[sc:review nota=3]

Um episódio totalmente desconectado dos anteriores e com um enredo que serviu apenas de desculpa bem ruim para unir todos os personagens conhecidos em um só lugar. Não foi nem ruim nem bom, foi apenas desnecessário. Shimoneta acaba de verdade no episódio 11. Ainda assim, esse episódio foi divertido por si só.

Shimoneta foi um anime de altos e baixos. Exatamente nessa ordem: os episódios iniciais foram muito bons, com enredo e personagens melhores a cada episódio. Depois perdeu o rumo e a cada novo episódio eu ficava menos interessado. O final pelo menos foi um bom fechamento (e foi no episódio anterior). Esse décimo-segundo episódio foi só uma celebração da série, retomando seus personagens e temas em uma trama fechada. À Shimoneta, diria que se o anime fosse sexo, o orgasmo teria sido quando a Anna se transformou e atacou o Tanukichi pela primeira vez. Depois … depois ficaram tentando alguma coisa, mas não rolou. No final, reconhecendo que estavam esgotados e mais nenhuma gota de prazer sairia dali, deram um beijo sincero e foram dormir. Esse episódio foi o telefonema no dia seguinte.

Eu já disse noutras vezes e acho até que já disse que não falaria mais disso, mas é o episódio final então eu tenho que falar: Shimoneta falhou por não ter insistido naquilo que era bom, e ao invés disso ter tentado apostar naquilo que a temporada já oferecia boa concorrência. Perversão, fanservice? Como competir com Prison School e Okusama ga Seito Kaichou? Podem não ser do gosto de todo mundo, mas acho que quem não se anima com nenhum dos dois não vai se animar com Shimoneta também. Comédia? De novo: como competir com Prison School, e nesse caso também com Himouto! Umaru-chan?

Mas se eu penso em Shimoneta como apenas mais uma comédia levemente pervertida ele começa a soar pretensioso demais com seu tema anti-censura e à favor de liberdades sexuais. O que, admito, ele faz um bom trabalho de aliviar com suas piadas nos momentos mais inoportunos (algumas muito boas, é verdade) e com seus personagens no mais das vezes completamente obtusos. Só que isso tem um custo: bom, em primeiro lugar, seus personagens se tornam obtusos, como acabo de falar. Em segundo, parece que o tema geral de Shimoneta é só uma grande piada, que eles não estão mesmo falando a sério.

Uma piada muito boa

Uma piada muito boa

Entendo. Censura e liberdade sexual não parecem mesmo ser coisas sérias, né? Não é como se estivéssemos sob risco de involução em qualquer dessas áreas …. mas opa, estamos sim. Inclusive e principalmente no Japão, país de origem de Shimoneta, onde se passa sua história, e para o qual ele é pensado. Depois das leis mais severas sobre direitos autorais, que estão em tramitação há anos no Japão por motivos variados, censura à “pornografia” provavelmente é o segundo item mais legislado e que mais tolhe a liberdade artística dos autores japoneses. Então é piada ou não é? É piada com assunto sério.

O que não quer dizer que seja ruim. Eu gostei de Shimoneta, recomendo, e recomendo que você recomende também. Talvez ele só tenha dado azar de ter saído na mesma temporada que certos concorrentes. Só senti falta mesmo de desenvolvimento do relacionamento entre a Kajou e o Tanukichi, o que provavelmente se explica por Shimoneta ser apenas uma comédia. O que você achou de Shimoneta, no final das contas? Provavelmente a Anna vai continuar sendo lembrada como uma yanderê típica por muitos meses ou anos ainda, mas além disso, o que mais irá restar desse anime para o futuro?

Comentários