A definição mais básica de ciúme é o receio de perder a pessoa amada para outrem, algo inerente a qualquer ser humano (a não ser que a pessoa tenha algum distúrbio mental grave como o transtorno de personalidade antissocial, vulgo psicopatia).

Love Live! Sunshine!! que é um anime cujas as bases estão ligadas ao trabalho em equipe e a importância da amizade, nos traz nesse episódio um dos lados mais nublados de um relacionamento ao abordar a temática do ciúme.

Sim senhora!

Sim senhora!

Antes de comentar o episódio eu queria fazer uma pequena correção, pois há algumas semanas em um dos meus artigos eu tinha afirmado que a personagem You tinha uma personalidade que lembrava a de uma escoteira mas na verdade a mesma está mais para marinheira, algo que fica mais evidente tendo em vista o cenário do anime que é uma cidade litorânea.

Prosseguindo, depois que Riko viajou para Tóquio para participar de uma competição de piano, as Aqours tiveram que ajustar a coreografia da musica que elas iriam apresentar nas qualificatórias do Love Live. Um desses ajustes foi colocar a You para fazer a função da Riko, algo que inicialmente não deu muito certo.

Embora You e Chika fossem amigas desde a infância e tivessem iniciado o grupo de school idols que agora é composto por nove membros, elas estavam dessincronizadas durante os ensaios passando a impressão que não estavam mais tão ligadas assim.

Falta de sintonia

Falta de sintonia

You começou a sentir que sua ligação fraternal para com Chika estava ficando mais frágil, pois conforme o grupo foi crescendo Chika passou a dar atenção a todas as meninas, especialmente Riko que foi o pivô do ciúme que surgiu em You. Desde o começo da história a You faz o papel de “melhor amiga” de Chika, e quando vemos a personagem ter dúvidas sobre seu relacionamento para com Chika podemos conhecer e nos identificar com a You, afinal quem nunca sentiu receio de perder a pessoa querida para outro alguém?

Outros membros do grupo começaram a ver uma proximidade e uma sintonia entre Chika e Riko até chegando, no caso da Mari, a se surpreender, com o fato de que o grupo de school idols se iniciou apenas com Chika e You e não Chika e Riko.

Mari ao notar o que está se passando ao seu redor resolve procurar You, e com toda a sua experiência de veterana e de quem já passou por problemas de relacionamentos, dá conselhos para a sua companheira school idol dizendo que You deveria procurar Chika e ser honesta com ela, nisso a Mari está certa pois quaisquer mal-entendidos tem que ser resolvido através do diálogo.

E foi por meio do diálogo, primeiramente com Riko e depois com Chika que You pôde desembaçar seus sentimentos para com Chika, tornando-os límpidos novamente. You percebeu que para Chika, ser uma school idol não é uma questão de brilhar sozinha e sim brilhar com todas juntas, não havendo espaço para qualquer tipo de sentimento negativo.

Um belo espetáculo nas qualificatórias para o Love Live!

Um belo espetáculo nas qualificatórias para o Love Live!

No final tivemos um belo musical que as Aqours realizaram nas qualificatórias do Love Live ao mesmo tempo em que Riko estava numa apresentação de piano em Tóquio. No geral esse episódio foi agradável e equilibrado, sem exageros tanto nas partes emocionais quanto nas partes cômicas.

Uma paródia um tanto macabra que achei na internet.

Uma paródia um tanto macabra que achei na internet.

Extra:

Não podia faltar nesse artigo uma dose de moe da Ruby.

Não podia faltar nesse artigo uma dose de moe da Ruby.

 

 

Comentários