Quase fiquei com pena da Baleia vendo esse olho

Como se uma caça à baleia não fosse apologia ao crime suficiente, o episódio 21 deu um passo além. O que é um pouco de desmatamento, não é mesmo? E no 22 os heróis destruíram cavernas naturais, sem a menor preocupação pelo bioma que talvez as habitasse ou quem sabe por seu valor arqueológico. Poxa vida Japão, e eu que sempre achei que você fosse um país mais preocupado com preservação…

Obviamente estou brincando, ok? Não que esses episódios não tenham sido um pouco chocantes, mas certamente não foi por essa razão.

Curta o anime21 no facebook:

O episódio 21 foi a conclusão da caça à Baleia Branca. Tudo deu certo, como esperado. Quero dizer, depois do final do episódio 20 eu não esperava que tudo fosse dar tão certo tão cedo. Eu realmente achei que o Subaru fosse precisar voltar no tempo mais uma vez – afinal, o Wilhelm e o … Lobo Mau morreram, não morreram? Não morreram?

O Lobo Mau estava desacordado em uma grande poça de seu próprio sangue, mas isso não foi nada para ele. Levaram-no de volta ao acampamento e logo ele estava pronto para outra. Não participou do final da luta contra a Baleia, mas já estava firme, forte e supimpa para caçar cultistas da Bruxa. E o Wilhelm? Ele foi engolido! Bom, isso também não quer dizer nada, parece. Como Pinóquio, ele estava vivo dentro da barriga da Baleia e só precisou que o ajudassem a abrir um buraco por onde sair. Muito fácil.

E comparado ao episódio 20 onde mesmo com todos os ataques máximos a Baleia sangrava mas continuava poderosa, pareceu mesmo muito fácil derrotá-la nesse episódio 21. Quero dizer, o Subaru já havia morrido antes por muito menos do que o Wilhelm e o Lobo Mau sobreviveram com glórias nesse episódio. Embora tenha sido divertido, esse episódio quebrou um pouco a expectativa. Inclusive quanto à derrubada da Árvore: ela era enorme, era referência geográfica e tinha uma inscrição entalhada em japonês nela. Tudo apontava que teria mais importância do que apenas ser o ponto de encontro para derrotar a Baleia. Mas seu papel foi justamente derrotar a Baleia. Bom, para ser totalmente justo, a inscrição provavelmente continua lá, vamos ver se volta a ter alguma importância.

Era uma vez uma baleia. E uma árvore

Era uma vez uma baleia. E uma árvore

O episódio 22 foi pior. O Julius apareceu, deu uma desculpa esfarrapada sobre ser mas não ser mercenário, o Subaru meio que agradeceu pela ajuda dele mas ainda o odiava (e disse isso literalmente: pense em uma pessoa imatura!), e foi isso aí, ele e parte dos sobreviventes partiram para caçar a Seita da Bruxa. A caçada em si foi bem boba, e só duas informações me pareceram realmente relevantes:

Primeiro, o Subaru parece ser ou ocupar o lugar de Bispo do Orgulho. Essa posição está mesmo vaga, e como todos os sabichões da internet já tinham dado spoiler disso, vou acreditar que haja alguma verdade nas palavras do Betelgeuse. Segundo, pelo menos entre os cultistas que obedecem ao Bispo da Preguiça, parece que Betelgeuse não é uma pessoa, mas sim uma entidade que pode possuir o corpo de qualquer um deles conforme a necessidade. Ou isso ou aquele corpo de palhaço era criação do Betelgeuse, como o Subaru sugeriu. A primeira hipótese parece mais perigosa para o Subaru se ele for mesmo o futuro Bispo do Orgulho.

Ram?

Ram?

Mas o que foi aquele final? Eu já reclamei de quebra de expectativa no sentido negativo no episódio 21, mas acho que aquilo em nada se compara ao final do episódio 22. Quero dizer, a Ram traiu todo mundo? Por quê? Por que agora e não antes, quando ela claramente lutou – e morreu lutando – contra a Seita? A não vale esquecer que quem queimou e matou todo mundo na vila das gêmeas e cortou o chifre da Ram foram cultistas da Bruxa também, e que por isso as duas os odeiam e odeiam a Bruxa – e a Ram já demonstrou isso de forma bastante explosiva.

Prefiro pensar que aquela cena final não fez o menor sentido, não entendi nada dela, e só vai ser explicada no próximo. Se a Ram tiver mesmo traído Emilia (o que parece fazer sentido considerando que a Emilia aparentemente não sabe que o Subaru está indo para lá, o que não deveria ser o caso dado que a Crusch enviou um emissário antes – a Ram se livrou dele?), Subaru e companhia, vou querer uma explicação muito boa para isso.

A Emilia não parece ciente de tudo o que está acontecendo

A Emilia não parece ciente de tudo o que está acontecendo

Gostou desse artigo? Compartilhe:

  1. Olá, Fábio. Vim, de maneira rápida, escrever sobre algumas cenas desses episódios de Re:Zero que comentaste e também falar algumas coisas que vem me incomodando no Barusu.

    1. O Betelgeuse sempre me incomodou com o seu jeito atordoado. Notavelmente servia de alívio cômico, só que ele realmente não parecia alguém com uma boa consciência. Após à sua “morte”, realmente suspeitei que ele não morreria de maneira tão simples, mesmo que o motivo tenha sido o corte do fucking Wilhelm. Esse é um dos motivos para eu acreditar que o Betelgeuse² seja o Betelgeuse reencarnado (outro motivo é o livro (não lembro bem o nome daquilo) do Betelgeuse² ter desaparecido.)

    2. Esse desenvolvimento do Barusu me parece ser muito rápido e até forçado. Na minha opinião, só duas coisas explicam isso: Os peitos da Rem são milagrosos ou tudo isso é um sonho, uma ilusão.

    3. Essa cena final foi realmente estranha. Só que não me pareceu algo como uma traição por parte da Ram… Na verdade, creio que seja mais provável que o pessoal da mansão acredite que o Barusu os traiu. Não houve tantas informações sobre o emissário enviado pela Crusch e isso me incomoda.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá!

      Por partes então:

      1) Minha primeira reação ao ler seu comentário foi pensar “mas o Subaru pegou o livro dele, lógico que ele não tinha um!”. Daí eu pensei melhor e percebi o óbvio: tanto pelo que o próprio Betelgeuse quanto pelo que o Ferris e o bichinho disseram todos os cultistas deveriam ter uma cópia do gospel. Assim é mesmo bem estranho que aquele Betelgeuse não o tivesse, e bom trabalho percebendo isso! No mínimo, isso diminui as possibilidades para a natureza daquele segundo Bispo da Preguiça.

      2) Teve um episódio inteiro para “curar” o Subaru, né? Não que tenha sido um bom episódio. Eu reclamei muito e os fãs reclamaram muito de eu ter reclamado muito. Foi puro clichê barato. Eu gostava do Subaru até então porque o desenvolvimento dele o fazia parecer um personagem crível, ainda que fosse irritante e lamentável. Mas desde o beijinho na testa tudo se resolveu. Das duas uma: ou no material original essa transição é melhor executada ou seu autor se viu preso no mesmo beco sem saída em que o anime estava e decidiu resolver tudo de qualquer jeito para continuar a história. Convenhamos que antes da Rem declarar seu apoio incondicional ao Subaru o anime parecia não ter para onde ir.

      3) Não tenho a menor ideia do que aconteceu ali. Mas não acredito que duvidem do Subaru – supostamente o arco da mansão serviu exatamente para estabelecer a confiança nele, não é? Agora não desconfiam mais dele, só acham que ele é louco e intrometido, mais atrapalha do que ajuda. E o ato de esconder o rosto no final foi certamente um gesto clichê sob medida para que duvidemos da Ram. O que aconteceu de verdade só saberemos no próximo episódio, mas não faz sentido que ela tenha se tornado uma traidora. A não ser que esteja sendo controlada por alguém ou alguma coisa.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!!

  2. Aqui estou eu finalmente a comentar os artigos de Re que deixei acumular por preguiça. O episódio 21 foi daqueles que mais gostei até agora, o Subaru parecia um pouco mais corajoso do que o habitual, a Crush e os seus soldados estiveram a combater a baleia e tal, mas aquele que eu destaco é o velho Wilhelm daqueles todos lá presentes ele era aquele que tinha mais direito a dar o golpe final naquele monstro, que lhe tirou a sua amada Theresia e o destruiu por dentro. Mas como tu bem comentaste, eu nunca pensei que as coisas fossem correr tão de feição para o Subaru, o homem lobo não morreu, o velho mesmo depois de engolido pela baleia também não morreu, como saiu de forma desesperada e louca por um buraco que ele próprio fez na barriga da baleia. Mas aquilo que mais gostei neste episódio foi o flashback do velho com a sua amada Theresia, o motivo do Wilhelm empunhar uma espada era apenas para livrar o peso que a mestre de armas Theresia tinha que carregar, ele parecia meio machista e tal com aquele jeito dele, mas a verdade é que ele a amava e isso viu-se quando ele depois de dar o golpe final na baleia ele fala em plenos pulmões que amava a Theresia e ele de certa forma arrepende-se de não o ter dito a ela mais vezes quando esta ainda era viva. Gostei da cena da explosão/demolição da árvore super gigante, deve ter sido necessário um monte pedras mágicas explosivas para a deitar a baixo, mas posso dizer que foi muito satisfatório ver a árvore a cair em cima da baleia.
    Já o episódio 22 nem tenho muito a dizer, a chegada dos reforços dos mercenários com o Julius lá no meio soou-me meio trash, mas ainda assim suportável. Logo quando pensei que a atitude do Subaru tinha mudado, com a chegada do Julius parecia que o Subaru ia voltar aquele tempo em que só falava merda e fazia merda, mas não até que os dois se entenderam mais ao menos bem. O Subaru até que não se saiu muito mal neste episódio, ele conseguiu matar um dos dedos do palhaço maluco com os próprios majuus da bruxa, essa cena foi muito satisfatória. Na parte final deste episódio, a rápida aparição da Ram com um ar sombrio não quer dizer que ela seja traidora, ela apenas estava a cuidar do domínio do seu senhor, no ponto vista dela o Subaru é que está a ser traidor por entrar nos domínios do seu senhor com um exercito de fora.
    Como sempre uma excelente matéria Fábio.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Essa questão do Subaru ter se tornado um traidor aos olhos da mansão ficou pouco compreensível, e a reação pareceu exagerada – embora a Ram não tenha ferido ninguém, provavelmente pretendia só interrogar o Subaru desde o começo, vai saber. Mas onde nesse mundo que nós, espectadores, poderíamos saber que enviar uma carta em branco é declaração de guerra? Ficou estranho.

      A batalha contra a baleia foi muito divertida e tudo foi bem fácil, é até de se espantar que ela nunca tenha sido derrotada antes. Quero dizer, ela tinha o truque dos clones e com isso quase os derrotou, mas por que o Subaru percebeu isso quando ninguém antes dele havia conseguido? Ou talvez tenham conseguido quando já era tarde demais, vá saber.

      De todo modo, tudo só foi ali fácil demais porque a dificuldade de verdade estava só para começar, não é mesmo?

      Obrigado pela visita e pelo comentário! =)

      • O Subaru ainda tem muito que sofrer nas mãos dos dedos do Betelgeuse, eles são duros na queda, mata-se um aparecem dez. Mas brincadeiras à parte espero que esta jornada acabe bem para o lado do protagonista e dos outros personagens.

      • Fábio
        Fábio "Mexicano" Godoy

        A essa altura já sabemos que acabou, né =D Pelo menos essa parte. E o resto … talvez um dia venhamos a saber.

        Obrigado por mais uma visita e comentário! =)

      • Eu já sei como acabou à um bom tempo, mas como fui preguiçoso a comentar este artigo mais cedo dá uma sensação de delay em relação aos acontecimentos do anime, Eu só estou à espera do artigo final de Re para encerrar a minha jornada, já fazem alguns meses desde que comecei a comentar os teus artigos de Re, mas tudo o que começa tem que acabar. Quando pensas comentar os episódios finais de 91Days?

      • Fábio
        Fábio "Mexicano" Godoy

        É verdade, nossa história conjunta começou por causa de Re: Zero, não é? Dá uma sensação de etapa concluída =D

        91 Days deve vir logo em seguida, ainda hoje de preferência =)

      • Quando eu comentar o teu último artigo de Re: Zero, vou sentir saudades mas também vou ficar com uma sensação de dever cumprido, já que foi Re que me trouxe aqui e me deixou fã dos teus artigos e dos artigos dos teus colaboradores. Ansioso pelos artigos de 91Days que para mim foi uma das surpresas da temporada passada.

      • Fábio
        Fábio "Mexicano" Godoy

        Estou mais ansioso com o final de 91 Days do que o de Re: Zero, hahaha! Mas estou priorizando o que me faltam menos episódios.

      • Eu já vi o final de 91Days, e posso dizer que não me arrependi em nada de ter visto este anime, simplesmente um do melhores animes seinens e de máfia que já vi, tirando a sua parte técnica fraca (o estúdio Shuka é pequeno por isso percebo a animação fraca), mas o argumento é muito bem escrito e a banda sonora para mim é nota 10. Ainda só te falta comentar além de Re, 91 Days e Amanchu certo?

      • Fábio
        Fábio "Mexicano" Godoy

        TÁ FALTANDO TUDO! Hehe, fiquei sem tempo pra animes ultimamente com o guia e outras reorganizações internar aqui. Mas quero tirar todo o atraso o quanto antes pra poder mergulhar de cabeça na nova temporada!

      • Já escolheste os animes que vais comentar neste temporada de Outono, estou um pouco curioso para ver aqueles animes que vais comentar.

      • Fábio
        Fábio "Mexicano" Godoy

        Tenho dois quase certos. Mas é como foi na temporada passada, eu só escolho tudo depois de assistir os primeiros episódios, hehe

      • Nesta temporada a maioria dos animes que vou ver são continuações, o resto não me chamou muito a atenção, talvez ainda apareça algum diamante em bruto nunca se sabe.

      • Na temporada passada, segui alguns animes que fizeste as primeiras impressões e não me arrependi, talvez nesta aconteça o mesmo.

Deixe uma resposta