[sc:review nota=5]

Shomin Sample se parece mais com um slice-of-life feel good do que com uma comédia romântica harém na maior parte do tempo. Mas com personagens que evoluem, mesmo que apenas ligeiramente. Não estou dizendo que Shomin Sample é algum tipo de revolução nos temas e gêneros do anime, apenas que ele está bem longe de ser apenas um clichê. E está sendo uma experiência muito divertida! Para você que gosta de haréns mas não de slice-of-life e está acompanhando Shomin Sample e gostando: assista slice-of-life. Nem todos são K-ON, ok? Se quiser, é só me pedir que eu indico por onde começar, hehe. Agora, ok, o episódio 6. E a Aika. É só ler o resto do artigo!

Fosse um harém, “vencer” significaria a Aika conquistar o Kimito – embora normalmente haréns sejam escritos de tal maneira, com personagens tão rasos, que se perde de vista o caráter competitivo das garotas. Não vou dizer que isso é algo ruim, já que a ideia de garotas competindo por um único rapaz, que normalmente nem tem nada de especial (mas mesmo que tivesse), é tão moralmente inadequado que acaba sendo “positivo” que não se perceba isso. Mas sim, para as garotas é uma competição e vencer significa conquistar o macho alfa (que normalmente não é nada do que se imagina de uma pessoa que possa ocupar tal posição). Shomin Sample felizmente é um harém apenas em sua estrutura, porque a história em si e o desenvolvimento dos personagens estão seguindo outros rumos.

Reiko apenas observa Aika de longe, feliz pela amiga

Reiko apenas observa Aika de longe, feliz pela amiga

A Aika venceu não porque está mais perto de acasalar com o dono do harém, mas porque deu um pequeno passo para superar uma dificuldade pessoal sua. Nesse episódio, finalmente, ela conseguiu amigas. Quer dizer, elas já se conheciam, à rigor elas já eram amigas, mas nesse episódio ela conseguiu socializar de verdade com elas, superando temporariamente seu pânico social. A situação ajudou, o Kimito ajudou, ela pôde ser a mais sabida dos assuntos plebeus enquanto a turma fazia uma excursão para a Plebeulândia que a escola construiu apenas para suas alunas e com isso Aika chamou a atenção das colegas e acabou se tornando o centro das atenções. Como pode ver, é apenas um passo. Bem pequeno. Ela ainda precisa perceber que não precisa fazer nada especial para merecer amigas, mas vê-la conseguir superar um obstáculo de cada vez é incrível. Sim, como já está óbvio a essa altura do texto, ela não venceu totalmente sua introversão ainda. Mas na vida é assim: cada passo no caminho certo é uma pequena vitória.

Karen só quer que esse momento fofo dure para sempre

Karen só quer que esse momento fofo dure para sempre

Kimito está feliz por ela, e a Reiko está feliz por ela também. O relacionamento entre essas duas sempre me alegra um pouco. Nesse episódio, a Reiko apenas ficou observando de longe, entre preocupada e feliz, enquanto a Aika tinha sua vez sob os holofotes. Não sei qual a real razão para ela não ter se aproximado, mas dado que a Reiko é uma líder natural, que atrai atenções onde quer que esteja, foi salutar que ela tenha ficado quieta em seu canto apenas observando. E talvez ela tenha mesmo pensado algo nesse sentido. Enquanto isso, a Karen se redimiu um pouco nesse episódio e voltou a ser apenas a mais menininha das garotas do Clube Plebeu enquanto se derretia de fofura por brinquedos, bichos de pelúcia e cachorros de rua. Acredito que não haverá tempo para desenvolver a Karen, mas ela também é um personagem interessante: a garota que mantém uma fachada de rigidez e força, mas que só quer se cobrir com todas as coisas fofas do mundo. Pelo menos ainda dá pra rir das caretas dela. E a Hakua, coitada, foi deixada para trás e não viajou para a excursão!

Me pergunto, sabendo dos sentimentos que as garotas obviamente sentem pelo Kimito, se haverá um final harém, ou se o harém irá pesar mais na história em algum momento vindouro. Por enquanto não dá para saber, embora eu considere mais ou menos óbvio que sim. A amiga de infância idol do Kimito, Eri, também pode ter um papel importante mais adiante no anime – e isso cheira à harém, sem dúvida. Não que seja necessariamente uma coisa ruim. Depende de como será feito e o quanto irá considerar o desenvolvimento das personagens até lá. Por enquanto só o que me preocupa é que pela prévia do próximo episódio parece que o Clube Plebeu será dissolvido. Você não se atreva a fazer isso, Kimito!

Pobre Hakua!

Pobre Hakua!

Comentários