Recentemente tivemos a notícia de que o mangá de Hunter x Hunter irá voltar de hiato. Essa notícia, me fez recordar de toda história e desenvolvimento de sua série anime. Relembrando várias e várias coisas em relação a ele, fui assistir o último episódio de Boruto. E quem diria!? Boruto está se baseando na receita deixada por Hunter x Hunter? Pode ser uma mega coincidência e infelizmente os itens que irei citar aqui são bem clichês e populares em várias histórias, não apenas em animes. De todo modo, percebi uma certa semelhança entre HxH e Boruto, que coincidência ou não, vale o esforço de comentar aqui com vocês.

Não importa se você é fã ou não de Naruto e agora Boruto, temos que deixar claro uma coisa: animes para o público Shounen estão cercados de certos clichês e existem padrões que devem ser seguidos para que esse público aceite o anime. Padrões que podem ser bem trabalhados ou não. Esses clichês podem ser mascarados e passam imperceptíveis pelo público ou deixados no seco sem preocupação alguma com o que o público irá pensar. Naruto, felizmente ou infelizmente (tirando os fillers) fica no meio termo. Ele já até caiu no poder do protagonismo (aquela força ganha do nada, a base de um discurso que irá ajudar a vencer o vilão) ou realizou atos seguindo clichês atrás de clichês. Mas roteiros escritos padronizados são comuns e os clichês ainda mais. É comum em séries animes com muitos episódios (One Piece, HxH, Monogatari), e Naruto não fica de fora.

A maioria dos animes ecchis de 12 episódios lançados atualmente seguem padrões semelhante, mas essa discussão fica pra outro artigo, outra hora.

Você deve estar se perguntando o que diabos Hunter x Hunter tem a ver com Boruto … ou não, talvez você só esteja pensando em como veio parar aqui sendo que estava buscando o episódio de Boruto para baixar.

Imaturidade; molecão de tudo; desejo enorme em ser mais forte; tem uma obsessão pelo pai; bondade de “dar inveja”; está servindo de exemplo para seu melhor amigo e não pensa duas vezes em se sacrificar para salvar alguém. Estou descrevendo Boruto ou Gon? Ambos possuem essas características!

Escuridão instalada em sua vida; família problemática; cresceu em um ambiente problemático; tem um pai assassino; sabe lutar apenas matando e está tentando encontrar a luz para sair da escuridão​ através do seu melhor amigo. Quem é o personagem: Killua ou Mitsuki?

Existem muito mais características semelhantes, porém não quero dar spoiler

Eu poderia ter feito uma comparação mais elaborada, um pouco mais formulada, porém isso tudo pode ser mera coincidência ou até mesmo receita de bolo pega não apenas de HxH, mas sim de vários animes e mangás Shounens. Como havia dito lá em cima, até os clichês são padrão. De todo modo, é uma SENHORA de uma “coincidência”.

Deixando de lado as comparações…

…mas ainda comparando.

Esse episódio me fez ficar um pouco mais pé no chão. Cometi o erro de esperar um desenvolvimento em um ritmo mais “normal” igual aos demais animes; um pouco mais rápido do que está sendo. Mas esse episódio me mostrou de vez que Boruto não está se preocupando com isso. Se tiver que ser 40 episódios só de introdução, será. O que até certo ponto não se torna ruim. Outros animes como HxH e Gintama iniciaram  se preocupando com a introdução e não tendo preguiça alguma em fazer com calma. Porém quem assistiu costuma falar: “Hunter x Hunter é ótimo, pode assistir. Mas assisti até o episódio 45 porque é lá que o anime começa de verdade”. O que não deixa de ser mentira, eu engoli os 30 primeiros episódios de HxH na marra com a esperança de ficar bom. Dropei os 20 primeiros episódios de Gintama várias e várias vezes. Esse é o problema: animes que se preocupam em ter um introdução mega bem desenvolvida e sem correria pode afastar muita gente que está acostumada a ir direto ao ponto. Bungou Stray Dogs fez um sucesso enorme e uma de suas características é ir direto ao ponto, a série inteira possui jump cuts (cortes rápidos e secos).

A última aula que não foi a última aula.

Esse episódio foi intitulado de “A última aula”, sinceramente não entendi o motivo de ser chamado assim. Esse título me fez até cogitar a morte de alguém. Eu realmente fui idiota ao ponto de acreditar que Shino morreria.

Assim como os demais episódios de Boruto, não recebemos muita informação sobre​ o que está acontecendo com a vila, muito menos alguma pista nova sobre o olho de Boruto e a criatura misteriosa que está possuindo as pessoas do local. Porém, foi confirmado algo importante: sentimentos negativos atraem aquela criatura e cria vulnerabilidades para possessão.

Outro item importante que rolou nesse episódio foi a revelação de algumas das razões do Mitsuki. Como citei lá em cima, ele realmente admira Boruto e está fugindo de seu passado e aparentemente de sua família. Infelizmente, ele ainda continua muito misterioso e esse episódio dá a entender que ele realmente sabe o que aquela criatura é.

Novamente, ressalvo que as lutas estão bem desenvolvidas. Realmente não foram muito animadas ou legais, mas elas foram bem desenvolvidas. Como havia dito no artigo anterior, utilizar do trabalho de equipe para equilibrar as diferenças de forças entre aluno e professor é um boa e óbvia saída. Se as batalhas em equipes continuarem assim e adicionarem uma animação ainda melhor, talvez em um futuro, quando todos crescerem e forem para as verdadeiras batalhas, teremos combates em equipes realmente divertidas e impactantes. Batalhas em equipe é uma especialidade de Naruto, só o fato dessas batalhas continuarem em Boruto já faz valer a pena ver o anime.

O próximo episódio aparentemente não irá citar nenhuma novidade sobre o olho de Boruto ou a criatura. Pelo que notei na prévia, vai ser um episódio bem leve e apenas para desenvolvimento e introdução de personagem. Com isso, bem provável que não tenha muito o que comentar sobre o episódio em si, então talvez eu faça finalmente minha aposta sobre o que diabos é olho de Boruto.

Até lá, você pode clicar aqui e conferir, caso não tenho conferido ainda, meus artigos anteriores sobre os episódios de Boruto.

Comentários