Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

A temporada já está chegando ao fim, então para esquentar as enquetes (e discussões) sobre melhor isso e melhor aquilo, começo eu elegendo as sete melhores aberturas ou encerramentos da temporada! Tecnicamente entendo pouco de música e de animação, então para mim isso é muito subjetivo, muito feeling. Mas não pense que eu escolho as melhores entre os animes que eu gosto mais, porque para mim é mais comum o contrário: eu continuar assistindo um anime mesmo sem gostar dele porque adoro a abertura ou encerramento. Sempre assisto aberturas e encerramentos, nunca pulo, então uma ótima forma de me deixar empolgado e com viés de aprovação é me apresentar uma bela abertura antes do anime começar de verdade! Enfim, não tenho muito a dizer, vou expôr aqui meus prediletos e você me diz o que acha deles e quais são os seus, ok?

Atualização 16/09/2015: O vídeo do segundo encerramento de Rokka no Yuusha tinha saído do ar (horas depois de eu publicar o artigo!), substituí o link por outro que está funcionando.

Curta o anime21 no facebook:

7º – Abertura de Charlotte

Clique para assistir a abertura de Charlotte

A música é muito bonita e em cima dela foi produzida uma animação que combinou muito bem. Não só isso, mas essa animação e música juntas passam uma sensação de distorção de espaço e de tempo (o momento mais óbvio para mim é quando dois personagens funcionam como pêndulos balançando de ponta-cabeça sincronizados) que demoraria para ser importante para o anime, mas graças à abertura eu estava mais ou menos esperando por isso desde o começo.

6º – Abertura de Gakkou Gurashi

Clique para assistir a abertura de Gakkou Gurashi

Clique para assistir a abertura de Gakkou Gurashi

Alguns eu gosto mais por causa da música (e ela é mais importante para mim, é o que normalmente eu vou lembrar do anime por anos depois de tê-lo assistido, mais do que enredo, personagens, tudo), mas quando eu vejo uma animação de abertura especialmente astuta eu não posso senão gostar dela. E a música da abertura de Gakkou Gurashi, vamos combinar, é até um pouco irritante, hehe. A animação mudou de formas sutis e ao mesmo tempo notáveis tantas vezes, ela conta a história junto com o anime (às vezes até mais que o anime), é fantástica. Se bem que agora que Gakkou Gurashi está entrando na reta final eu preferiria menos “spoilers” na abertura, se é que você me entende, mas pelo menos até agora (episódio 10) funcionou muito bem. A Josiane que está cobrindo Gakkou Gurashi no anime21 fez uma montagem comparando a primeira e a segunda versão da abertura, dá uma olhada. E ela prometeu um artigo só sobre as aberturas, mas enquanto ele não sai dá uma olhada nesse vídeo que compara todas as versões da abertura (exceto a segunda).

5º – Abertura de Classroom Crisis

Clique para assistir a abertura de Classroom Crisis

Clique para assistir a abertura de Classroom Crisis

Esse aqui é um caso em que a música me arrebatou mais do que qualquer coisa. Esse estilo anos 1980 me agrada muito, esse eletrônico, esse arranjo, essa progressão, o trio feminino, tudo grita anos 1980, e eu adoro. Não é que eu goste de tudo dos anos 1980, mas bom, metade do melhor que a humanidade produziu foi naquela década, e a outra metade eu ainda estou produzindo 😀 (não ligue, sou muito suscetível a músicas e quando uma música me empolga eu fico alegre e convencido, mas logo passa). O anime eu não estou cobrindo mas estou assistindo, acho razoável mas nada memorável, eu nunca nem havia prestado muita atenção na animação e achava que ela não tinha muito a ver nem com a música nem com o anime, mas nossa, agora olhei melhor e tem tudo a ver. De um jeito meio psicodélico, mas está ali. O professor sendo atacado por gráficos financeiros, caindo comicamente no fundo, o perfil do protagonista preenchido pelos problemas que ele tem que enfrentar, ficou tudo bem bacana. Ah, com essa música nem tinha como não ficar bacana.

4º – Abertura de Ushio to Tora

Clique para assistir a abertura de Ushio to Tora

Clique para assistir a abertura de Ushio to Tora

Outro que eu não não estou cobrindo e outro que evoca o passado, mas esse por razões bem mais óbvias. Ushio to Tora é um mangá dos anos 1990, e escolheram uma música estilo anos 1990 e a colocaram junto a uma animação que lembra uma abertura de anime dos anos 1990 tecnicamente melhorada. É uma música gostosa de ouvir abrindo um anime gostoso de assistir, muito recomendado.

3º – Abertura de Prison School

Clique para assistir a abertura de Prison School

Clique para assistir a abertura de Prison School

Prison School do começo até mais ou menos a metade foi a melhor comédia da temporada sem concorrência. Depois Himouto! Umaru-chan cresceu e para mim eles agora competem – mas como são estilos totalmente diferentes de comédia acredito que a maioria das pessoas não assista os dois, ou não tenha gosto igual pelos dois, então eu devo ser dos poucos que os coloca no mesmo nível. De todo modo, o que importa aqui é sua abertura, que além de ser uma música muito boa (que me dá uma sensação semelhante à de Ushio to Tora, exceto pela nostalgia década de 1990 que nesse caso não existe) transmite a farsa de seriedade que também é o tom do próprio anime e é o que dá toda a sua graça.

2º – Segundo encerramento (versão Nachetanya) de Rokka no Yuusha

Clique para assistir o segundo encerramento de Rokka no Yuusha

Clique para assistir o segundo encerramento de Rokka no Yuusha

Uma música animada à primeira vista (ok, e à segunda e terceira também) que junto com a animação transmite bem quem é a Nachetanya. Uma princesa forte e determinada por fora, mas que na verdade é muito insegura. Sua feminilidade também possui caráter duplo, ora ela é sedutora, quase uma femme fatale em gestação, ora ela é uma garota desamparada. Tudo isso faz parte da personagem e tudo isso está nessa animação, que é maravilhosamente complementada pela música, que colabora com essa construção de personalidade até mesmo em seu nome: Dance in the Fake.

1º – Encerramento de Game of Laplace

Clique para assistir o encerramento de Game of Laplace

Clique para assistir o encerramento de Game of Laplace

Esse anime demorou bastante para me conquistar. No começo eu estava bastante interessado, mas quando ele atingiu seu ápice (em grande parte graças a esse encerramento) tudo esfriou. Ele entrou numa sequência intermediária episódica e sem rumo que me deixou bastante incomodado, mas sempre gostei desse encerramento. Agora (o último episódio que assisti enquanto escrevo esse artigo foi o 10) que ele encaixou um arco final e um vilão convincente estou mais empolgado do que nunca. A música passa uma sensação de loucura muito forte, de tensão que explode, de balde que transborda, de querer sair correndo e gritando e não parar por nada. E a insanidade que o anime construiu e com a qual ele lidou em alguns arcos é exatamente dessa natureza. É uma música muito triste. Ela me fez chorar até pela morte de um dos piores vilões que o anime já teve (justamente no tal ápice que mencionei, no episódio 5). Se músicas como a abertura de Classroom Crisis me deixam empolgado e enérgico, essa aqui me deixa melancólico e introspectivo.

  1. Eu não costumo muito avaliar as Openings e Endings dos animes pela animação e pá, eu me importo mesmo é com a música, e isso é mania minha mesmo e,e

    O meu top 7 de OP/ED da temporada de verão seria:
    1º- (ED) Gatchaman Crowds Insight
    2º- (OP) Charlotte (Não ouvi na época, mas ouvindo agora vejo que tem um música simplesmente linda)
    3º- (OP) Overlord
    4º- (OP) Shimoneta
    5º- (OP) Prison School
    6º- (OP 2) Rokka no Yuusha
    7º- (OP) Gate

    O meu top ficou assim porque.. no final esses foram os ÚNICOS animes que eu assisti dessa temporada hehe e,e

Comentários