Quantas coisas não deixamos de fazer porque ficamos com medo? Medo do fracasso. Medo da rejeição. Medo de não ser como esperávamos que fosse. Medo de sair da nossa zona de conforto. Medo da frustração. Ou medo de morrer afogado também, esse é bem mais compreensível. Exceto quando não é.

E quem escreve isso é alguém que já quase morreu afogado. Estava eu no Guarujá com um grande amigo na linda Praia da Enseada. Eu não sei nadar, se está lendo minha série de artigos sobre Amanchu você já sabe disso. Eu sei boiar, o que nem sempre ajuda, e até já fiz aula de natação e consegui, assim mais ou menos, mais pra menos que pra mais, dar uma volta em uma piscina de 10 metros. Enfim, eu não sei nadar. Mas eu sou louco de linguiça também, e já com a água na cintura eu olhei mais para o fundo e disse para o meu amigo: “vamos ali onde as ondas estão arrebentando e morrer afogados”. Com essas palavras. Eu sou um imbecil.

Com efeito, a água chegou até o meu pescoço, a correnteza me puxava para o fundo e as ondas arrebentavam por cima da minha cabeça. Dá calafrios só de lembrar. Devo minha vida a um surfista que me salvou aquele dia. Muito obrigado, surfista anônimo! Não cheguei a engolir água nem nada, mas o trauma ficou. Mas a Futaba estava quase para se afogar nesse episódio? É claro que não!

Para entender melhor a situação da Futaba, vamos à nossa sessão especial dos artigos de Amanchu!:

O que aprendemos sobre mergulho no episódio 4?

Buddy check

Buddy check

Mergulhar é coisa séria e é preciso uma quantidade grande de equipamentos, que devem ser cuidadosamente checados antes de entrar na água. Essa verificação é feita em pares, de forma que é outra pessoa que vai verificar os seus equipamentos. Deve funcionar que nem revisão de texto né? Não somos as melhores pessoas para revisar nossos próprios textos porque já sabemos o seu conteúdo e nosso cérebro tende a nos pregar peças nesses casos. Assim, tanto melhor que sejam outras pessoas a checar nossos equipamentos antes de mergulhar também. Adicionalmente, me parece bastante complicado verificarmos o que vai em nossas costas, então precisaríamos de ajuda de terceiros de todo modo.

Debaixo dágua devemos respirar apenas com a boca. Isso soa óbvio, e é, mas deve ser fácil, principalmente para um iniciante, não prestar atenção direito a isso. Deve ser como quando estamos aprendendo a andar de bicicleta, ficamos prestando atenção em um monte de coisas e de repente caímos pro lado. Com o tempo nos acostumamos e nem pensamos em nada.

Aviso: o Anime21 não é um blog sobre mergulho. Mesmo se fosse, isso não é algo que se aprenda na internet, procure ajuda profissional. Eu sequer sei nadar, então não acredite em mim, de verdade. Isso tudo é só curiosidade.

Água na máscara!

Água na máscara!

Qual foi o erro da Futaba? O anime não deixou claro, mas me parece que ele respirou pelo nariz. A máscara que elas usavam cobria os olhos e o nariz, de forma que se alguém a usando inspirar pelo nariz irá diminuir a pressão interna e acabará com isso sugando água para dentro. Expirar pelo nariz deve ter algum efeito que faça entrar água na máscara também. Mas ela se afogaria com isso? Bom, se inspirasse aquela água talvez, mas uma vez que a água cobrisse seu nariz acho que ela não faria isso – e era nesse momento em que ela se desesperava. Como a disseram, não tem problema entrar um pouco de água na máscara. Não nos afogamos pelos olhos, correto? Mas o cloro de piscina e o sal do mar costumam arder bastante, isso é para poucos e bravos, hehe.

Bastou para que ela ficasse com medo. Como uma pessoa que já desistiu ou deixou de tentar muita coisa, eu a entendo. Dá medo mesmo. Dá medo tentar falar com pessoas desconhecidas, dá medo fazer coisas novas, dá medo ir para lugares estranhos. Mas se sempre cedermos ao medo nunca iremos viver plenamente. A Futaba percebeu isso, percebeu e se desesperou. Se desesperou porque a Hikari se diverte tanto mergulhando e mergulhar parece ser tão legal – porque outro motivo as pessoas se arriscariam tanto, afinal? O mundo da Hikari é o mar. O sonho da dela é continuar vivendo no mar. Se a Futaba não conseguisse entrar na água ela estaria condenada a apenas ver as costas da Hikari enquanto ela caminha em direção ao mar, onde ela se sente em casa e onde ela se diverte. Ela ficaria para trás mais uma vez.

Futaba está com medo mas Hikari a encoraja

Futaba está com medo mas Hikari a encoraja

Para a sorte dela a Hikari estava lá. Ela garantiu que estaria sempre ao lado da Futaba, que não a deixaria para trás e que tudo ficaria bem. Ela deu um novo sopro de ânimo para a amiga, que conseguiu reunir toda a sua coragem e mergulhar de novo. Dessa vez ela conseguiu. Conseguiu mergulhar fundo na piscina, junto com a Hikari. Agora as duas sempre poderão continuar mergulhando juntas e vivendo juntas.

Agora sim

Agora sim

  1. Este episódio de Amanchu explorou bem um dos meus medos/pânico que é mergulhar, eu quando entro na parte mais funda da praia ou do mar pareço uma pedra, vou logo ao fundo nem boiar eu consigo. Aquilo que mais destaco neste episódio é o sistema de verificação do equipamento de mergulho, eu já não era 100% leigo nisto, mas este episódio relembrou-me aquilo que se deve fazer no buddy check. O medo da Futaba para mim é compreensível, às vezes o desconhecido pode gerar medo e a Futaba viu-se no meio de uma coisa que não conhecia, neste caso mergulho, aquela ansiedade dela, eu também tinha nas minhas aulas de natação, nem acredito que conseguiste fazer 10 metros na piscina eu nem 5 metros consigo fazer sem afundar. A relação entre a Pikari e a Teko está a ficar cada vez mais forte, aquela cena em que elas vão para a parte mais funda da piscina, onde a Pikari guia a Teko foi muito bonita.
    Como sempre uma excelente matéria.

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Se você tem pânico, imagine eu que quase me afoguei =D Não é para poucos mesmo. E os 10 metros … não é bem que eu “nadei”, está mais para “de alguma forma enquanto me debatia para não afundar meu corpo foi para frente”, LOL

      E é sempre uma delícia ver a Hikari e a Futaba juntas ^^

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

Comentários