Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

Exatamente um ano atrás, no dia 27 de setembro de 2014, o primeiro artigo do blog foi para o ar. Quando publiquei aquele artigo eu tinha muitas expectativas em relação ao Anime21. Eu faria isso e aquilo, o blog se tornaria mais ou menos popular, cresceria dessa ou daquela forma. Como todas as expectativas algumas nunca se cumpriram, enquanto outras foram em muito superadas. Uma expectativa em particular, contudo, foi certeira: eu escreveria e me esforçaria por algo que eu gosto, por algo que eu me orgulharia. Um ano depois posso dizer com convicção que gosto do Anime21 e me orgulho dele. Os motivos para tanto é que talvez não sejam exatamente os que eu tinha em mente em setembro de um ano atrás.

Curta o anime21 no facebook:

Eu não era “virgem” de blog. Já havia tido alguns (de RPG e pessoais), todos devidamente abandonados. Já havia participado de dois outros blogs que nalgum momento abandonei também. E há muito tempo cultivava a ideia de criar um novo blog. Tinha chegado perto disso algumas vezes mas nunca tinha dado o passo final. Eu sou fã e gosto muito de animes e mangás (tenho uma coleção conjunta com minha irmã que supera os dois mil volumes), e esse vinha sendo meu hobby principal há alguns anos. Eu seguia avidamente dezenas de blogs nacionais e estrangeiros sobre o assunto (e ainda sigo). Então já tinha certeza que queria um blog para esse público, sobre esse hobby. Mas qual seria meu conteúdo exatamente? Notícias? Já há muita gente boa (e muita gente não tão boa) com blogs noticiosos, e eu precisaria de uma dedicação que eu não teria tempo para não passar o carão de publicar “notícias” que já haviam deixado de ser novidade há dias. Decidi que seria um blog opinativo. E por fim, decidi que seria sobre animes, não animes e mangás (ou qualquer outra coisa). Essa última decisão foi mais ou menos arbitrária. Questão de foco, apenas. Eu já tinha tudo isso decidido mas um fantasma ainda me atormentava: eu já havia tido blogs antes e abandonado todos. Como garantir que eu não abandonaria dessa vez? A resposta veio na forma de artigos sobre episódios dos animes da temporada. Diários. Me comprometendo a publicar todos os dias eu permaneço sempre próximo ao blog e a chance de abandoná-lo diminui. Além disso, com alta taxa de publicação a minha chance de que meu conteúdo atingisse alguém aumentaria, e saber que o que você está fazendo está sendo útil para alguém ajuda a continuar. É uma das principais fontes do meu orgulho.

Assim, no dia 27 de setembro de 2014 eu publiquei Terraformars – ep 1 – Daqui a 600 anos os mesmos uniformes escolares. De Terraformars mesmo eu só escreveria mais um artigo sobre seu segundo episódio, mas o formato estava definido. Naquela temporada eu escrevi sobre Cross Ange, Fate/Stay Night Unlimited Blade Works, Kiseijuu, Shingeki no Bahamut, Psycho-Pass 2, Sanzoku no Musume RonjaShigatsu wa Kimi no Uso.

Aquela temporada de Outono de 2014 acabaria, começaria o Inverno de 2015 e minha maior surpresa não foi nenhum anime: a Lidy me abordaria após eu publicar o guia da temporada dizendo que não cobriria Kamisama Hajimemashita e Kuroko no Basket e se ofereceu para tanto. Eu nunca pensei no Anime21 como blog apenas meu, como um blog individual, eu pretendia na hora certa aumentar a equipe. Minha voz não é única e eu não queria que fosse. Eu gosto quando alguém comenta discordando de mim tanto quanto quando concordam. Mas eu achava que não podia convidar pessoas enquanto o blog não “merecesse”, enquanto fosse muito pequeno. Ela se ofereceu por livre e espontânea vontade e eu não poderia ter ficado mais feliz. O Anime21 cresceu como nunca naquela temporada onde nós dois juntos escrevemos sobre Assassination Classroom, Death Parade, Durarara!!x2 Shou, Junketsu no Maria, Kamisama Hajimemashita 2, Kiseijuu (que continuou), Kuroko no Basket 3, Tokyo Ghoul ?A e Yurikuma Arashi.

Com um membro a mais na equipe agora o Anime21 cobria 9 animes, e não apenas 7. Na temporada seguinte aumentamos a aposta e foram 12 animes: Arslan Senki, Assassination Classroom (continuação), Cavaleiros do Zodíaco: Soul of Gold, Dungeon, Fate/Stay Night Unlimited Blade Works (retornando), Hibike! Euphonium, Kekkai Sensen, Kyoukai no Rinne, Kuroko no Basket 3 (continuação), Ore Monogatari!!, Plastic Memories e Shokugeki no Souma. Também tentei convencer minha irmã (Myunna) a ajudar e deu mais ou menos certo, mas no final ela não conseguiu acompanhar Seraph of the End até o fim, hehe. Mas não sejam duros com ela: foi ela quem criou a personagem-ícone do Anime21, a Sophia, que você vê no Facebook e nas montagens em artigos especiais. Eu pelo menos sou grato pela ajuda que ela se dispõe a me dar.

De todo modo, vencemos essa aposta e o blog continuou crescendo, a ponto de eu achar que agora sim havia chegado a hora de uma campanha de recrutamento. Ela é permanente e está aberta até hoje, se quiser ser um novo autor no Anime21 ou se quiser colaborar de alguma outra forma, clique no link e preencha o formulário, por favor! O importante é que com essa campanha o blog conseguiu mais duas redatoras: a Fernanda e a Josiane. Eu também não poderia ser mais grato a elas. Nessa temporada que se aproxima do fim, nós quatro escrevemos sobre 15 animes: Aoharu x Kikanjuu, Cavaleiros do Zodíaco: Soul of Gold (continuação), Charlotte, Dragon Ball Super, Durarara!!x2 Ten (nova temporada, continuação direta do Shou), Gakkou Gurashi, Game of Laplace, Gangsta, Himouto! Umaru-chan, Kyoukai no Rinne (continuação), Monster Musume, Ore Monogatari!! (continuação), Rokka no Yuusha, Shimoneta e Shokugeki no Souma (continuação). Quebramos recordes em todas as métricas de visitação.

Em algum momento a página no Facebook foi criada e é nela que está concentrada a maior parte do esforço de divulgação do Anime21. O Google ainda traz muito mais visitantes, contudo, hehe. Curta e compartilhe a página se você acha que nossos artigos são úteis ou interessantes para você! Há esforços em outras áreas sendo realizados mas que não cabe mencionar agora. Além de artigos sobre episódios, durante muito tempo o Anime21 teve os Saldos Semanais, mas acabei abandonando-os no final da temporada anterior por serem custosos e não tão úteis assim. Nessa temporada começamos a publicar Listas de Sete, com curiosidades sobre temas ou animes ou gêneros ou qualquer coisa do tipo. E de vez em quando, havendo tempo, publicamos outros artigos também.

Agora começa a temporada de outono de 2015 (já leu nosso guia da temporada?) e espero que o Anime21 continue crescendo. Espero escrever a sequência desse artigo ano que vem com o blog maior, com mais conteúdo útil e interessante, com mais pessoas tendo acesso a ele. Com a equipe que eu tenho hoje, Lidiane, Fernanda, Josiane, às quais eu sou imensamente grato. Eu poderia escrever um artigo inteiro só sobre esse tema e não conseguiria colocar em palavras o quanto sou grato às minhas colegas de blog, companheiras, amigas. Obrigado a todos que leram pelo menos um artigo nesses 365 dias de existência, obrigado a todos que comentaram (aqui ou no Facebook), obrigado a todos que compartilharam, que apoiaram, a todos que simplesmente conversaram comigo sobre o que eu e a equipe do blog escreveu aqui. Agora vou escrever sobre outro anime que acabou, porque os animes vão e vêm, mas a história do Anime21 continua. Um artigo de cada vez.

  1. Lindo texto! Fico muito feliz em poder fazer parte da história do blog! 😀
    Parabéns pelo trabalho e que os resultados positivos se multipliquem cada vez mais! \o/

  2. Oi! Sou novo por aqui, cheguei no Blog no mês passado, não costumo comentar, mas vou fazer uma forcinha porque gosto muito do conteúdo do Blog! Meus amigos não costumam assistir animes… Bem, Até!

Comentários