Estamos recrutando redatores, clique aqui e se candidate, vagas limitadas!

Acho que as pessoas que assistem a esse anime também se sentem como parte do grupo composto pela Hinako e suas amigas. Acompanhar semanalmente a vida diária das personagens desse anime nos dá aquela sensação de intimidade com as meninas, pois a essa altura da temporada, nós, os espectadores, já conhecemos algumas coisas sobre elas, como, por exemplo, seus comportamentos e personalidades.

É curioso que ela tenha intimidade com os animais mas não saiba imitá-los

Tendo assistido 5 episódios de Hinako Note, chego a conclusão de que não tem como não ser amigo (a) da Hinako (ou melhor dizendo, de todas elas). Entretanto, existe uma certa tsundere que se recusa de todas as maneiras a admitir que é amiga da nossa amável protagonista.

Toda essa experiência de nos sentir próximos delas é o que torna o anime divertido de acompanhar. Mesmo sabendo que não irá acontecer nada de ruim com elas, nós não queremos vê-las infelizes, porque a diversão delas é a diversão dos espectadores. O comportamento de cada personagem faz com que as pessoas que assistem a esse anime tenham vários tipos de reações. Por exemplo: rimos com o fato da Kuina sempre estar com fome; queremos sempre ajudar a Hinako quando ela está com dificuldades devido a sua timidez; a voz calma da Chiaki nos passa uma sensação de tranquilidade e mansidão; temos vontade de abraçar a Mayuki devido por ela ser bastante delicada; temos vontade de nos aproximar da Yua, pois mesmo não admitindo seus verdadeiros sentimentos, ela é fofa e gentil.

Momento fofo da Mayuki

A Hinako é a candura em pessoa. Tal inocência é algo agradável de ver e a torna uma personagem muito fofa (eu a considero uma das personagens mais fofas da temporada). Outros pontos positivos que a Hinako tem, é que ela é esforçada e dedicada. Nos treinos, mesmo sem saber dançar, ela não desistia e permanecia sempre confiante.

Eu sei que existem pessoas que não enxergam as personagens apenas de forma inocente, pois o fanservice presente serve para mostrar as personagens de forma sexualizada a fim de agradar um determinado publico. Enfim, eu não vou me aprofundar no mérito de uma questão tão polêmica como essa.

Normalmente, em animes desse gênero, a amizade das garotas é mostrada como algo puro e sincero. A Hinako teria grandes dificuldades de alcançar seus objetivos caso ela não tivesse suas amigas ajudando-a. Não vemos nenhum tipo de intriga ou qualquer tipo de coisa que pode abalar a amizade delas.

Diante de personagens tão afáveis como elas, não tem como não criar empatia (a não ser que a pessoa não goste ou tenha preconceito com esse tipo de anime) pela história que elas estão envolvidas. Torcemos e acompanhamos a trajetória da Hinako para superar sua timidez e se tornar uma atriz, mesmo que a caminhada dela seja mostrada de forma muito lenta. Entretanto, os momentos cômicos contribuem ainda mais para criar um clima leve e descontraído.

A Hinako imitando um cachorro foi engraçadinho e fofinho

Nesse episódio a Yua teve bastante destaque, e aos poucos está se dando bem com a Hinako, embora ela não queira admitir isso. Ela já reconheceu que a protagonista é esforçada, e mesmo vendo-a como uma rival, está disposta a ajudá-la quando necessário. A amizade entre elas conseguiu passar uma imagem de algo fofo e bonitinho, o que é muito importante para um anime que se propõe a mostrar que a vida também tem seu lado fofo. Por falar em fofura, eu não tenho nada a reclamar, pois este anime cumpre bem o seu papel dentro da sua proposta e de seu gênero.

Por fim, foi muito divertido acompanhar a nossa protagonista se esforçando nos treinos e contando com o apoio das amigas. Ver a Yua tentando ser amiga da Hinako do jeito dela também foi outro ponto positivo, afinal, só ela mesmo para ficar stalkeando uma pessoa, que você nem considera uma amiga, por horas, e depois ainda ajudá-la com o treinamento.

Espero que este artigo tenha sido tão divertido de acompanhar como este anime. Obrigado a todos que leram até aqui, e até a próxima!

  1. ”Normalmente, em animes desse gênero, a amizade das garotas é mostrada como algo puro e sincero”.é exatamente isso que me faz gostar tanto desse tipo de anime.é ótimo ver garotas sendo amigas sem aquela rivalidade idiota dos filmes americanos.Sempre me irrita ouvir comentários falando mal da amizade feminina,já que sempre tive mais amigas que amigos e sempre me irritava ter que escutar essas coisas.Mas animes sobre amizade,seja ela masculina ou feminina são sempre muito bonitos de ver.Ainda mais com personagens tão carismáticas assim!A única coisa que vem me incomodando no anime é o fanservice.(que só vem aumentando).

    • Flávio

      A amizade é algo tão importante em alguns animes que ela é tratada como uma espécie de poder. No que diz respeito a animes moe, a amizade é um dos pilares desse tipo de obra.
      Obrigado pelo comentário!

Comentários