Velvet, a protagonista da história que eu quero assistir

Embora tenha sido anunciado como um arco que explicaria coisas importantes sobre o mundo de Zestiria, afinal Berseria se passa no mesmo mundo há muito tempo no passado, acho que esses dois episódios se parecem mais com um “OVA para a TV” do que como parte de Zestiria.

Quero dizer, as grandes questões de Zestiria são a separação entre humanos e serafins e a natureza da malevolência no mundo. A primeira questão jamais é citada nesses dois episódios, e de fato serafins jamais são citados, podemos apenas supôr que esse ou aquele personagens fossem o que em Zestiria seria chamado de “serafim”, e a segunda é, talvez, tangenciada.

Os episódios 5 e 6 são mais uma propaganda de Berseria introduzida em Zestiria do que parte de Zestiria em si. Mas olha, é uma propaganda muito boa, viu?

Curta o anime21 no facebook:

Para não dizer que esses episódios não revelaram nada sobre Zestiria, eles reveleram sim! No final do episódio 5, naquela fantástica e que espero não seja apenas uma aparição única de animação de encerramento de Zestiria, ficou claro que a assassina Rose (aquela que está atrás da princesa Alisha) também tem (ou terá) o mesmo poder de Sorey e pode (ou poderá) se fundir a um serafim. Mas bom, isso nem fez parte da história né? E confesso que não percebi da primeira vez que assisti. Mas já assisti cerca de dez vezes aquela animação porque ela é muito boa (e olha que Zestiria está cheio de animações e músicas boas) e eventualmente percebi (acho que na terceira vez que assisti). Enfim, apenas uma curiosidade a essa altura.

Artorius, logo após matar o irmão de Velvet - e ela estava vendo

Artorius, logo após matar o irmão de Velvet – e ela estava vendo

Sobre Berseria em si devo dizer que desde já peço que seja produzido um anime completo sobre ele, hehe, a história pareceu-me muito promissora, mais até do que Zestiria. Sorey é o herói padrão do monomito, o que sozinho não é nenhum problema, apenas torna sua jornada mais previsível. Mas acho que já disse em outros artigos sobre Zestiria que acho-o pouco interessante (será que disse em todos? Coitado do Sorey, eu gosto dele, preciso parar de falar mal dele sempre). A Velvet de Berseria por outro lado é completamente diferente. A busca dela é por vingança, não por heroísmo. A história em si é menos predeterminada por estruturas já existentes. E a Velvet, como personagem, é mais interessante que o Sorey também (desculpa, Sorey!).

Seres protege Velvet. Ela aposta tudo em Velvet, acreditando que ela irá trazer a salvação para o mundo

Seres protege Velvet. Ela aposta tudo em Velvet, acreditando que ela irá trazer a salvação para o mundo

Presa por anos, condenada a devorar demônios, ela consegue escapar com a ajuda de uma ex-aliada do inimigo. Que eu tenho certeza que era um serafim. Aliás, fico me perguntando se a própria Velvet não é um serafim também, mas pode ser só poder absorvido de alguma forma, sei lá. De todo modo, na frase “condenada a devorar demônios” cada palavra individualmente deveria vir entre aspas. Ela não é condenada no sentido penal, como quem tem que se redimir de um malfeito cometido, mas sim é “condenada” a essa vida porque o vilão da vez acredita que esse seja o seu destino. Devorar é seu poder, mas ela não come literalmente, mas sim absorve usando seu braço esquerdo capaz de assumir uma forma monstruosa para isso. E “demônios” eu digo entre aspas simplesmente porque não faço ideia da natureza daquelas criaturas. Serão demônios mesmo? Infernais, como são chamados em Zestiria? Talvez serafins estejam sendo acusados de ser “demônios”?

Velvet "devora" Seres a pedido dela após ser mortalmente ferida protegendo a protagonista do dragão

Velvet “devora” Seres a pedido dela após ser mortalmente ferida protegendo a protagonista do dragão

Como serafins jamais são mencionados, é impossível saber. Com base no que vi em Zestiria, eu aposto que a Seres, a mulher que ajudou Velvet a fugir da prisão, era um serafim. Ela voa, tem poderes elementais de fogo, se transforma em fogo e se teleporta, ela tem que ser um serafim. Por outro lado, os vilões de Berseria, liderados por Artorius, só podem ser humanos. E tudo começou, consta, com o assassinato do irmão mais novo de Velvet por Artorius – que é o motivo do desejo de vingança dela, mais do que seu encarceramento.

Talvez em seu plano para dominar o mundo (que poderia ou não refletir uma crença pessoal genuína) Artorius tenha caçado serafins, acreditando que eles fossem a fonte das desgraças humanas? Isso é outra coisa que ainda falta em Zestiria: um vilão bem definido. Berseria desde o começo tem isso, e ele talvez nem seja só um maníaco por poder mas alguém que realmente acredita estar fazendo a coisa certa. Ufotable, promete fazer anime de Berseria ano que vem? Eu assisto e com certeza comento sobre!

A melhor parte foi quando apareceu o Batman

A melhor parte foi quando apareceu o Batman

Gostou desse artigo? Compartilhe:

  1. pelo que sei o jogo é bem extenso ,não faço a minima ideia do que eles pretendem ,se eles vão rushar até chegar no fim em apenas 5 episódios (péssimo) ,uma season 2 (quase impossível pois a Bandai não deve ter interesse nisso ) ou se vão apenas apresentar os personagens principais e deixar a historia em aberto ( mais provável) ? alguém tem alguma ideia ?

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Até o episódio 8 (de 12 anunciados) não terminaram nem de apresentar os personagens. Eu acho que vai ser split cour – é a cara do ufotable. Por outro lado, acho que mesmo 12 episódios é pouco para uma história extensa. Veremos. Mas que a animação está muito bonita e que a trilha sonora está fantástica, ah isso elas estão!

      Obrigado pela visita e pelo comentário =)

  2. Eu só tenho uma coisa a dizer, gostei mais deste mini arco de Berseria do que o resto do anime de Tales. Eu só acho que o Sorey devia aprender um pouco com a Velvet aquilo sim é que é protagonismo. Agora fora de brincadeira eu gostei destes dois episódios, por mim Berseria podia ter um anime só seu que eu veria. A Velvet é muito diferente do Sorey em muitas coisas, a primeira delas é a diferença de personalidade, a Velvet tem uma personalidade vingativa, ela deseja acima de tudo matar aquele que sacrificou (ou matou) o seu irmão mesmo à sua frente. Para a Velvet nem lhe importa estar encarcerada a devorar mosntros, aquilo que lhe importa mesmo é vingar o seu irmão, nem que por isso tenha que ir ao fim do mundo. Gostei daquele demónio meio humano super gente boa. O Sorey é que devia ter um serafim como a Seres para ver se fica mais forte e menos ingénuo. Já o Sorey é puro e ingénuo, ele nunca saiu daquele sitio dos serafins, por isso não sabe como é o mundo. Aquela posse do dragão dragão de Berseria também me fez lembrar o Batman, se aquilo fosse uma competição de cosplay ele tinha levado nota 10.
    Como sempre um excelente artigo Fábio.

    • Fábio
      Fábio "Mexicano" Godoy

      Depois de assistir Zestiria até o fim (estou para produzir o artigo) repito a minha opinião de que Berseria me interessa muito mais. O Sorey até melhora, mas muito pouco. Ele cresce de poder rápido o suficiente para não precisar lidar com questões mais difíceis. Mas detalhes sobre isso ficam para o artigo final do anime, hehe.

      Obrigado pela visita e pelo comentário! =)

      • Vou ter que dar uma vista de olhos nos episódios do próximo artigo, já faz algum tempo que acabei de ver o anime, não vá eu escrever algum erro grave nos comentários.

Deixe uma resposta