Nanbaka! - 05 [720p].mkv_snapshot_12.48_[2016.11.05_08.43.54]

E continuamos com o Torneio de Ano Novo na prisão Nanba. Recapitulando, está havendo uma sequência de disputas inspiradas em várias tradições japonesas. Essas disputas entre os principais prédios decidem qual o melhor prédio do ano e tanto os guardas quanto a cela escolhida podem escolher cada um qualquer prêmio que quiserem.

Curta o anime21 no facebook:

O episódio anterior terminou na disputa de Haruka entre Uno e os presos do prédio 6. Depois de aparentemente estar em grande vantagem, Mitsuba começa a cantar vitória mas Juugo o adverte afirmando que Uno não era bom só em trapaças e que não deveria ser subestimado.

O mestre das cartas.

O mestre das cartas.

Numa virada espetacular, Uno revela sua verdadeira habilidade que é a da observação. Analisando os seus oponentes, ele consegue prever quais são as cartas que devem ser puxadas no Haruka, vencendo assim a disputa.

Umas coisa bastante interessante nesse jogo de cartas foi pensar que só um controle psicológico é o mais importante. Realmente é, mas o Uno elevou isso a outro nível mostrando que analisar o adversários e prever os seus movimentos é o que garante a vitória.

Nessa parte também é revelada a verdadeira ambição de Uno por ter sido voluntário que é a de criar uma sala de jogos dentro da prisão. Vemos também que ele é grande amigo dos outros presos, assim como Rock, e que seu desejo não é tão egoísta pois é para todos.

 

Uno mostrando a sua paixão por jogos.

Uno mostrando a sua paixão por jogos.

A galera aplaude mostrando que ele é muito querido dentro da prisão.

A galera aplaude mostrando que ele é muito querido dentro da prisão.

E finalmente o prédio 13 ganha do prédio 6.

E VAMOS PARA A PRÓXIMA DISPUTAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que é… SOLTAR O PIÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas não é soltar o Peão (vaqueiro) que existe dentro de você, e sim aqueles brinquedos de criança que muita gente deve conhecer do Anime Beyblade que elevou essa brincadeira a outro nível. E com Nanbaka não poderia ser diferente.

Olha o tamanho dessa coisa O__o

Olha o tamanho dessa coisa O__o

No jogo de pião comum, são lançados dois piões em determinada área em que os objetos giratórios têm que se debater até restar um único rodando.

No Japão essa brincadeira é apreciada tanto por crianças quanto por adultos que elevaram a uma arte a forma de se girar pião e fazer manobras com ele.

Parece algo muito simples pra Nanbaka…. MAS NÃO ÉÉÉÉÉÉÉÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!´

Rodar um pião exige certa habilidade na hora de jogá-lo. A precisão e a força têm que ser exatas na hora de puxar a corda para manter o objeto girando com mais força e por mais tempo. Ganha quem tem a maior habilidade em controlar o momento do giro.

E na disputa proposta para os presos, além de tudo isso, temos o tamanho enorme do pião para ser girado.

E agora nós temos a tão aguardada disputa direta entre Hajime e Sugoku.

Rivais não tão amigos assim.

Rivais não tão amigos assim.

Eu considero essa a melhor parte de todo o Anime. As referências, a direção de animação e de som mandaram super bem.

A disputa não se resumiu apenas ao rodar do pião, pois tanto Hajime quanto Gokuu giraram de primeira e incrivelmente continuou girando até a intervenção no final da disputa.

LET IT RIP!

LET IT RIP!

Enquanto Hajime se encarregava do seu rival, Nico disputava com os dois prédios da cela 8. Interessante ver que a todo momento o Anime quebra vários clichês de Animes. QI é aquele personagem bem preguiçoso e por estarmos acostumados com forças de personagens assim relaxadões, pensamos que é com ele que tem que se ter toda a preocupação na disputa. Isso acontece a tal ponto de QI dizer que não é necessário duas pessoas lutarem ao mesmo tempo com Nico pois ele era muito fraco, mostrando assim que Nico não era menos que um desafio para ele.

QI, O cara preguiçoso que é só preguiçoso mesmo.

QI é o cara preguiçoso que é só preguiçoso mesmo.

Upa por sua vez se encarrega de Nico numa luta estratosférica de proporções fodásticas que só fica atrás da luta do Hajime. Ele é aquele típico personagem lutador calmo de espírito. Aquele que não demonstra a sua força através do porte físico ou de palavras, e sim na hora da luta.

Upa é o fodão que é fodão mesmo.

Upa é o fodão que é fodão mesmo.

Nico por sua vez só aceita participar como voluntário na disputa por ter visto Upa praticando um treinamento de Ki. Como ele é maníaco por essas coisas de Otaku, propõe que, se vencer Upa, esse o tornaria o seu aprendiz.

Aqui vemos outra coisa muito boa usada nesse episódio que é o uso de referências. Vocês já devem ter percebido que muitas vezes aparecem o som de censura nesse anime e imagens borradas. Isso é proposital. O autor da obra soube se usar dessas censuras de forma bastante inteligente sem ser uma simples cópia, usando o personagem principal como acontece em Gintama. Toda vez que Nico gritava algum dos poderes, apareciam Juugo, Uno e Rock com plaquinhas tampando as letras e falando “BIIIIPPPP” para não se escutar o nome.

Nanbaka! - 05.mp4_snapshot_10.49_[2016.11.05_08.32.57]

Lista de golpes que eu não vou dizer de quais Animes são. Pesquisem.

O pessoal que cuida da censura.

O pessoal que cuida da censura.

Conseguiram pegar as referências?

Enquanto o pau tá comendo solto entre o presos, os guardas também tão levando as coisas bem a sério. Sério até demais…

Isso deveria ser proibido numa prisão l___l

Isso deveria ser proibido numa prisão l___l

...

Hajime e Sugokuu levam toda a sua rivalidade numa luta de sangue, suor e sangue. Aqui vemos que eles não são tão amigos quanto se pensa. Sugokuu revela a desconfiança pelo comunicado de não ter ocorrido nenhuma fuga no prédio 13. Isso desperta a ira de Hajime que derrota seu oponente com apenas um golpe.

Tirado de G Gundam.

Tirado de G Gundam.

Nico finaliza com o FODÁSTICO golpe BakuRetsu God Finger: https://www.youtube.com/watch?v=IVqBqEN6yho

Enquanto Hajime para o pião, que rodou por mais de 20 minutos, com as próprias mãos.

Wowwwwwww

Wowwwwwww.

E Nanbaka mais uma vez se supera com mais um episódio fantástico e dessa vez cheio de referências à cultura pop japonesa de Animes. Esse episódio se superou em todos os sentidos. A cena da primeira metade em que temos toda a tensão da disputa cortando para o comercial eu considero uma das partes mais hypadas até aqui. As lutas mostram toda a seriedade entre o guardas, provando que Nanba é realmente uma prisão extremamente perigosa e o uso da censura como uma forma de humor nas referências foi umas das coisas mais engraçadas e originais que eu já tinha visto até agora em Animes de comédia. Espero que continue assim e a estrelinha continue subindo.

 

Revisado por Tuts

Nanbaka está disponível no Crunchyroll.

Gostou desse artigo? Compartilhe:

  1. Este episódio de Nanbaka foi demais, quase que tive um ataque de riso com as referências deste episódio, não bastando isso eles censuravam as referências, para mim um toque de génio que só melhorou o episódio. O ataque mais descarado que o Nico realizou foi o kamehameha, o próprio Nico disse o nome do ataque várias vezes descaradamente (os censores aqui foram desleixados, numa das falas é perceptível ouvir o Nico a dizer o nome da referência ( kamehameha).) Eu só acho que a directora tem que se confessar logo ao Hajime, ela já nem esconde que quer um caso com o Hajime, depois a voz que a seyuu faz é muito boa, para um anime de comédia este anime está cheio de seyuus famosos, que só enriquecem este anime.
    O Uno, nem sei o que dizer, já fazia um bom tempo que não via um personagem tão estiloso, ele derrotou os outros dois sem dó, nem piedade, durante este confronto, nunca imaginei que veria um gesto, que não é bem visto no Ocidente, um dos rivais do Uno mostra o dedo do meio e ainda por cima censuraram o que para mim foi uma boa opção para um bom tom cómico (só eu é que acho que estes dois personagens tinham os dedos das mão super grandes, achei meio anormal aquilo).
    O confronto épico entre o Hajime e o Macaco foi muito bom, ainda bem que o Hajime estava calmo senão o macaco tinha morrido (veja-se a facilidade com que o Hajime para um Pião gigante como se fosse nada).
    Como sempre um excelente artigo KM.

    • Esse episódio foi demais. Não entrei muito em detalhes devido a prova do ENEM do qual também participei e fiquei sem tempo. A parte da censura pra mim foi genial a forma como ironizaram e fizeram a seu favor de um jeito muito simples e cômico.

      • Ainda hei-de de descobrir o que é o ENEM, é algum tipo de prova que dá acesso ao ensino superior ou é para outras coisas. Nessa prova tem matéria/conteúdo de várias disciplinas misturadas, ou são provas separadas para cada disciplina?

      • Sim. O Exame Nacional do Ensino Médio. É feito no Brasil para se entrar numa Universidade pública e participar de programas de bolsa entre varias coisa. É multidisciplinar.

Deixe uma resposta