Como assim, a pontuação dessa vez não foi cheia? Não se desespere, esse foi afinal de contas um episódio de ligação – um bom episódio de ligação. Um episódio de ligação melhor que muito clímax por aí. E fosse na temporada passada teria levado nota cheia ainda, a tecnologia dos números racionais só chegou ao Anime21 nessa temporada e estou fazendo uso dela.

Esse episódio me deixou com uma sensação estranha. Eu não sinto que errei em nada (nah, errei sim, errei feio, errei rude e logo falo disso, mas me refiro aqui a elementos centrais do enredo, não a lateralidades), mas ao mesmo tempo acho que estou entendendo ainda menos. Como é que se chama quando isso acontece? Acho que é algo como “a história é mais complexa do que parece”. Não teve muito suspense nesse episódio mas teve muita tensão conforme eu via as Bombas de Merda caindo do céu e não conseguia avisar os personagens ignorantes do que estava prestes a acontecer. Foi complicado. Foi difícil. Foi divertido.

Mãe que é mãe é assim: está sempre de olho na filha

Mãe que é mãe é assim: está sempre de olho na filha

Começo falando do meu erro: no artigo sobre o episódio anterior apostei que algo pudesse ter mudado na mãe da Hinazuki – para melhor. Mudou mesmo: nessa versão da história, foi ela própria quem matou a filha até onde pude entender. Super para a melhor hein? Prêmio Mãe do Ano de 1988 para a Dona Hinazuki Olhos Vermelhos. Pensando bem, ela tem olhos vermelhos, eu nunca deveria ter confiado nela. Só pessoas malignas e coelhos brancos (sempre malignos) têm olhos vermelhos. Mas como eu disse acima, isso não muda tanto assim na história. A Hinazuki tinha morrido antes, e ela morreu agora, mudou quem matou ela mas e daí? Aliás, será que mudou mesmo? Sinceramente acredito que sim, mas não dá para ter certeza ainda. O fato é que alguém (que não era a mãe da Hinazuki) já estava com seus olhos macabros na garota de qualquer forma, então cedo ou tarde ela iria morrer, pelas mãos de quem quer que fosse. É essa pessoa que o Satoru precisa descobrir quem é e impedir. E que é o professor, puta merda, eu sei que tem que ser o professor, vou ficar chateado se não for o professor.

O confiável gerente do Satoru

O confiável gerente do Satoru

Professor que, no futuro, parece ter deixado de ser professor e está agora trabalhando na polícia. Bom, é uma escolha de carreira melhor para seu nobre objetivo de vida, devo reconhecer. O anime se esforçar tanto para esconder o rosto dele significa que agora até mesmo um espectador seria capaz de reconhecê-lo, e não vimos muitos homens adultos na infância do Satoru, não é? Aquele merda tem que ser o professor. Para ser justo, pode ser até um dos colegas de escola dele, mas parece ser alguém mais velho que o protagonista. Ah, e na abertura dá para ver o rosto dele claramente. Não digo que dá para ter certeza que é o professor porque o traço de BokuMachi é muito simples e limpo, apenas personagens com características marcantes são reconhecíveis, como os olhos de coruja da Hinazuki, os olhos vermelhos de sua mãe e os lábios carnudos da mãe do Satoru. Já o principal suspeito, aceitando que seja o professor, mudou o penteado do cabelo, então fica difícil dizer com certeza. Mas bom, continua usando os mesmos óculos, terno escuro e gravata vermelha, se quiser enxergar nisso uma pista (eu quero!).

Quadro da abertura que mostra o rosto do principal suspeito

Quadro da abertura que mostra o rosto do principal suspeito

Uma questão importante: o assassino está de alguma forma perseguindo o Satoru? A quantidade de crimes que se acumulam ao seu redor podem sugerir que sim, mas acredito que seja apenas coincidência. Ele chegou perto demais de um louco, afinal. Quando criança o único crime realmente perto dele foi o da Hinazuki, e não aconteceu nada com ele. Depois de velho, ele e sua mãe salvaram uma garota no estacionamento de um supermercado – e ela o reconheceu, e por isso foi morta. O assassinato foi calculado para que o próprio Satoru fosse o principal suspeito – e isso também é uma característica do criminoso desde os crimes mais antigos. Ou seja: nada contra o protagonista, mas ele se ferrou, ué. Para completar, ele volta para o presente e a Airi o ajuda … e é morta também. E que morte hein? Se achou Michael Bay demais, saiba que não só uma explosão daquelas é perfeitamente possível como é provável. Uma sala fechada em chamas por muito tempo consome quase todo o oxigênio do ar, então quando uma porta é aberta (ou janela, ou uma parede cai, etc) surge uma nova fonte de comburente que é consumida de forma explosiva.

Quem nunca quis socar seu chefe...?

Quem nunca quis socar seu chefe…?

O assassinato da Airi acredito que tenha sido tanto para incriminar mais uma vez o Satoru (um criminoso em fuga matar uma ex-colega de trabalho na casa de quem se escondeu parece verossímil) quanto para encurralá-lo, atraí-lo para fora de sua toca. Eu diria que depois de tantas mortes talvez ele se entregasse apenas para encerrar o ciclo de violência, mas não apenas ele sabe que isso é inútil como ele é um pária que não tem mais ninguém importante na vida (a não ser que procure os ex-colegas de classe?), o assassino pode matar meia Hokkaido (ele ainda está em Hokkaido ou se mudou para Tóquio? Perdi essa parte) agora que não irá afetar o Satoru.

Essa estou inserindo no artigo só porque a Airi ficou muito bonitinha

Essa estou inserindo no artigo só porque a Airi ficou muito bonitinha

Mas qual o objetivo do assassino, afinal? Assassinos em série sempre têm um, pelo menos os de ficção. Os da vida real frequentemente são apenas loucos de pedra. Talvez o professor seja apenas um louco de pedra. Ou talvez ele queira provar um ponto? Eu diria que ele está tentando provar que é um louco de pedra, e está tendo grande sucesso até agora. Sigo não acreditando que ele tenha poderes, mas pelo que o anime mostrou até agora ele pode muito bem ser parte da Polícia do Tempo e está caçando o Satoru porque ele desenvolveu a habilidade de voltar no tempo e a está usando para alterar eventos. Enfim, agora o Satoru vai começar a investigação séria, diretamente de dentro de sua caixa de papelão embaixo de uma ponte. Está tudo à favor do protagonista!

A base secreta de operações do Satoru

A base secreta de operações do Satoru

  1. Episódio muito bom de um anime que a cada dia me deixa mais tenso. Incrível como assisti-lo sem spoiler nenhum torna a experiência ainda mais incrível.

    SOBRE O ASSASSINO: Acho que está ficando óbvio demais que é o professor. O que me deixa ainda mais encucado para tentar saber quem é. Considerando que ainda estamos no quinto episódio (lembrando ano passado de “Charlotte”, que decidiu focar as reviravoltas entre os episódios 6 e 9, algo que me diz que embora não estejamos tão perto da revelação, também não estamos tão longe.

    SOBRE A AIRI: #AiriEstáVivaAssimComoJonSnow. Ou não. Acho que com ela, ou vamos ter o segundo Revival de longa duração ou mais um peso para o Satoru desvendar (ele vai para a prisão em algum momento, como a abertura já denuncia).

    SOBRE O NOSSO HERÓI: Quem é o cara de “O Regresso” perto do Satoru?! O cara teve a menina que gostava (impossível não ver amor nas cenas entre a Hinazuki e ele sem um sentimento de <3) morta por um psicopata. Depois teve a mãe morta pelo mesmo, foi culpado pelo assassinato e agora está prestes a cair em outra cilada. E mesmo com o poder de viajar no tempo (poder este que possui grandes chances de não ser explicado, o que pode ser muito bom ou muito ruim), não sabe controlá-lo e nem sua memória. O futuro é tão incerto, o que me deixa ainda mais convicto que esse anime pode ser realmente um dos melhores do ano – senão o melhor).

    Enfim, episódio de transição ótimo, e uma review ótima também. Abraços.

  2. Fábio "Mexicano" Godoy

    Comparar com Charlotte é complicado, porque aquele foi um original para TV, não uma adaptação de mangá. O ritmo é um pouco diferente. Mas espero sim pelo menos uma reviravolta (quando o Satoru descobrir o criminoso).

    Por todos os meios, a não ser que o Batman entre ali agora a Airi deve morrer. Mas um chatão de facebook já me disse que vão salvar ela. Ok, ela vive, pelo menos por enquanto. Isso deve apressar a prisão do Satoru. E quem sabe ele não veja o professor de relance e isso não reative o poder dele?

    Obrigado pelo elogio, apareça mais vezes por aqui =)

      • Fábio "Mexicano" Godoy

        Mas isso é o que aconteceu nesse episódio, não é spoiler. Para todos os efeitos ela não está morta ainda. E veja só, segundo os reais spoiladores da internet, parece que ela não vai morrer não. Talvez o Batman realmente apareça.

Comentários