Ela chamar o Ikoma nessa cena aflitiva foi bonitinho

Episódio forte e visualmente impactante. Eu gostei dele. Gostei bastante até. Mas Kabaneri é um anime curto e em um anime curto de ação espera-se algo novo todo em todo episódio – ou em todo arco. Eu já entendi ao assistir o episódio anterior que o Biba não vale os restos alimentares não digeridos que evacua. Ele é mal, ele é cruel, ele é inteligente, ele tem um plano maligno e um exército de fanáticos. Naturalmente nossos protagonistas do Koutetsujou não iriam deixar isso barato, iriam?

Não sou injusto, tem coisa nova nesse episódio sim, só não é tanto quanto se espera nem é nada realmente imprevisível. E certamente o conflito do episódio deve ter sido necessário para estabelecer algum nível de animosidade na relação entre os Libertadores e o Koutetsujou que apenas sequestrá-los e usá-los de reféns para chantagear a Ayame a colaborar com o Biba não seria suficiente. Mas não consigo me livrar da sensação de que esse episódio foi só uma continuação do anterior sem no entanto formar um arco de verdade com ele.

Curta o anime21 no facebook:

Achei meio burro o Ikoma ter ficado preso junto com os outros

Achei meio burro o Ikoma ter ficado preso junto com os outros

Talvez eu estivesse com a expectativa muito elevada depois de ver meia internet eufórica com o episódio – a outra metade não assiste Kabaneri. Eu assisti depois de muita gente e vi mesmo detratores do anime elogiando esse episódio. Com certeza deveria ser muito bom, não é? Plasticamente ele é. Tematicamente, como eu disse, é idêntico ao anterior. Ou até um pouco inferior, no que diz respeito ao Biba.

No episódio 9 o Biba foi o protagonista. Várias ações ocorreram em pontos distintos simultaneamente graças às suas ordens e sua competente liderança e coordenação. Ele próprio fez a sua parte e não se furtou à sujar as próprias mãos. Nesse episódio ele está em uma posição meramente defensiva e solta o velho clichê dos personagens super-inteligentes que vivem planejando coisas: “eu sabia que você ia planejar, então eu planejei o meu plano prevendo o planejamento do seu plano!”. Isso é algo que só parece inteligente de verdade na primeira vez que você ouve. E não é a primeira vez que eu ouço.

É sempre forçado demais, para começo de conversa. Não é verossímil na maioria das vezes. E o Biba parecia verossímil até o episódio anterior; agora não posso mais senão concordar com quem disse que ele só pareceu inteligente porque o roteiro precisa que ele seja assim. Ele não é tão inteligente quanto é, na verdade, a própria vontade de deus no sentido figurado. Apenas uma força do destino. E no caso específico se ele sabia até o dia e a hora que o Ikoma iria atacar, e se ele capturou o Ikoma pensando em realizar experimentos com ele por ser um, como esse episódio definiu, “espécime raro”, inteligente de verdade teria sido agir antes e evitar a rebelião (sem falar que o “plano inteligente” dele envolvia “trancar” o Ikoma em um vagão que abre amplamente para os lados ao puxar de uma alavanca). Teria evitado derramamento de sangue – de seus homens inclusive, não teria perdido o Ikoma e evitaria que sua relação com o povo do Koutetsujou e com a Ayame azedasse ainda mais. Acho que eles já entenderam quem é que manda ali de verdade, não precisavam de uma demonstração de força infantil.

Planejem bem, planejadores! Mal sabem que o planejador-mor do trem já planejou seu planejamento bem antes

Planejem bem, planejadores! Mal sabem que o planejador-mor do trem já planejou seu planejamento bem antes

Quero dizer, na pior das hipóteses, com Ikoma morto, Takumi morto, e sabe-se lá mais quantos possam ter morrido, Ayame pode se sentir preenchida por um súbito sentimento martírico e simplesmente se recusar a colaborar. Seria algo japonês a se fazer, além de tudo, não acho que eu esteja forçando valores alienígenas sobre eles. E aí, vai fazer o quê, Biba? Ah sim, ele é tão inteligente, tenho certeza que tem um plano B pronto para a hipotética ocasião. Que inteligente e malvado ele é.

Falando do que importa, o Ikoma perdeu um braço. Tenho certeza que ele não morreu, mas ele perdeu um braço. O direito ainda por cima. Eu não me importaria de vê-lo com um braço mecânico steampunk super-bacana, mas seria muito tirada da cartola essa tecnologia aparecer no anime convenientemente a essa altura. Também não vi nenhum kabane ou kabaneri regenerando membros. Eles têm cura acelerada, mas ainda não são como o Wolverine ou como lagartixas. Quero ver o que Kabaneri vai inventar. Enfim, Ikoma não morreu porque ele é o protagonista e não poderia morrer, isso é chover no molhado, mas dentro da história ele não morreu porque a Mumei não o atingiu no coração.

Ela estava sob controle do Biba, de alguma forma, por que ela não matou o Ikoma? Pode ter sido só um acaso mas prefiro acreditar que seja por motivo semelhante ao que fez a Horobi, muito mais doida da vida que a Mumei, parar seu ataque fatal a milímetros do rosto do Biba (antes não tivesse parado). A Mumei se rebelou, viva! Já passava da hora. E mesmo assim não poderia ter sido em pior hora. Inteligente ela teria sido se tivesse aceitado o punhal do irmão dizendo “sim… matar os rebeldes… claaaro que vou fazer isso, olha, já estou indo, viu?… já tô matando…” e quando os encontrasse virasse a casaca e lutasse ao lado deles. Quero dizer, àquela altura não creio que ela ainda esperasse que podia convencer o irmão, ou será que esperava? Pior que é bem possível que sim, e mais uma vez não a culpo. De todo modo ela é uma criança, lógico que ela não agiu de forma sorrateira (e inteligente para a situação) mas sim confrontou diretamente a sua figura de autoridade. Lógico que não deu certo.

Tá certo que ela é baixinha, mas ela é habilidosa o bastante para acertá-lo no coração se quisesse

Tá certo que ela é baixinha, mas ela é habilidosa o bastante para acertá-lo no coração se quisesse

Mas também provavelmente não daria certo a minha abordagem sugerida. Lembra-se? O Biba é muito mal e inteligente. Quero dizer, com certeza a Mumei não iria sozinha, mas junto a um contingente (como o próprio Biba foi, aliás), e assim que ela desse um passo em falso aquele cara super-forte que eu não faço ideia quem seja iria abatê-la, como abateu sem dificuldades Ikoma (e a própria Mumei). Ia dar um pouco mais de trabalho porque seria uma situação mais confusa, mas ela acabaria com uma injeção de aquela coisa que injetaram nela de todo modo. Será o mesmo que injetaram na Horobi? Adoraria uma dica visual para ter noção. Mesmo se for a mesma substância, certamente é em menor dosagem. De todo modo, inicialmente o efeito parece ter sido tranquilizante, como sugere ela ter adormecido em seguida. Depois ela estava extremamente sugestionável – só pelo Biba, é claro. Pode ter sido efeito da mesma substância ou algum outro coquetel que ela tenha recebido depois.

Parece sem noção que seja uma droga para deixá-la sugestionável por apenas uma pessoa? Se for exatamente isso, é bizarro sim. Mas nem tanto, considerando que o Biba é a única figura de autoridade que ela tem, me parecendo verossímil que ela obedeça a ele mais do que qualquer outra pessoa. E pode ser alguma droga diferente também, digamos, algo que embaralhe suas memórias recentes ou mesmo dê uma amnésia temporária (ou permanente), retornando-a ao estado anterior a conhecer o Ikoma e todos do Koutetsujou – aquela época em que ela não precisava de droga nenhuma para obedecer cegamente seu “irmão”. Com certeza era algo nesse sentido que o Biba tinha em mente quando disse que a Mumei precisava de “sérios reparos”.

E uma pedra verde de beira de rio provavelmente vai ser o que irá quebrar o transe da Mumei. Provavelmente no momento mais oportuno, quando o Ikoma, com a ajuda do Kurusu que aposto já estar no rastro dos Libertadores, estiver fazendo seu retorno heroico para derrotar o grande vilão do mal enquanto a capital em chamas luta por sua vida. Talvez a Mumei seja transformada no núcleo de uma nuvem negra – não vejo mais nenhum kabaneri por ali para o Biba usar, e tenho certeza que ele vai precisar de uma dessas. Faz algum tempo que acredito que o destino da Mumei não pode ser outro senão um destino trágico. Esse seria bastante adequado. Seria melhor do que esse décimo episódio.

A pedra das memórias

A pedra das memórias

Gostou desse artigo? Compartilhe:

  1. Este episódio para mim até foi bom, teve acção e estratégia, mas continuo a não gostar do vilão e por este andamento o protagonista não vai ter tempo de se destacar. O BIba neste episódio mostrou que é apenas um vilão mau e inteligente, como tu bem referiste, mas ele é um lixo de ser humano, para mim para ser um vilão a sério ele tinha que agir e pensar, como por exemplo Lelouch de Code Geass ou Shishio Makoto de Samurai x, isto sim são vilões a sério e com motivos mais sérios para o fazerem, do que a vingança mesquinha do Biba sama. O Biba neste episódio provou ser, um ser humano desprovido de moral, quando disse que a Mumei, precisava de arranjo, assim se prova que ele é um ser inferior a um monte de caca, não gostei daquele confronto dele com o Ikoma, achei que ele foi covarde, ao apontar um revólver ao Ikoma, quando este tinha apenas uma arma de curto alcance, já para não falar daquele capanga do Biba outro fanático sem escrúpulos. Tive pena do Takumi por ter levado o tiro, mas ao menos viu-se que ele era o melhor amigo do Ikoma. O que será aquela droga que deixa os kabaneris mansos e obedientes, acho que é apenas uma coisa de roteiro mas nunca se sabe, achei interessante aquela frase do capanga do Biba, para o Ikoma não se achar muito por ser um Kabaneri homem.
    O Ikoma pode-se dizer deve ser o protagonista, mais fodid. desta temporada, só leva porrada, perdeu o braço dominante foi esfaqueado pela pessoa que jurou proteger e curar, não sei o quanto ele vai sofrer ainda. Eu acho que no próximo episódio o Ikoma deve aparecer com o samurai Kurusu para tentar resgatar a Mumei e a Ayame sama. Aquela pedra do rio ainda vai dar muito que falar, de certeza que a Mumei vai recuperar a consciência quando a ver.
    Como sempre uma excelente matéria.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Esse episódio foi muito mais forma do que conteúdo, né? Uma das razões de eu ter demorado a escrever foi não saber o que escrever sobre o episódio que já não tivesse escrito antes no artigo anterior. No fim das contas reclamei bastante e comentei um pouco sobre o estado atual do Ikoma e da Mumei. O final do anime promete ter bastante ação e ser bastante divertido, mas estou cada vez mais convencido que irá deixar dúzias de pontas abertas. Temo que irão apenas derrotar o Biba, como se ele fosse o único problema do mundo.

      Obrigado pela visita e pelo comentário =)

Deixe uma resposta