O lixão é a forma mais fácil e rápida para de se livrar do lixo, basta encontrar uma área, em geral abandonada, e deixar o lixo lá. Apesar de ser um processo simples e barato, isso trás consequências negativas para a sociedade e o meio ambiente, pois além de poluir, os lixões são locais onde proliferam animais que podem transmitir doenças, como baratas, moscas, mosquitos e ratos. Atualmente os lixões são um dos grandes desafios que as cidades, tanto de grande, médio e pequeno porte enfrentam.

Lixão

Lixão

No segundo episódio de Idol Jihen as idols congressistas tiveram que buscar uma solução para o problema de um lixão em uma determinada vila, mas antes elas tiveram que resolver uma “divergência partidária” de forma nada ortodoxa, que foi um desafio de bungee jump entre idols. E por falar em desafios, eu tenho a impressão que cada partido tenha sua forma de fazer desafios/testes, por exemplo, no Partido Heroine, a nossa protagonista teve que subir uma colina correndo, e no caso do Partido Sanrai, parece que os seus membros saltam de bungee jump.

A tal “divergência partidária” estava relacionada a Shizuka, que um dia pertenceu ao Partido Sanrai, mas acabou o deixando por motivos pessoais, e por isso foi acusada de traição. Essa “infidelidade partidária” se deu por conta do fato de Shizuka ter una “aura” tão grande que acabava ofuscando as outras idols do partido, ou seja seu enorme talento era uma faca de dois gumes. Devido a isso ela resolve sair do partido para não ferir os outros e a si mesma, mas ela acaba encontrando na Natsuki uma companheira capaz de brilhar tão intensamente como ela, e isso é provado ainda no primeiro episódio quando ela se apresentaram juntas.

Para que diplomacia, se as divergências podem ser resolvidas através de um desafio de bungee jump?

Para que diplomacia, se as divergências podem ser resolvidas através de um desafio de bungee jump.

Sobre o problema do lixão, as personagens principais estavam em uma reunião para encontrar uma saída para o lixão de uma vila, mas isso não é algo tão simples assim pois para dar um fim em um lixão existem trâmites burocráticos a serem seguidos, e no caso desse lixão, a situação fica complicada porque o terreno é uma propriedade privada pertencente a um politico de um partido importante do governo, que cedeu seu terreno para receber o lixo, e por mais que isso afetasse o meio ambiente e os moradores da região, nada poderia ser feito pois estava dentro da lei.

A ideia de resolver as divergências através de uma disputa de bungee jump pode ser até meio idiota, entretanto é uma forma de deixar o anime leve, pois se os membros dos Partidos Heroine e Sanrai resolvessem suas questões de maneira mais diplomática e formal poderia tirar o clima leve que um anime de idols costuma ter. Admito que as cenas onde a protagonista pulava sem ter medo em contraste com o medo da garota que a desafiou foi engraçada, e até mesmo quando a corda que segurava a Natsuki arrebentou teve a sua graça.

Até a "oposição" se rendeu ao talento das idols congressista.

Até a “oposição” se rendeu ao talento das idols congressista.

Em meio ao que parecia uma queda mortal, Natsuki enxerga todo aquele entulho e percebe que existe uma beleza escondida atrás do lixo, e baseando- se nessa percepção é que Sachie encontrou uma solução criativa para resolver o problema do lixão que foi transformar o lixo em arte, revitalizando o local. A participação da comunidade nessa iniciativa foi fundamental, e algo que eu achei interessante foi o poder de agregação de uma idol, pois as idols congressistas usaram todo seu talento e carisma para unir as pessoas da vila em torno de uma causa social.

A politica neste anime não está sendo usada como “desculpa” para que “garotas fofas” façam “fofuras”, pois a temática politica está presente e move a trama deste show, e por mais que Idol Jihen também tenha elementos comuns a animes de idols, o que pode afastar muita gente, eu continuo recomendando este anime pois trás algo novo para o mundo “idol”, pois ele acaba saindo um pouco dos clichês que esse estilo possui, e acredito que a história vai continuar crescendo e quem sabe até nos surpreender.

No fim tudo acaba em música e dança.

No fim tudo acaba em música e dança.

Extra:

O Legislativo no Japão é bicameral. O parlamento japonês chamado de Dieta, consiste na Câmara dos Conselheiros (a câmara superior), com 242 membros eleitos para mandatos de seis anos pelo voto popular, e a Câmara dos Representantes (a câmara inferior), com 480 membros por voto popular para mandatos de quatro anos.

 

 

Comentários