Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

O Tsuzuku Awards é uma premiação anual, com finalidade crítica, organizada pela Academia Tsuzuku. Esta premiação conta com a colaboração de vários blogs, sites e fansubs para que ocorra uma votação justa e dinâmica. Por conta disso, felizmente a equipe da Anime21 foi convidada para participar desta comemoração. Assim como o título já diz, neste artigo irei fazer comentários críticos e dizer minha opinião sobre as categorias e concorrentes ao prêmio.


Anime21 Diário

Informe o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Pior Anime do Ano:

Esta categoria conta com a presença de apenas três animes, que respectivamente são: Mayoiga, Big Order e Divine Gate. Sinceramente, não vejo falha na escolha desses indicados, os três realmente foram horríveis a ponto de ganharem tal título. Todos os três podem vencer e tenho certeza que não irá haver decepção entre as pessoas que votarão, pois os três estão em pé de igualdade, mas creio que o vencedor desta categoria será Big Order, pois é um anime que possuía um certo hype por conta do autor (o mesmo de Mirai Nikki), então tenho certeza que muitos se decepcionaram intensamente com Big Order, além do anime ter sido uma falha total, assim como outros dois concorrentes.

Meu voto: Big Order

Inovação do Ano:

Esta categoria conta com a presença de também apenas três animes, que respectivamente são: Mob Psycho 100, Yuri!!! on Ice e Sekkou Boys. Na minha opinião, esta categoria é um tanto quanto injusta, pois eu não consigo ver Sekkou Boys e Mob Psycho 100 como uma inovação em si. Apesar da animação de Mob Psycho ter sido realmente encantadora, creio que o conjunto da obra não favorece o anime na questão “inovação”. Sinceramente, quem deve levar esta categoria é Yuri!!! on Ice, pois diferentemente de Mob Psycho e Sekkou Boys, o anime conseguiu inovar em vários aspectos, como por exemplo o esporte em foco, que no caso é a patinação no gelo. Talvez Space Patrol Luluco ou até mesmo Kanojo to Kanojo no Neko poderiam ter sido uma melhor indicação ao invés de Sekkou Boys e Mob Psycho.

Meu voto: Yuri!!! on Ice

Influência do Ano:

Esta categoria conta com a presença de apenas apenas três animes, que respectivamente são: Re: Zero, Erased e Macross Delta. Apesar de Erased ter feito bastante sucesso no início do ano, é inegável dizer que Re:Zero roubou a atenção de todos com o decorrer do ano, e creio que o mesmo deve vencer esta categoria. Infelizmente não assisti Macross Delta, então não posso dar uma opinião mais completa sobre o anime em si, mas dentre os três, é de total certeza que a maior influência do ano foi Re:Zero e por conta disso, como já disse anteriormente, creio que o anime sairá como o vencedor dessa categoria.

Meu voto: Re: Zero

Melhor Curta (em série):

Esta categoria conta com a presença de apenas apenas três animes, que respectivamente são: Space Patrol Luluco, Saiki Kusuo no PSI Nan e Kanojo no Kanojo Neko. O vencedor dessa categoria certamente é um total mistério para mim, eu realmente não faço ideia de qual pode vencer, pois todos os três concorrentes são excelentes. Chutando alto, acho que Luluco consegue a vitória, pois creio que o curta da Trigger conseguiu se destacar mais que os outros dois concorrentes.

Meu voto: Saiki Kusuo no PSI Nan

Melhor Curta (em minutos):

Esta categoria conta com a presença de apenas apenas três animes, que respectivamente são: Shelter, RS Keikaku: Rebirth Storage e Masamune Datenicle. Não tenho muito o que comentar nesta categoria, mas creio que o vencedor será Shelter.

Meu voto: Shelter

Melhor OVA/ONA:

Esta categoria conta com a presença de apenas três animes, que respectivamente são: Koyomimonogatari, Mahoutsukai no Yome e Planetarian. As OVAs/ONAs em questão possuem uma boa qualidade, mas talvez Planetarian seja um pouco inferior aos outros dois concorrentes. Apesar de Koyomonogatari ter sido composto de episódios avulsos, o anime teve um final bastante impactante e que servirá de conexão para uma nova temporada de Monogatari Series. Por conta disso, creio que Koyominogatari possa vencer, mas acredito que a vitória será de Mahoutsukai.

Meu voto: Koyomimonogatari

Melhor Ambientação:

Esta categoria conta com a presença de cinco animes, que respectivamente são: Joker Game, Koutetsujou no Kabaneri, Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, Flying Witch e Erased. Posso afirmar que todos os animes indicados tiveram sim uma boa ambientação, mas creio que Rakugo e Joker Game tiveram um “A” a mais. Na minha opinião, a “maior disputa” dessa categoria ficará entre ambos e creio que Rakugo vencerá. Aliás, apesar de eu ter dito que tanto Rakugo quanto Joker Game são favoritos, não quer dizer que os outros não possam ganhar, pois Flying Witch e Erased tiveram uma excelente ambientação também.

Meu voto: Rakugo

Melhor Enredo: 

Esta categoria conta com a presença de cinco animes, que respectivamente são: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, Re: Zero, Boku no Hero, Erased e Gundam: IBO. Na minha opinião, tanto Erased quanto Boku no Hero não merecem estar entre os concorrentes, não que esses animes sejam ruins, mas não são os “melhores”. Enfim, sendo curto e direto, creio que Rakugo vencerá nesta categoria. Re: Zero também possui chances, mas não acho que o enredo de Re: Zero seja tão maravilhoso para ganhar o título de “melhor”.

Meu voto: Rakugo

Melhor Roteiro Adaptado:

Esta categoria conta com a presença de quatro animes, que respectivamente são: Mob Psycho 100, Boku no Hero, Gundam: Unicorn e Bungou Stray Dogs. Cegamente eu diria que Mob Psycho com toda certeza teve o melhor roteiro adaptado, mas Bungou Stray Dogs conseguiu adaptar tanto o mangá quanto suas novels em duas boas temporadas, não houve erros aparentes e tudo ocorreu bem. Sinceramente, eu apostaria na vitória de Mob Psycho ou Boku no Hero, mas creio que Bungou merece a vitória.

Meu voto: Bungou Stray Dogs

Melhor Roteiro Original:

Esta categoria conta com a presença de cinco animes, que respectivamente são: Yuri!!! on Ice, Kiznaiver, Gundam: IBO, 91 Days e Flip Flappers. De cara já dá pra notar que é uma categoria com concorrentes bastantes problemáticos, pois TODOS demonstraram boa qualidade durante o ano de 2016. Para ser sincero, muito possivelmente Yuri!!! on Ice possa vim a vencer nesta categoria, mas eu não ficaria nada surpreso se qualquer um dos outros concorrentes conseguisse vencer também.

Meu voto: Kiznaiver

Melhor Drama: 

Esta categoria conta com a presença de quatro animes, que respectivamente são: Kiznaiver, 91 Days, Hibike! Euphonium e Gundam: IBO. Não vejo 91 Days como o “melhor drama” do ano, longe disso. Na verdade, acho que existem outros animes que poderiam ter ocupado a vaga de 91 Days. Concluindo de forma rápida, creio que Hibike! e Kiznaiver possuem grandes chances de vencer nesta categoria.

Meu voto: Kiznaiver

Melhor Comédia:

Esta categoria conta com a presença de quatro animes, que respectivamente são: KonoSuba, ReLIFE, Sakamoto Desu Ga? e Sekkou Boys. O prêmio desta categoria sem dúvidas será disputado entre KonoSuba e ReLife, pois tanto Sakamoto quanto Sekkou Boys, ao meu ver, foram de extrema chatice, definitivamente não vi muita graça nesses animes, talvez até mesmo a 2ª e 3ª temporada de Haikyuu tenham sido mais engraçadas que Sakamoto e Sekkou Boys. Creio que vários outros animes que não possuem COMÉDIA como gênero poderiam estar aqui no lugar desses dois, mas enfim, como eu disse, a disputa possivelmente será entre KonoSuba e ReLIFE, mas para ser mais preciso, aposto minhas fichas em KonoSuba.

Meu voto: KonoSuba

Melhor Suspense: 

Esta categoria conta com a presença de apenas três animes, que respectivamente são: Erased, Bungou Stray Dogs e 91 Days. Ao meu ver, nenhum desses três animes indicados são os melhores no quesito “suspense”, talvez eu até entenda Bungou estar nesta categoria por conta do início de sua segunda temporada, mas no geral, eu ainda não vejo justificava para esses três estarem concorrendo a esse prêmio. Pode até parecer engraçado, mas na minha opinião o melhor anime de suspense de 2016 foi a 3ª temporada de Haikyuu, mas como o mesmo não está concorrendo, creio que o vencedor desta categoria será Erased, que para mim, teve seu suspense engolido por seu mistério falho.

Meu voto: 91 Days

Melhor Ação: 

Esta categoria conta com a presença de apenas três animes, que respectivamente são: Mob Psycho 100, Boku no Hero e Bungou Stray Dogs. Não tenho muitas críticas a fazer em relação a esses concorrentes escolhidos, talvez pudesse ter outra mais ou outro e ter fechado o “grupo” com quatro ou cinco indicados. Não acho que Boku no Hero teve a melhor ação do ano, o anime em si foi interessante nessa questão, mas não me encantou tanto. Creio que talvez Bungou mereça vencer, mas acho que Mob Psycho vencerá de forma bastante justa, pois o anime sem dúvidas apresentou uma ação excelente.

Meu voto: Mob Psycho 100

Melhor Anime Curto (4-15 eps):

Esta categoria conta com a presença de cinco animes, que respectivamente são: Rakugo, Mob Psycho, Erased, Yuri!!! on Ice e Luluco. Sendo direto, provavelmente o vencedor desta categoria será Rakugo, pois o anime é superior a todos os outros concorrentes e por conta disso merece o prêmio.

Meu voto: Rakugo

Melhor Diretor: 

Esta categoria conta com a presença de cinco diretores, que respectivamente são: Akiyuki Shinbo (Kizumonogatari), Masaharu Watanabe (Re: Zero), Yuzuru Tachiwaka (Mob Psycho 100), Tomohiko Ito (Erased) e Omata Shinichi (Rakugo). O renomado Akiyuki Shinbo teve um ano excelente, as obras nas quais ele trabalhou foram todas incríveis, se não fosse pelo trabalho incrível de outro diretor, com toda certeza, eu apostaria todas as minhas fichas no Akiyuki Shinobu. Ao meu ver, o melhor diretor de 2016 foi Masaharu Watanabe, pois ele conseguiu fazer um trabalho mais que incrível dirigindo Re: Zero. Entretanto, creio que quem vencerá essa categoria será Omata Shinichi.

Meu voto: Masaharu Watanabe

Melhor Estúdio:

Esta categoria conta com a presença de quatro estúdios, que respectivamente são: Bones, Sunrise, A-1 Pictures e Trigger. Para início de conversa, acho totalmente errado a Shaft não estar concorrendo nesta categoria, pois o estúdio no ano de 2016 conseguiu fazer excelentes animes. Para mim, a Shaft poderia muito bem estar no lugar da Sunrise, pois a mesma com toda certeza não foi superior a Shaft em 2016. Enfim, creio que o vencedor desta categoria será a Bones ou talvez até mesmo a Trigger.

Meu voto: Bones

Melhor Traço:

Esta categoria conta com a presença de cinco animes, que respectivamente são: Gundam Unicorn, Koutetsujou no Kabaneri, Bungou Stray Dogs, Boku no Hero Academia e Love Live! Sunshine!!. Apesar de Gundam Unicorn ter tido um belo traço oldschool, creio que o mesmo não irá ficar na disputa direta pelo prêmio dessa categoria, muito possivelmente os que possuem maiores chances são: Bungou, Boku no Hero e Love Live!. Um fato curioso para se ressaltar é que Kabaneri também possui um traço “meio oldschool”, que apesar dos pesares, não me encantou muito, diferentemente do traço de Gundam Unicorn, que achei muito interessante e diferenciado pra nossa época atual.

Meu voto: Bungou Stray Dogs

Melhor Arte: 

Esta categoria conta com a presença de seis animes, que respectivamente são: Kiznaiver, Mob Psycho 100, Bungou Stray Dogs, Love Live! Sunshine!! e Amanchu. Essa categoria está bastante justa, todos os animes presentes nela possuem uma excelente arte, mas claro que alguns se destacaram mais que outros, como por exemplo Mob Psycho 100, que na minha opinião teve a melhor arte de 2016 e provavelmente vencerá. Nesta categoria, senti falta de Flip Flappers, que teve uma excelente arte e creio que merecia estar concorrendo ao título.

Meu voto: Mob Psycho 100

Melhor Animação:

Esta categoria conta com a presença de quatro animes, que respectivamente são: Mob Psycho, Haikyuu 2 e 3, Bungou Stray Dogs e Tales of Zestiria the X. Todos os animes concorrentes foram muito bem animados, mas creio que Mob Psycho vencerá ou até mesmo Tales of Zestiria, pois ambos tiveram animações surreais, a única diferença entre as duas animações é que Tales of Zestiria se aproveitou MUITO MAIS do CG do que Mob Psycho, que recorreu a uma animação diferenciada e psicodélica inspirada no traço original do mangá. Novamente senti falta de Flip Flippers entre os concorrentes.

Meu voto: Mob Psycho 100

Melhor Figurino: 

Esta categoria conta com a presença de cinco animes, que respectivamente são: Bungou Stray Dogs, 91 Days, Re: Zero, JoJo Part 4 e Joker Game. Pessoalmente gostei de todos os concorrentes, todos os animes indicados possuem personagens com bons figurinos. Ao meu ver, o figurino de Joker Game é o mais interessante dentre os concorrentes, pois ele remete perfeitamente a uma época conturbada da história (1939-1945). O anime conseguiu trazer um pouco do Japão dos anos 40 em sua ambientação e figurino. Creio que Joker Game vencerá está categoria.

Meu voto: Joker Game

Melhor Compositor OST:

Esta categoria conta com a presença de seis compositores, que respectivamente são: Hiroyuki Sawano (Kabaneri), Hayashi Yuuki (Kiznaiver), Saeko Suzuki (Macross Delta), Yuki Kajiura (Erased), Kenji Kawai (Joker Game), Taku Matsushiba e Tarou Umebaya (Yuri!!! on Ice). Sinceramente, na minha opinião quem merece ganhar é Hayashi Yuuki, pois o mesmo compôs OSTs incríveis e memoráveis para Kiznaiver e Boku no Hero, pessoalmente ele é o meu favorito dentre esses concorrentes. Creio que o mesmo possa vencer, mas talvez Tarou Umebaya possa “roubar” esse prêmio.

Meu voto: Hayashi Yuuki

Melhor Mixagem de Som:

Esta categoria conta com a presença de apenas três animes, que respectivamente são: Erased, Re: Zero e Macross Delta. Re: Zero teve uma mixagem muito superior  a dos outros animes, pois em segunda parte as OSTs utilizandas foram todas mixadas e muito bem aproveitadas. Infelizmente, eu não assisti Macross Delta, então me resumo a apenas Re: Zero e Erased nessa, e para mim, Re: Zero teve a melhor mixagem de som do ano e creio que o mesmo vencerá nesta categoria.

Meu voto: Re: Zero

Melhor Anime: 

Esta categoria conta com a presença de cinco animes, que respectivamente são: Rakugo, Re: Zero, Hibike! Euphonium 2, Bungou Stray Dogs e Mob Psycho 100. Gostaria de deixar claro que não assisti Rakugo, todos os meus comentários anteriores foram baseados em relatos de colegas e reviews que eu li na internet na época de primeira temporada, por conta disso não posso afirmar que o anime mereça ser considerado o melhor do ano, mas creio que vencerá. Bungou, Mob Psycho e Hibike foram bons, mas não foram bons o suficiente para serem os melhores, então eu acho que o prêmio dessa categoria realmente fica na conta de Rakugo.

Meu voto: Re: Zero

A equipe da Anime21 não irá votar nas categorias relacionadas a mangá, mas fiz alguns comentários sobre algumas dessas.

Mangá Revelação:

Esta categoria conta com a presença de apenas três mangás, que respectivamente são: The Promissed Nerveland, Uratarou e Kimetsu no Yaiba. Em 2016, o mangá da Jump, The Promissed Neverland, teve seu início na revista e ainda por cima conquistou muitos fãs aqui no ocidente e alguns no oriente, em comparação com Uratarou e Kimetsu no Yaiba, creio que o vencedor desta categoria seja o próprio The Promissed Neverland, pois o mesmo na minha opinião é superior aos outros concorrentes.

Melhor Mangaká:

Esta categoria conta com a presença de quatro mangakás, que respectivamente são: Shinobu Ohtaka (Magi), Kentaro Miura (Berserk), Chica Umino (3-gatsu no Lion) e Horikoshi Kouhei (Boku no Hero Academia). Apesar de não ter publicado muitos capítulos em 2016, Miura conseguiu fazer alguns bons capítulos, mas infelizmente o mangá logo teve um novo hiato e logo voltou ao limbo da revista. Sinceramente, creio que os três que possuem mais chances de receber o prêmio são: Horikoshi, Umino e Shinobu. O ano 2016 certamente foi ótimo para Boku no Hero, pode-se dizer que Horikoshi conseguiu fazer capítulos emocionantes e excelentes, mas apesar dos pesares, na minha opinião, o mangá foi como uma montanha russa, Boku no Hero teve altos e baixos em 2016. Contudo, creio que Boku no Hero fez mais coisas significantes que Berserk em 2016, por isso digo que Horikoshi possui mais chances de vencer do que Miura. Apesar de achar que a Shinobu Ohtaka mereça o prêmio desta categoria, pois ela trouxe capítulos incríveis e absurdamente bons nesta reta final de Magi, creio que quem irá vencer é o próprio Horikoshi ou até mesmo a Chica Umino.

Melhor Desenho:

Esta categoria conta com a presença de quatro mangakás, que respectivamente são: Yusuke Murata (One Punch Man), Takeshi Obata (Platinum End), Sui Ishida (TG:RE) e Chica Umino (3-gatsu no Lion). Sui Ishida e Chica Umino certamente possuem traços únicos, mas creio que a “verdadeira” disputa será entre Yusuke Murata e Takeshi Obata. Acredito que Murata irá sair como o vencedor dessa categoria, apesar de preferir o traço de Sui Ishida e Chica Umino.

Nota do Mexicano: ao longo da semana serão publicados artigos com as expectativas e votos dos demais redatores do Anime21 que foram convidados para votar no Tsuzuku Awards 2017, fique de olho!

  1. Em influência, provavelmente Re: Zero vá ganhar, mas prefiro Erased em alguns pontos. Em inovação, concordo sobre o voto em Yuri!!! on Ice. Koyomimonogatari realmente teve sua vantagem sobre os demais em sua categoria. Concordo quanto aos estúdios e mangás, além das demais categorias sobre animação, arte, compositor, etc.

    Fora isto, ótimo post. Até!

Comentários