Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

Série para TV, 10 min4 episódiosEstreou dia 4 de março de 2016
Slice of life

Informações técnicas

EstúdioLIDEN FILMS
DiretorKazuya Sakamoto
RoteiristaNaruki Nagakawa

 

Esse anime curto foi ao ar durante o mês de março, mas apenas ontem (4 de abril) eu finalmente o assisti. Os quatro episódios juntos dão a duração de um episódio normal de anime, mais ou menos, então é bem rápido, recomendo a qualquer um que for assistir – e estou escrevendo essa resenha com a intenção de te convencer a assistir.

Fábulas são histórias com animais antropomórficos e que trazem no final uma lição moral. É um dos gêneros literários mais antigos de que se tem notícia, sendo seus representantes ocidentais mais famosos as fábulas de Esopo, uma coleção de fábulas do mundo antigo que o grego Esopo coletou. O oriente criou sua própria cota de fábulas também, como não poderia deixar de ser, diferentes das ocidentais, e Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows transmite uma moral de acordo com a formação cultural oriental e com a sociedade japonesa moderna.

Mas não é uma fábula no formato clássico: há apenas um personagem animal e ele é fisicamente um animal e se comporta como um animal. Porém seu raciocínio e suas emoções são bastante humanas, embora ele mantenha seu conhecimento e visão de mundo tipicamente animais. Mais ainda, todos os demais personagens são humanos. Ainda assim, como se trata de uma história contada do ponto de vista de um animal com raciocínio antropomórfico e que conta com uma lição moral (à japonesa), ouso classificá-la como fábula. Uma fábula pós-moderna.

Curta o anime21 no facebook:

O anime é baseado em outro, o primeiro anime do Makoto Shinkai, uma produção independente de apenas cinco minutos na qual ele fez tudo, exceto a dublagem da garota (quem fez foi sua então namorada, hoje esposa) e música (feita por um amigo que trabalha com ele até hoje). O Kanojo to Kanojo no Neko não chegava a dizer muita coisa, apenas mostrava um pouco (bem pouco) do cotidiano de uma garota recém-formada procurando emprego e que mora sozinha com seu gato. É uma vida difícil e dura, uma típica vida urbana japonesa – a especialidade de Shinkai.

Os dois já estão juntos há bastante tempo

Os dois já estão juntos há bastante tempo

Everything Flows conta a história do passado da garota e seu gato e também um vislumbre do futuro. Tudo muito rápido, apenas os pontos mais importantes, e do ponto de vista majoritariamente do gato. A inocência e ignorância do gato servem para contrastar e nos lembrar do quão difícil e complicada é a vida desse outro animal que ocupa a posição de superpredador global, capaz de extinguir outras espécies e criar animes sobre gatos: o ser humano.

Os sentimentos simples porém humanizados do gato nos lembram como, em qualquer fase de nossas vidas, há problemas que podemos resolver e problemas que não podemos resolver. E os que podem ser resolvidos provavelmente são fáceis de ser resolvidos. Coragem, vergonha, dúvidas, e principalmente a preocupação com o futuro, a habilidade de traçar cenários mentais e ficar paralisado com medo que eles se concretizem são todas características humanas, e o gato não perde tempo com nada disso. Ainda assim, há pouco que ele pode fazer.

Mas esse pouco é na verdade muito. Companhia, afeto e cuidado só existem em relações entre pessoas – ou entre uma pessoa e um gato. Você não faz companhia para si mesmo, amor próprio é uma coisa diferente do afeto que você recebe de sua família e amigos, e existe um limite para quanto cuidado e preocupação consigo mesmo você é capaz de ter. Seres humanos são animais sociais, dependem de outros seres humanos para viver suas vidas plenamente. Ou de um gato.

Até ficar deprimido em posição fetal é melhor se você tiver um gato

Até ficar deprimido em posição fetal é melhor se você tiver um gato

Há alguns paralelos diretos entre a vida do gato e a vida da garota também, como o relacionamento de cada um deles com suas mães. Não vou entrar em detalhes porque não quero dar spoilers nesse texto. A garota tem uma vida difícil. O gato não tem uma vida nem fácil nem difícil, é uma vida plena – mais oriental que isso é difícil ficar. E como não poderia deixar de ser, o anime apela forte para quem gosta de gatos, principalmente com o final que encerra o anime de forma brilhante, positiva.

O gato não pode fazer tudo pela garota, mas ele faz tudo o que pode. E é assim que os dois, a garota e o gato da garota, vivem juntos de forma simples e terna nesse mundo complicado e cruel.

Tchau, até a próxima!

Tchau, até a próxima!

  1. Não me interessei tanto pelo anime quando li o resumo , mas vendo essa sua resenha , despertei meu interesse , vou dar uma olhada nele hoje ^^
    Pretende fazer ainda um artigo de primeiras impressões? Porque teve uns animes bons já lançados no meio de alguns bem fracos ,

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Que bom, fico feliz que meu objetivo tenha sido alcançado, pelo menos com uma pessoa, hehe. As sinopses que se encontram por aí são todas na linha “uma garota e seu gato, baseado no Shinkai”, o que dificilmente apela para quem não é fã do Makoto Shinkai (eu sou!) ou para quem não goste muito de gatos (e eu gosto, hehe). Tentei dizer o que a obra é, não o que ela parece ou as curiosidades sobre ela.

      As primeiras impressões vão comecomeçar logo, ando com pouco tempo mas se der já publico algo ainda hoje!

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      E eu nem falei tudo, porque procurei evitar spoilers – é um texto para convencer quem ainda não assistiu a assistir, afinal.

      Obrigado pela audiência, pelo elogio e pelo comentário, volte sempre =)

Comentários