Em termos de ação pura, é difícil decidir entre esse episódio e a luta da Ymir. Eu acho que o combate da Ymir contra uma horda de titãs foi mais imprevisível, mais dinâmico, mas o combate um a um entre Eren e Reiner foi mais engajante, ainda que no duro no duro tenha consistido de muito tempo parado, várias tomadas de ângulos diferentes do mesmo modelo, e muita gente falando ao fundo. Tecnicamente acho que empatam. Mas algo muito mais importante estava acontecendo agora, então acredito que esse episódio tenha tido o melhor combate da segunda temporada de Ataque dos Titãs até agora. Venceu por pontos, não por nocaute, mas venceu e é isso o que importa.

Adicionalmente ao episódio 5, aquele da Ymir, no conjunto foi bem mais fraco do que esse. Teve um monte de flashback com o qual não poderia me importar menos. Esse também teve seus flashbacks dos tempos de treinamento de Eren e companhia, mas pelo menos teve mais relação com o que realmente estava acontecendo. Ainda que eu considere que foram completamente desnecessários – quero dizer, eu já sei que a Annie era forte e que lutava daquele jeito, não precisava que o anime me lembrasse disso.

Nunca deixo de me impressionar ao ver que eles aprenderam a voar. Quanta diferença para a primeira temporada!

Mas se esse episódio vence como o melhor da temporada no cotejo contra os demais da temporada, o combate entre o Eren e o Reiner está sendo muito mais duro e ainda está empatado. Bom, acho que um combate contra o Reiner só poderia ser duro mesmo, se é que me entende, compreende e perdoa pela tentativa horrível de piada. De todo modo, usando técnicas de arremesso, luta de solo e imobilização, Eren conseguiu uma pequena vantagem sobre o Reiner e estava a ponto de vencer. Mas qualquer vantagem é pequena demais quando comparada com o titã Colossal (desculpa por mais essa), não é, Bertolt, então quando o Reiner viu que não teria como vencer pediu ajuda para seu parceiro. Dois contra um, ainda que um deles esteja pela metade, não é justo. Mas esse mundo não é justo e acho que o Eren está ferrado no próximo episódio.

Devo dizer, contudo, que gostei de ver ele finalmente dizendo o que pensa. Ok, dizendo não, porque ele ainda só sabe urrar quando na forma de titã (e se não tiver cordas vocais titânicas nunca poderá mais do que isso mesmo), mas pensando. Quando o Reiner contou que ele e o Bertolt foram os responsáveis pelo Ataque dos Titãs que dá o nome e a razão de ser desse anime, achei que o Eren foi muito mole, muito lesado ou muito frio ao não ficar nem um pouco abalado com a informação de que eles eram essencialmente os assassinos de sua mãe. Dado que ele já sabia que eles poderiam ser titãs e estivesse tentando executar um plano de contingência para essa hipótese, é quase verossímil que ele tenha pegado leve por causa disso, mas as outras duas hipóteses não fazem sentido. Ele pode não ser o filhote mais inteligente da matilha mas também não é tão burro assim, e ele é tudo menos uma pessoa fria. Por isso fiquei bastante satisfeito em vê-lo lembrar-se agora de sua mãe e odiando o Reiner por isso (e por tê-lo enganado) e lutando metade usando a razão, metade usando a fúria da vingança.

Isso é judô! E eu devo saber fazer isso ainda. Não que eu seja ágil para reagir rápido com o Eren, então é quase totalmente inútil.

Agora é pensar sobre o que vem a seguir. Tenho quase certeza de que o Eren será capturado. Como Mikasa e companhia irão resgatá-lo? Bom, se Reiner e Bertolt fugirem para o lado de fora da muralha, como parece ser o único caminho que eles têm, talvez o eventual surgimento de outros titãs crie a confusão necessária para que o Eren consiga se libertar ou para que alguém consiga libertá-lo. Alternativamente, talvez o Eren não seja capturado. De um jeito ou de outro, mesmo que não dê para confiar muito nos títulos dos episódios de Ataque dos Titãs, o próximo se chama “Perseguição” e seria em todo caso útil para os soldados humanos saberem para onde Reiner e Bertolt estão indo, então acredito que irão atrás deles de um jeito ou de outro. Uma semana até descobrirmos, contudo (exceto pra você, espertinho que já leu o mangá).

Então choveu morte

Comentários