[sc:review nota=3]

Segunda parte do episódio anterior, quero dizer. Durarara optou por fazer dois episódios cronologicamente contínuos, o que significa que o assunto dessa vez é sério. O pau está comendo e membros aleatórios do Dollars estão sendo espancados pelos Toramaru nas ruas, enquanto o Mikado continua encerrado no galpão abandonado cercado pelos Blue Squares tentando forçá-lo a se tornar seu líder. Vorona e Sloan continuam escondidos observando Celty, que está escondida observando Mikado, Aoba e os Blue Squares. E a Awakusu se movimenta para caçar Shizuo e encontrar Akane.

Eu entendo a razão de ordem prática para o Aoba querer tanto o Mikado como líder dos Blue Squares: isso colocaria o Dollars (ou parte dele, pelo menos) à disposição do Blue Squares e, pois, dele próprio. Mas por que a ideia fixa de que o Mikado é um baderneiro como ele, enrustido talvez? Digo o que disse no episódio anterior, não é porque o Mikado se empolga em situações de aperto que ele quer provocar situações de aperto em primeiro lugar. Se quer alguém assim, Aoba deveria ir atrás do Izaya! E por que Mikado não pode simplesmente dizer não? Está com medo de apanhar? Não sei se eu falhei em perceber isso, mas não senti que eles fossem bater no Mikado caso ele se recusasse. Com certeza eles são brigões encrenqueiros, mas não parecem especialmente interessados em sentar a mão no Mikado. Se não por qualquer outra razão, porque Aoba e Mikado continuarão indo à mesma escola e há o risco da notícia se espalhar. Claro que Aoba sabe ser insistente. Ele é chato de tanto que é insistente, na verdade. Acho que foi a primeira vez em Durarara que eu fiquei feliz quando um grupo de valentões se aproximou de um dos protagonistas procurando briga, pois foi providencial a chegada daqueles membros do Toramaru ao galpão abandonado procurando briga com os Dollars.

Quando eles chegaram, o Aoba fez a única coisa inteligente de verdade que ele fez nesse episódio. E eu admito que foi magistral, ainda que eu o deteste e deteste que ele tenha feito isso: sua gangue partiu para cima do Toramaru tratando o Mikado como seu líder. Agora será difícil o Mikado convencer alguém no Toramaru de que não está envolvido com o grupo do Aoba, que são reconhecidos como aqueles que procuraram briga em primeiro lugar. O único consolo do Mikado nessa situação foi que a Celty estava presente e aproveitou a confusão para fugirem dali. Não sem antes Vorona instalar um rastreador na moto-cavalo sobrenatural de Celty. Eles partiram ao encontro de Anri e Akane, e foram encontrados por membros da Awakusu. A essa altura, a yakuza ainda está atrás do Shizuo (que sumiu nesse episódio) mas vários deles já acreditam que ele não matou ninguém. A neta da família que lidera essa máfia se recusa a ir com seus capangas, mas é provável que a situação tivesse ficado bem complicada se, mais uma vez, membros da Toramaru não tivessem aparecido. Como yakuzas e motoqueiros só sabem gritar afetando superioridade sem responder nada, um mal-entendido se instala entre os dois lados e eles logo começam a brigar, o que permite que Celty, Mikado, Anri e Akane fujam. Para tanto, a moto de Celty volta a ser um cavalo, dessa vez com uma carruagem atrás para carregar mais gente, as garotas ganham capacetes de sombras com orelhinhas de gato e o Mikado ganha um capacete de sombras sem graça nenhuma.

E isso foi basicamente tudo o que aconteceu nesse episódio. Até aconteceu em ordem cronológica mesmo. Omiti algumas coisas, como a visita que membros da Awakusu fizeram ao Shinra, mas a essência do episódio está descrita e comentada. Acho que foram dois os detalhes importantes: a Toramaru agora acha que Mikado é líder dos Dollars (bom, nisso estão certos) e ele que ordenou os ataques em Saitama (nisso não poderiam estar mais errados, para desespero do protagonista), e a briga entre membros da Toramaru e da Awakusu, o que pode escalar e tornar o desfecho dessa guerra de gangues até então com um lado só imprevisível. Vorona está realmente animada perseguindo Celty (e achando muito conveniente que Anri e Akane estejam juntas dela) por não saber o que ela é e quão forte ela pode ser, e talvez o próximo episódio foque nisso. Quanto ao Mikado, espero que pelo menos ele não confie no Izaya nunca mais.

Comentários