Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

Olá, pessoal! Aqui estou eu, Tamao-chan, fazendo um post meio diferente. Não é um artigo de apostas, não é um artigo semanal, não são primeiras impressões, enfim. É um artigo singelo sobre o Tsuzuku Anime Awards 2017!

“Mas o que diabos é isso?”, alguns de vocês devem estar se perguntando. O Tsuzuku Anime Awards “é uma premiação anual feita pela Academia Tsuzuku com finalidade crítica, debate e informação tanto para o público quanto aos outros colaboradores da área.”

“E não é uma coisa difícil?” Bem, sim, em se tratando de 40 categorias. Mas a categoria de mangás não será considerada, pois este é o Anime21, e o Anime21 conta exclusivamente com artigos sobre animes.

Mas, enfim, vamos nos preparar para o que vem, já que há muitas categorias pela frente!


Anime21 Diário

Informe o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!


E nós, do Anime21, estamos muito felizes por recebermos este convite incrível! Não é fácil decidir entre vários animes, embora eu tenha poucas considerações a fazer sobre muitos. E as categorias também estão longe de ser uma escolha fácil. Bem, mas vamos lá!

  1. Pior Anime do Ano:
    Mayoiga
    , Big Order e Divine Gate… eu sinceramente não vi nenhum dos três. Eu poderia indicar alguns outros, mas esses parecem ter marcado muito negativamente cada pessoa que assistiu. Eu não gosto de comparar com as notas do MAL, porque muita coisa que gostei ficou com nota baixa, mas parece que a quantidade de gente falando que não gostou da história, do desenvolvimento, ou POR NÃO TER HISTÓRIA MESMO aumentou. Mas na indústria dos animes tem seus altos e baixos (e o que não tem, não é mesmo?).
  2. Inovação do Ano:
    Mob Psycho 100
    , Yuri on Ice!!! e Sekkou Boys. Sinceramente, eu gostei de Mob Psycho desde o primeiro episódio. Um humor que me agrada, além de uma animação incrivelmente funcional. Yuri on Ice!!! tem uma história muito bacana, e toda malemolência dos personagens que a MAPPA não conseguiu fazer em Days passou para esse anime. Sekkou Boys eu ainda não consegui assistir (embora seja um anime de 5 minutos), porém deve ter sido interessante ver esculturas Greco-Romanas fazendo uma Boy Band. Como eu tenho que escolher um, meu voto vai para Mob Psycho 100!
  3. Influência de Ano:
    Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu
    , Erased e Macross Delta. Sinceramente eu não gostei de Re: Zero. Me indicaram 883943847 vezes e, quando vi, não me agradou. Não é pelo fato de ser hype, até porque eu já vi muito hype bom por aí, mas é um anime que o estilo não me agrada. Achei Erased muito melhor no quesito história, além de melhor desenvolvimento em todo o seu mistério. Macross Delta eu não vi, mas muita gente que viu, gostou. O meu voto vai para Erased, embora saiba que Re: Zero ganhará facilmente nesta categoria.
  4. Melhor Curta (em série):
    Space Patrol Luluco
    , Saiki Kusuo no PSI Nan e Kanojo to Kanojo no Neko. O meu voto vai para Saiki Kusuo no PSI Nan, pois a forma de humor mostrada me agradou, principalmente porque a história retrata um menino com poderes psíquicos que tenta se habituar às ocasiões impostas.
  5. Melhor Enredo:
    Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
    , Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu, Boku no Hero, Erased e Gundam: Iron-Blooded Orphans. Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu foi fantástico. Embora o título já dê uma carga enorme de spoilers, não deixou de me surpreender até o fato em si acontecer. A história é contada de forma instigante, e nem parece que o tempo do primeiro episódio era de 47 minutos (ou de 1 hora e meia em BD). Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu poderia ter um desenvolvimento melhor, se o enredo não fosse tão fraco ao meu ver. O protagonista sofreu mais que deveria e, embora ele continuasse sendo a mesma pessoa de sempre, muita gente achou que ele mudou, além de outros buracos na história. Boku no Hero teve um desenvolvimento bacana, porém a história em si não me agradou tanto por causa do tema pelo qual é voltado. O que me agradou foi a desenvoltura do Midoriya e o que ele faz até chegar onde chegou. Erased é outro anime que teve um enredo bacana, embora todo o caso tenha sido resolvido de uma forma meio morna no final. Eu não vi Gundam (lol). O meu voto vai para Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu.
  6. Melhor Roteiro Adaptado:
    Mob Psycho 100
    , Boku no Hero Academia, Gundam: Unicorn e Bungou Stray Dogs. Mob Psycho, Boku no Hero Academia e Bungou Stray Dogs tiveram um enredo muito bom. A mudança em todo o contexto me fez querer assistir a mais episódios. O meu voto vai para Bungou Stray Dogs.
  7. Melhor Roteiro Original:
    Yuri!!! on Ice
    , Kiznaiver, Gundam: Iron-Blooded Orphans, 91 Days e Flip Flappers. Kiznaiver, Gundam e Flip Flappers, apesar da premissa interessante, não foram animes que vi. Yuri!!! on Ice teve temas que poucos animes de popularidade e esporte dão ênfase, e 91 Days foi muito bem trabalhado, tanto em ambientação, quanto em história. O meu voto vai para 91 Days, apesar de gostar muito de animes de esporte.
  8. Melhor Drama:
    Kiznaiver
    , 91 Days, Hibike! Euphonium 2 e Gundam: Iron-Blooded Orphans. O meu voto vai para 91 Days, porque a história conseguiu me atrair por causa da época, e naquela época o que mais aconteceram foram assassinatos, além da instauração da Lei Seca. Importante enfatizar que o personagem principal estava agindo por vingança, e claro que muitas cenas dramáticas aconteceriam.
  9. Melhor Comédia:
    Kono Subarashii Sekai ni Shukufukuwo!
    , ReLIFE, Sakamoto Desu ga? e Sekkou Boys. Embora muitas pessoas indiquem Konosuba, não foi uma comédia que funcionou comigo. ReLIFE conseguiu me ganhar, além da comédia elaborada com fatores simples, mas funcionais, também teve o fator nostalgia, que me agradou bastante. Sakamoto Desu ga? funcionou melhor para mim que Konosuba, principalmente por causa da trilha sonora, que para mim foi excelente. O meu voto vai para ReLIFE.
  10. Melhor Suspense:
    Erased
    , Bungou Stray Dogs e 91 Days. Erased conseguiu me prender do início ao fim, e Bungou Stray Dogs e 91 Days tiveram o mesmo efeito. O meu voto vai para Bungou Stray Dogs porque, além de ter tido uma mudança completamente gigante, principalmente com relação à história, também conseguiram transformar em algo interessante utilizando autores de livros.
  11. Melhor Ação:
    Mob Psycho 100
    , Boku no Hero Academia e Bungou Stray Dogs. Os três tiveram uma animação funcional. Em quesito história, o que mais me surpreendeu mesmo foi Bungou Stray Dogs, e a utilização de autores nesse anime foi bem criativa. O meu voto vai para ele.
  12. Melhor Anime Curto (4-15 eps):
    Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
    , Mob Psycho 100, Erased, Yuri!!! on Ice e Space Patrol Luluco. Para mim, o melhor anime do ano passado foi Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, a história foi muito bem executada, principalmente porque se passou em uma época de dificuldades com relação a peças que foram canceladas por causa de seu teor, e os personagens tiveram que dar tudo de si para se estabelecer nesse mundo porque, querendo ou não, essa era a forma de sustento de cada um deles. A dublagem foi muito bem feita, encaixando-se em cada personagem. Para mim, esse foi o anime mais interessante de todos.
  13. Melhor Anime:
    Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
    , Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu, Hibike! Euphonium 2, Bungou Stray Dogs e Mob Psycho 100. E voltamos mais uma vez com Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu que, para mim, para enfatizar MESMO, foi o melhor anime do ano de 2016. A explicação está acima. XD
  14. Melhor Abertura:
    Mob Psycho 100
    – 99 – MOB CHOIR, JoJo’s Bizarre Adventures – Great Days, Kiznaiver – Lay Your Hands On Me, Erased – Re:Re, 91 Days – TK from Ling Tosite Sigure – Signal e Joker Game – Reason Triangle. O meu voto vai para Mob Psycho 100 – 99 – MOB CHOIR.
  15. Melhor Encerramento:
    Boku no Hero Academia
    – HEROES, Koutetsujou no Kabaneri – ninelie, Kiznaiver – Hajimari no Sokudo, Gundam Unicorn – Next 2 U-eUC-, Bungou Stray Dogs – Namae wo Yobu yo e 91 Days – Rain or Shine. O meu voto vai para Bungou Stray Dogs – Namae wo Yobu yo.
  16. Melhor Personagem Masculino:
    All Might (Boku no Hero Academia), Arataka Reigen (Mob Psycho 100), Sakunosuke “Odasaku” Oda (Bungou Stray Dogs), Osamu Dazai (Bungou Stray Dogs), Rohan Kishibe (JoJo’s Bizarre Adventures) e Sukeroku Yuurakutei (Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu). O meu voto vai para Sukeroku Yuurakutei (Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu), pelo fato de ser um dos personagens mais trabalhados em 2016.
  17. Melhor Personagem Feminino:
    Rem (Re: Zero), Shimomura Izumi (Ajin), Oumae Kumiko (Hibike! Euphonium 2), Ochaco Uraraka (Boku no Hero Academia), Chizuru Hishiro (ReLIFE) e Reimi Sugimoto (JoJo’s Bizarre Adventure’s). O meu voto vai para Chizuru Hishiro (ReLIFE), pois é uma personagem que não é falsa com os seus sentimentos.

Aqui estão os meus votos! Obrigada por acompanharem até aqui e espero que tenham gostado!

Nota do Mexicano: ao longo da semana serão publicados artigos com as expectativas e votos dos demais redatores do Anime21 que foram convidados para votar no Tsuzuku Awards 2017, fique de olho!

  1. Excelente artigo Tamao-chan, eu concordo com os teus votos. Para mim o melhor anime 2016, de longe foi o Showa, como eu gostei de acompanhá-lo. 91 Days e Saiki também foram muito bons. Quanto a Bungou Stay Dogs, a segunda temporada foi excelente, principalmente o arco do flashback do Odasaku, que para mim foi o melhor personagem do anime, mesmo só aparecendo em 4 episódios.

    • Tamao-chan

      Oi, Kondou-san!
      Que bom que gostou do artigo!
      Valeu a pena queimar os meus neurônios! DFHISDUHFI
      Shouwa para mim também foi o melhor disparado!
      E Bungou Stray Dogs realmente mudou da água para o vinho, e personagens excelentes apareceram!
      Muito obrigada pelo comentário!

  2. Em maioria, concordo com suas opiniões, só discordo da melhor abertura, que prefiro a de 91 Days. No pior anime do ano, eu diria Big Order.

    Fora isto, ótimo post. Até!

  3. Na minha opinião o melhor anime do ano foi o Gundam Unicorn, o problema é que além de quase ninguém assistir essa franquia no ocidente, ela só funciona de forma magnifica se o espectador já tiver visto todas as obras do Universal Century. A demais, gostei dos votos, não pelo teor critico que você argumentou em cima deles, mas deu pra perceber a sua inclinação critica pra votar em cata categoria.

    Aguardo os próximos!

    • O Gundam Unicorn foi muito bom, mas ainda assim os Ovas, pelo menos para mim foram superiores à adaptação desses ovas para tv. Até hoje o meu Gundam preferido é o Mobile Suit Gundam: The 08th MS Team, ele foi muito bom. Recomendo que vejas o Mobile suit Gundam Thunderbolt que também é nesta linha de tempo do Gundam, ele é muito bom.

  4. Apesar de não ter visto Showa e mais alguns, eu não consegui concordar com muitos votos que você deu… E só para constar, Erased não é tão bom assim. Ele consegue mexer com seus sentimentos para te prender na cadeira, mas o mistério todo do anime é vazio e mal encaixado, como se o autor só tivesse pensado em “será fulano o culpado” e então na hora que teve que explicar, improvisou. Para ver quais animes assisti, tó: https://myanimelist.net/profile/Tebaldi

Comentários