Tão perto e tão distante

Essa é uma cena chave, talvez a grande cena chave do episódio final de Kuma Miko. Já faz mais de uma semana que o anime acabou, então quem se importa com spoilers não deve ter mais problemas a essa altura, não é?

Machi escutou sem que Yoshio soubesse o discurso dele sobre como a garota tinha uma obrigação, como sacerdotisa da vila, de se sacrificar por ela – e em tempos contemporâneos isso significa, segundo ele, se tornar uma idol mesmo que ela tenha fobia social severa. É um discurso forte e duro vindo de alguém em quem (apesar de tudo) ela confia. Ela é a sacerdotisa e mesmo nos dias atuais isso significa que ela é um sacrifício.

Depois que Yoshio e Hibiki partem, Machi se move até a grade do topo do prédio onde se encontra, e é esse quadro que destaco nesse mini-artigo. Melancólica porém resignada, Machi já entendeu seu destino, já o aceitou. Mesmo que não goste, está presa a ele, e essas grades representam isso muito bem. No final das contas ela, a caipira sacerdotisa de sua vila não pode mesmo fazer parte dessa cidade, e ao mesmo tempo está presa em um destino que a traz para dentro dela.

Olhe a expressão no rosto de Machi: a dolorosa resignação ao seu destino

Olhe a expressão no rosto de Machi: a dolorosa resignação ao seu destino

Gostou desse artigo? Compartilhe:

  1. Para mim, esse episódio teve o final mais triste da temporada!
    Não falo da resignação, mas de ver ela entrar em pânico após se apresentar no palco, apesar das pessoas estarem aplaudindo, ela as via lhe apedrejando e a história acabar com ela ter desistido de sair da aldeia e agindo de forma mais infantil como se tivesse regredido mentalmente.
    Achei aquilo trágico e triste.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      É verdade! Mas não creio que poderia ter sido de outra forma a partir do momento em que ela aceitou subir no palco. O problema dela é muito mais do que simples timidez, pobre Machi.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

  2. Vim procurar um post aqui e esbarrei com esse que eu não tinha visto ainda. <3 Preciso dizer que Kuma Miko era aquela série pela qual eu não dava muito, mas me surpreendeu e acabou se tornando minha favorita das poucas que eu vi nessa temporada. Todo mundo xingou um monte o final, mas eu confesso que estava sentindo saudades de um final que fosse tão bem-construído e ao mesmo tempo tão polêmico. Significa que o anime é simplesmente muito bom, acho. E bem notada a metáfora visual das grades!
    Obrigada pelo post!

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Obrigado você pela visita e pelo comentário =)

      Eu confesso que me frustrei com Kuma Miko, achei que seria mais feel good e menos break the cutie, mas o final, para tudo o que o anime foi até ali, foi muito coerente. E sendo invenção original do anime sem dúvida foi um lampejo de genialidade.

Deixe uma resposta