O intercâmbio é um tipo de experiência que permite uma pessoa desenvolver um novo idioma e criar uma troca cultural com a comunidade local. Nesse anime que eu irei comentar tem como premissa o intercâmbio cultural entre o oriente e o ocidente, ou sendo mais preciso, entre o Japão e a Inglaterra.

Da esquerda para direita: Aya, Alice, Karen, Shinobu e Yoko.

Da esquerda para direita: Aya, Alice, Karen, Shinobu e Yoko

A protagonista da história chama-se Shinobu Oomiya, que também é conhecida como Shino. Ela viajou para a Inglaterra para participar de um homestay (uma forma de alojamento em que o visitante se hospeda na casa ou apartamento de alguém ou de uma família). Durante a sua estadia ela conhece a filha do casal que está a hospedando que se chama Alice Cartelet. Cinco anos mais tarde, agora uma estudante do primeiro ano do ensino médio, Shinobu recebe uma carta dizendo que Alice iria morar com ela no Japão, e a partir daí o anime começa a mostrar o cotidiano delas junto com as amigas de Shino, que são  Yoko e a Aya, e durante a história aparece uma outra personagem estrangeira chamada Karen, que é amiga de infância de Alice.

Kiniro Mosaic é baseado em um mangá escrito e ilustrado por Yui Hara. A série começou a ser publicada na revista Mangá Time Kirara Max, em Junho de 2010. A obra recebeu uma adaptação para anime pelo Studio Gokumi (Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru, A-Channel) sob a direção Motoki Tanaka (Grisaia no Kaijutsu).

Shinobu, uma japonesa, tendo um café da manhã tipicamente ocidental enquanto Alice, uma britânica, está tendo um café da manhã tipicamente oriental.

Shinobu (à esquerda), uma Japonesa, tendo um café da manhã tipicamente ocidental enquanto Alice (à direita), uma Britânica, está tendo um café da manhã tipicamente oriental

As personagens principais são:

Shinobu Oomiya: Uma garota avoada e otimista, apelidada de Shino por suas amigas, que ama cabelos loiros e a cultura ocidental. Ela sonha em ser intérprete mas geralmente tem notas ruins em inglês e nas demais matérias.

Alice Cartelet: Uma menina Inglesa que se transfere para a escola de Shino e vive em sua casa. Ela adora cultura Japonesa, mas tem complexo sobre sua baixa estatura. Alice gosta muito de Shinobu e tende a ficar ciumenta quando Shino mostra interesse em outras pessoas ou quando se aproximam dela.

Yoko Inokuma: Amiga de infância de Shinobu desde o ensino fundamental. Ela é alegre e cheia de energia e têm dois irmãos mais novos: um irmão e uma irmã.

Karen Kujo: Ela é metade Britânica e metade Japonesa e é amiga de infância de Alice. Ela se muda para o Japão e se matricula na escola de Shino. Karen costuma ser muito alegre, divertida, despreocupada e cheia de energia. A mesma costuma falar Japonês errado.

Aya Komichi: Ela é uma garota tímida, recatada, caseira e tsundere. Aya é uma aluna muito inteligente mas tem o hábito de se esquecer as coisas.

Esta carta que Alice mandou para Shinobu é a origem desta divertida história.

Esta carta que Alice mandou para Shinobu é a origem desta divertida história

Eu tenho um carinho pela série pois Kiniro Mosaic foi o anime que realmente fez que eu passasse a gostar de animes de “garotas fofas”, embora não tenha sido o meu primeiro anime desse estilo. Pessoalmente, a comédia leve do anime me agrada, as personagens são muito carismáticas, fofas e divertidas, especialmente a Karen, que eu considero ser a melhor personagem. A temática do show me chamou a atenção, embora seja comum a presença de personagens estrangeiros em anime, esta história, em específico, trata-se de focar no encontro de duas culturas tradicionais, que no caso seriam a cultura Inglesa e a cultura Japonesa, e tudo isso de uma forma engraçada e divertida.

Quando a protagonista chega na Inglaterra o espectador percebe o choque cultural, mas mesmo assim ela consegue ter contato com a filha do casal que está a hospedando, provando que a amizade é algo muito maior do que qualquer barreira linguística e cultural.

Para finalizar eu queria terminar este artigo falando de uma cena que eu achei bonitinha e ao mesmo tempo interessante, que foi a despedida de Shinobu na Inglaterra onde a mesma se despedia da sua amiga britânica dizendo “olá” em inglês (Hello), em contrapartida, Alice respondia “olá” em Japonês (Konichiwa).

Obrigado a todos que leram este artigo e até a próxima!

 

 

 

Comentários