado pode acabar realmente sozinho e tendo que engolir a amarga ajuda dos Blue Squares.

Comentários