A amizade é um tema bastante utilizado em animes e através dela muitos heróis derrotaram vilões e até salvaram o mundo, entretanto o poder da amizade parece não funcionar nesse anime pois não se trata de uma história simples e maniqueísta.

Em Lostarage Incited WIXOSS, esse nobre sentimento é posto a prova quando a protagonista da série, Suzuko, ouve da sua melhor amiga, Chinatsu, palavras amargas sobre o rompimento do relacionamento fraternal que elas construíram na infância.

Eles conversaram bastante mas batalhar que é bom nada.

Eles conversaram bastante mas batalhar que é bom, nada.

Enquanto para Suzuko a amizade representava um laço que unia ela e sua melhor amiga, para Chinatsu a amizade representava uma corrente que prendia ela dentro de uma personalidade idealizada por Suzuko, pois a Chinatsu que Suzuko enxergava era apenas uma máscara, uma imagem idealizada que em nada correspondia com o verdadeiro “eu” de Chinatsu.

Finalmente Suzuko resolve ser mais proativa e está determinada em lutar por um objetivo, embora ela dissesse que lutava pela sua amiga, faltava determinação para Suzuko. Nas batalhas que ela teve com Hanna e Chinatsu, respectivamente, a protagonista colocou a amizade pelas oponentes acima dela mesma e isso levou a sua derrota perante Hanna e quase fez com que ela perdesse todas as moedas quando enfrentou a sua amiga de infância Chinatsu.

As cenas que envolvem o Bookmaker são interessantes e têm até um certo nível de charme, mas seus diálogos enigmáticos não fazem nada para esclarecer a natureza do jogo ou saber se ele tem algum outro objetivo além de querer ver o circo pegar fogo.

Chinatsu iludindo uma pobre garotinha fazendo que a mesma faça um contrato com o bookmaker.

Chinatsu iludindo uma pobre garotinha fazendo que a mesma faça um contrato com o Bookmaker.

Nesses dois episódios sobre que comento, foram apresentados de forma um pouco mais detalhada dois personagens que já apareceram antes que são o Shouhei e a Rio. O Shouhei é um garoto que foi obrigado a abandonar o futebol devido a uma lesão e logo em seguida virou Selector; ele gostava de batalhar até descobrir a verdade sobre o jogo. Mesmo sabendo um pouco mais sobre esse personagem, o seu papel na história ainda é um mistério.

Já a Rio é uma garotinha que perdeu a mãe e luta para apagar a memória da morte da mesma, pois segundo ela, ao fazer isso, a sua mãe permaneceria viva, entretanto isso é apenas um pensamento distorcido de uma pobre criança inocente. Mesmo assim, Chinatsu ainda iludiu a garotinha a fazer um acordo com o Bookmaker apesar de ter se arrependido disso mais tarde.

Voltando a comentar sobre a questão da amizade, o plano de Chinatsu corresponde em ganhar todas as moedas para eliminar todas as memórias que ela tem da sua antiga melhor amiga Suzuko, pois ela acha que tais memórias estejam prendendo-a de alguma forma, mas eu ainda não entendi direito como o fato da Chinatsu apagar as memórias correspondentes a sua amizade com Suzuko irá ajudar a resolver os problemas financeiros da sua família.

Não é só a amizade que é vista de forma mais complexa, as motivações de cada personagem não são tão simples assim, os personagens lutam para mudarem suas percepções individuais da realidade e não para mudar a realidade como um todo. Ao alterar, apagar, ou até mesmo criar uma nova memória, a realidade individual de cada Selector muda, mas será que isso é suficiente o bastante para solucionar os problemas ou traumas dos envolvidos nesse cruel jogo que testa o psicológico e até mesmo a personalidade dos envolvidos?

Laços e correntes, os motivos que unem ou que prendem um indivíduo em torno de algo são fatores que podem selar o destino de um Selector, e cada batalha é um conflito de interesses, não existe bem e mal, herói ou vilão, existem apenas pessoas que foram forçadas a participar de um jogo que testa o caráter, personalidade e até mesmo a amizade das partes envolvidas.

Esse flashback mostra uma memória muito triste de Hanna.

Esse flashback mostra uma memória muito triste de Hanna.

 

Revisado por Tuts

 

Comentários