É impressionante como esse anime consegue ter uma história forte e causar impacto sem derramar sequer uma gota de sangue, pois o mesmo não precisa apelar para a violência extrema e gratuita para gerar choque e desespero nas personagens, usando apenas o fator psicológico para torturá-las.

O significado de desaparecer no mundo de WIXOSS não é literal, ou seja, os personagens não desaparecem realmente depois de perder todas as moedas douradas, mesmo assim as consequências continuam sendo cruéis. Desaparecer significa, nesse mundo, perder a personalidade, ou seja, perder toda a identidade que caracteriza o indivíduo, entretanto, existe um segredo por trás da perca da personalidade e das memórias das personagens, que é o fato das LRIGs assumirem o corpo das pessoas que perdem todas as suas moedas douradas.

Essa cena mostra a solidão de suzuko devido a ausência do pai.

Essa cena mostra a solidão de Suzuko devido à ausência do pai.

Além das batalhas, outro importante princípio do sistema Selector é a interação social, pois qualquer pessoa que se torna um Selector precisa, antes de tudo, interagir com sua LRIG e depois entrar em contato com Selectors rivais para iniciar uma luta. Durante as lutas, a forma que a pessoa trata seu adversário e o nível de contato que o Selector tem com sua LRIG são determinantes tanto para uma vitória quanto para uma derrota.

Existem centenas de pessoas que foram escolhidas para serem Selectors e, consequentemente, ser apenas mais uma peça de uma engrenagem que é o sistema Selector. Cada uma das pessoas escolhidas tem motivos diferentes para lutar, algumas delas não lutam apenas para sobreviver, mas por outras razões, e ainda há aquelas que não querem lutar, apenas esperando o limite de tempo acabar.

Voltando para o tema “interação social”, temos nos episódios de números três e quatro algumas interações interessantes, que estão listadas abaixo:

  • Suzuko e o garoto que se recusa a batalhar: Suzuko encontra um garoto que pretende fugir dos combates até que o tempo limite acabe; ainda não foi explicado o motivo dessa atitude.
  • Suzuko e sua LRIG: Suzuko prepara o jantar mas seu pai não comparece, então ela tem que jantar sozinha com a companhia da sua parceira.
  • Suzuko e um garoto com quem ela batalha: Essa interação é interessante pois o garoto explica para Suzuko o significado de desaparecer. A princípio ele batalhava porque queria um jeito de procurar sua irmã, mas acabou desistindo.
  • Hanna e uma garota desesperada: Uma garota que estava desesperada para batalhar pois tinha apenas uma moeda e seu tempo estava acabando encontra a famosa escritora de artigos sobre jogos WIXOSS, Hanna Mikage. Um detalhe curioso é que essa garota desesperada lutou contra Chinatsu no episódio dois e a venceu, nessa ocasião ela estava feliz, ao contrário do momento em que estava lutando contra Hanna.
  • Suzuko e Hanna: Elas se encontraram para buscar mais informações sobre as batalhas entre Selectors a fim de descobrir a verdade por trás desses confrontos.
  • Suzuko e Chinatsu: O tão esperado e previsível reencontro acontece no final do episódio de número quatro, mas Suzuko tem uma desagradável surpresa pois sua melhor amiga não é mais a mesma de antes.

No episódio 4, conhecemos um personagem que, digamos, é um “especialista” em interações sociais, trata-se de uma pessoa que no mundo de WIXOSS se tornou praticamente uma lenda urbana. Essa pessoa é Kou Satomi, conhecido também pela alcunha de bookmaker.

Os Selectors precisam constantemente batalhar para não “desaparecer”, mas nem sempre é fácil encontrar um adversário, e aí entra o bookmaker, que tem como função agendar batalhas entre Selectors. Essa pessoa misteriosa, embora não lute, parece ter acesso a informações valiosas através de alguma rede de contato.

Ao entrar no cruel sistema Selector, não basta saber batalhar, tem que saber interagir com os adversários e principalmente com a LRIG, que é a companheira de batalha de todo Selector.

Reencontro

Reencontro.

 

 

Revisado por Tuts

Comentários