(Nota do editor: esse artigo é um guest post, ou seja, enviado por alguém que não é parte da equipe regular do blog. Você pode enviar o seu também, clique aqui para ver como. Quem o escreveu foi a Josiane, fique com ela a partir de agora.)

Olá, meu nome é Josiane (mas pode me chamar de Siri). Pode me encontrar no Twitter como @josi_siri.

O professor Taki é um dos (vários) personagens que se sobressaíram no decorrer do anime e, mesmo assim, continuamos sem saber praticamente nada sobre o seu passado. Isso não é um ponto negativo, afinal, se conseguissem esclarecer todos os detalhes da história utilizando apenas essa curta temporada, não haveria nenhum motivo para pensar em uma continuação. Hibike Euphonium explora bastante os detalhes, seja para nos fazer comparar uma cena atual com episódios passados ou para dar indícios do que está por vir. Dessa forma, a foto misteriosa que o professor Taki guarda com tanto carinho e que apareceu de relance, enquanto ele estava na sala dos professores, gerou muitas especulações. Quem seria a pessoa da foto? Por que essa cena foi introduzida justo no último episódio? Se houver uma continuação, de que maneira essa pessoa vai estar envolvida na história?

Esta é a foto após retirar o máximo possível de luminosidade que colocaram, propositalmente, no rosto da garota:

euph13-1

Podemos notar várias coisas importantes:

  1. Ela, definitivamente, NÃO é a Reina;
  2. Aparenta ter uma idade próxima a do professor Taki;
  3. Está usando aliança na mão esquerda (Casada!);
  4. Está levemente corada e oferecendo uma flor para a pessoa que está batendo a foto;
  5. Levando em conta que o professor Taki guarda essa foto com tanto carinho, seria correto deduzir que foi ele a pessoa que bateu a foto?
  6. O cabelo é castanho escuro; curto (está na altura dos ombros) e usa franja;
  7. Está usando um casaco amarelo e segurando um livro vermelho.

*Obs¹: Não consegui identificar se a parte verde é um pano que ela está segurando junto com o livro, ou apenas uma blusa verde por baixo do casaco amarelo…
*Obs²: Não me arrisquei a opinar sobre a cor dos olhos porque já enxerguei eles azuis, roxos, amarelos, cinza…

Você deve estar se perguntando: “Tá, mas e daí?”

Então agora preste atenção na cena, dentro do teatro, antes da apresentação começar, em que a câmera foca uma moça desconhecida se sentando na plateia:

euph13-2

Parece que tem alguém sentado atrás dela…

euph13-3

Essa pessoa tem cabelo castanho escuro, curto (quase na altura dos ombros) e usa franja…

euph13-4

Ela está usando um casaco amarelo e segurando um livro vermelho.

  • Agora vem a enxurrada de perguntas sem resposta:
  • Será que ela é realmente a mesma mulher da foto?
  • Se não é a mesma pessoa, então essas pessoas seriam apenas “figurantes”. Por que detalhar tão bem pessoas que não fariam nenhuma diferença na história?
  • Se é a mesma pessoa sim, então qual é a relação dela com o professor Taki?
  • Tudo indica que o professor está solteiro. O divórcio teria sido um dos motivos que o levaram a aceitar ser orientador na Kitauji?
  • Por que ela foi ver a apresentação do professor Taki?
  • Ele sabia que ela estaria lá?
  • Isso seria uma tentativa de reaproximação?
  • Como a Reina reagiria ao saber dessa situação? (Já que ela o conhece há muito tempo, deve saber do divórcio, mas não deve ter pensado na possibilidade deles se reaproximarem. Ela não continuaria alimentando os sentimentos por ele se pensasse assim… ou continuaria?).
  • Em uma possível segunda temporada, a parte “romântica” do anime vai se focar nas histórias sobre o passado (e presente) do professor Taki e da moça misteriosa? Se esse for o foco, finalmente saberemos como a Reina se apaixonou por ele? (Nota do editor: isso daria um arco muito interessante)

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler a Light Novel para ser capaz de responder a essas perguntas. Porém, ter como base apenas o que o anime mostrou, faz com que eu acredite ainda mais na possibilidade da continuação se tornar algo real. Afinal, não houve nenhum esforço para chegar ao final dessa adaptação com uma história minimamente “fechada”. Essa foto misteriosa é apenas uma das várias “pontas soltas” que a primeira temporada deixou. Mas isso já é outro assunto.

  1. Eu acho que aquela parte verde seria a saia dela, eu acho que ela estaria abaixada e apoiando os braços na região coxa e ela estaria nessa posição provavelmente para pegar flores do chão e dar para a pessoa que está tirando a foto que está supostamente de pé.

Comentários