Nesse episódio de Gintama começou oficialmente a temporada de batalhas do Arco Rakuyou, ou seja, nos próximos episódios teremos um grande enfoque no passado de um dos mocinhos e no inimigo que ele enfrenta, com apenas uma certa passagem introdutória, mostrando qual será o próximo combate (no caso, teremos o Sakamoto e a Mutsu enfrentando o Mr. Gundam).

Não há muito o que se falar de pormenores, esse tipo de episódio põe toda sua significância nas mensagens que cada batalha gostaria de apresentar, porém, a mensagem de Katsura é tão limpa e clara que cabe facilmente como tópico para um único artigo, que é exatamente o que faremos agora.

O que faz de alguém um líder poderoso? Como se define um comandante e general capaz ? Ao perguntar isso, as chances são de que você vai achar diversas respostas, das mais variadas. Alguns dirão que o líder perfeito é aquele que consegue eliminar seus inimigos, outros que é aquele que demonstra certeza e invulnerabilidade, sendo sempre aquele que ou está com a razão ou que parece ter a razão. Robert Greene,por exemplo, advoga que um grande líder é aquele que é capaz de esmagar seus inimigos completamente, mas que também tem o dever de saber quando ele é mais fraco que seus inimigos desistindo na hora certa.

Katsura Kotarou pensava de um jeito similar, de nada adianta um líder ser uma fortaleza implacável, como é o Gintoki, se ele é incapaz de se render até estar completamente destruído, de nada adianta o líder ser alguém que sabe planejar investidas, como o Takasugi, se ele não tem capacidade para cuidar da parte burocrática de ser líder. E de nada adianta um líder ser um grande burocrata comerciante como o Sakamoto, se no fim das contas ele só serve para isso. No fim dos discípulos de Shoyo havia um homem que dominava a arte do combate, da estratégia e da burocracia, e esse homem era a criança herdeira do clã dos Katsura.

Katsura é aquele responsável por preparar o terreno para ataques. Entendendo sua falta de poder militar, ele recua quando necessário e serve como o maior reforço para quando os campos de combate ofensivo, como os de Gintoki, precisam de uma ajuda melhor que a retaguarda de Takasugi. Como o próprio Sakamoto disse: vencer uma batalha é fácil, difícil é saber como agir quando perde. Se Takasugi ou Gintoki perdessem um combate sem Katsura ao seu lado, eles simplesmente continuariam lutando até serem completamente dizimados junto com toda a honra Samurai que possuem.

É exatamente por saber quando recolher as armas e sair correndo, ou quando é a melhor hora para agir, que Katsura entende o que realmente significa ser um líder, não é sobre defesa do orgulho próprio. A única coisa que um general não pode deixar que aconteça é que ele seja morto em batalha deixando seus exércitos sem auxílio estratégico ou moral para continuar. Na temporada passada, no anime Drifters, vimos exatamente algo assim quando o protagonista, logo no primeiro episódio, fica para trás tentando arrancar a cabeça do general inimigo enquanto seu general foge para reagrupar suas forças e lutar um outro dia.

Comentários