[sc:review nota=4]

Concrete Revolutio é um amálgama de tantas coisas ao mesmo tempo que uma simples piscada pode ser o bastante para perder-se uma referência. Mas duas são tão óbvias nesse episódio que se você perdeu, assista-o de novo, é sério. Eu espero. Digo, não espero, mas o artigo vai continuar aqui esperando. A Terra acusa Judas de tê-la traído (Judas mentiu para Earth-chan). E com o quê sonham os robôs? Até agora não apareceu nenhum que sonhasse com ovelhas elétricas: o Raito tem sonhos traumáticos de vingança, e a Earth-chan sonha em ser uma garota normal e ter uma família. Clichês? Sim. Usados para aquilo que clichês servem: identificação e caracterização rápidas. Se fossem comida, seriam fast-food. Dizem que não faz bem viver só de fast-food, mas não precisa se preocupar que Concrete Revolutio adota uma dieta variada na composição de seu enredo.

Parece que tem gente enxergando na Earth-chan uma versão falha e feminina do Astroboy. Infelizmente não conheço o Astroboy para dar a minha opinião, mas espero que estejam certos. Porque eu não conheço o Astroboy, mas eu conheço outro boneco que queria ser um humano de verdade e cuja história é rica (e cheia de referências bíblicas), mas as pessoas costumam se lembrar dele por uma coisa apenas: mentiras. Oh sim, falo do Pinóquio. Diferente de Earth-chan, Pinóquio não tinha poder para se opôr a um exército, daí que eu espere estar errado. E de forma alguma estou acusando a androide de ser uma mentirosa, mas o tema mentira surgiu no episódio, não surgiu? Ela acusou o Judas de ter mentido. E ela própria é acusada de estar mentindo para si mesma, o que não é a mesma coisa mas tem a ver, não é? Afinal, se ela sente prazer com pedidos de ajuda, é porque ela quer que pessoas estejam em apuros, não é? Lógico que é muito mais complexo do que isso, mas a dúvida foi suficiente para deixar a pobrezinha em crise existencial. Tentando convencê-la a trabalhar para o governo em algo que provavelmente vai dar merda no futuro breve, o Escritório de Super-Humanos introduziu uma fraqueza que se pode provar fatal em uma das mais poderosas super-humanas, e uma que luta inequivocamente do lado da justiça.

Earth-chan fica em órbita esperando por pedidos de socorro

Earth-chan fica em órbita esperando por pedidos de socorro

Se o papel de Pinóquio for compartilhado com o Judas (o personagem do anime, não o apóstolo) a coisa fica mais interessante. No final de Pinóquio (oh, bem, spoilers de Pinóquio adiante) Gepetto é engolido por uma baleia, e Pinóquio vai ao seu resgate. Fim do spoiler. Em Concrete Revolutio, no futuro pós-a coisa toda deu errado, Judas é um dos aliados de Jirou e Earth-chan foi capturada por uma organização ainda não revelada (provavelmente governamental). Judas é mentiroso de fato, e ele foi resgatar Earth-chan. A garota robô não o criou como Gepetto criou Pinóquio, mas ela foi de fundamental importância para que Judas se tornasse quem ele é. E ele a ama, não como um filho ama seu pai é evidente, mas como um garoto ama uma garota. Não sei dizer se esses clichês vão se manter ou se foram usados apenas nesse episódio. Se forem se manter, me parece mais relevante o papel de Judas como Judas, o traidor. Isso pode colocá-lo em posição importante no que quer que tenha acontecido para o mundo mudar.

Defensora das velhinhas e dos gatinhos

Defensora das velhinhas e dos gatinhos

O anime tem tido até agora uma narrativa episódica com arcos sólidos bem fechados mas com consequências e elementos que apontam forte para a grande história que está sendo contada no fundo e que não está muito clara ainda qual é. Vou escrever um artigo apenas posicionando os acontecimentos de Concrete Revolutio em uma linha do tempo e aí talvez eu consiga enxergar com mais clareza o que está acontecendo. Na maioria dos episódios até agora o grande tema foi, conforme eu disse no artigo sobre o episódio seis, as consequências imprevisíveis e distantes no futuro das escolhas que fazemos e como lidar com elas. Se a grande história está sendo escrita para falar sobre isso ou se isso é um resultado do formato escolhido eu não sei.

Segundo li, o roteirista teria dito que pretendia escrever uma história sobre super-heróis estilo Watchmen, então todos que viram essa fonte de inspiração em Concrete Revolutio não estão totalmente errados. O cenário tem lá suas semelhanças, tanto pela época histórica retratada quanto pela aparente ausência de moral onde quer que se olhe. Mas ainda sinto que nesse sentido Concrete Revolutio está errando em alguma coisa fundamental que não sei dizer bem o que é. De todo modo, o cerco está se fechando e acredito que não faltem muitos episódios para descobrirmos qual o grande desastre ou tragédia que chocará o mundo e dividirá o Escritório Super-Humano. E você, sobre o que acha que Concrete Revolutio se trata?

A família que Earth-chan sonha ter

A família que Earth-chan sonha ter

Comentários