Venho reclamando a um bom tempo sobre a enrolação dos acontecimentos no anime. Felizmente, as coisas nesse episódio se desenrolaram tanto que nem consegui perceber o tempo passar enquanto assistia ao anime.

O episódio se prendeu em iniciar de vez uma explicação sobre o olho de Boruto, introduziu Toneri Ōtsutsuki à série (ele só havia aparecido no filme) e deixou algumas questões no ar, como sempre. Cito três: o que é o olho de Boruto? A criatura misteriosa é realmente uma arma de chakra? Naruto está morrendo?

Naruto Uzumaki está morrendo?

Recentemente tivemos um pronunciamento do próprio Kishimoto, que dizia que não se importa em matar alguns personagens clássicos da série, como Naruto. A internet foi à loucura. Particularmente não acredito muito nas palavras do Kishimoto, visto que nem sempre quem está na equipe de direção faz o que quer (geralmente é o dinheiro e fãs que mandam) e também, Kijimoto sempre foi uma pessoa que falou muito e fez pouco. Mas e se esse “futuramente” já estivesse escrito e fosse o “agora”?

Como Hokage, Naruto possui muitos afazeres e preocupações. Não possui tempo nem para passar com seus filhos, e assim como no filme e nos episódios anteriores, sempre esteve se queixando de cansaço. Nesse último episódio, ele realmente não estava bem. Não apresentava ser apenas alguém cansado, mas sim doente.

Talvez seja realmente cansaço, mas é realmente necessário em toda aparição de Naruto mostrar que ser Hokage é cansativo? Em nenhum momento em Naruto Clássico e no Shippuden tivemos a mesma tecla apertada a todo momento, e também acho que todos os que estão acompanhando a série já entenderam que Naruto está cansado de ser Hokage e que ser Hokage não é fácil. Então, se é mesmo cansaço, por que dizer isso a cada cena que Naruto aparece?

A aparição de Tonori Ōtsutsuki confirma a minha teoria de que a criatura misteriosa é uma arma?

No ínicio, sugeri que a criatura misteriosa fosse um ser derivado das Bijuus, criado como arma. Depois da aparição do Mitsuki, cogitei a ideia de ser realmente uma arma e que fosse um “bichinho de estimação” do Orochimaru. No episódio anterior Boruto começa a cogitar a ideia da criatura estar relacionado a Chakras e exatamente nesse último episódio é introduzido Tonori.


Tonori foi apresentado como antagonista no filme The Last: Naruto. Ele é o último sobrevivente do clã Õtsutsuki e possui o Tenseigan. Para quem não sabe, Tenseigan é um dōjutsu do clã Õtsutsuki. Tecnicamente é possível despertar Tenseigan através da união do chakra dos Hyuugas e Õtsutsuki.

Tonori é um indivíduo que carrega um extremo ódio contra os humanos pelo fato de que eles utilizaram o chakra como arma. De certo modo, não é um vilão ou uma pessoa má. Ligando os pontos, talvez sua aparição em Boruto não esteja ligado somente ao Tenseigan, mas também para alertar Boruto, o possível portador do Tenseigan, de que uma nova arma foi criada. Talvez até mesmo com um poder mais destrutivo do que o próprio 10 Caudas.

Olho de Boruto é um Tenseigan?

Segundo todas as informações do anime, filmes e os próprios databooks oficiais da série, para um indivíduo despertar o Tenseigan, ele precisaria tecnicamente conter chakra dos Õtsutsuki e Hyuugas. Pensando sobre essa questão, resolvi simplificar uma árvore genealógica e ver se Boruto possui alguma possibilidade de despertar tal jutsu ocular. 


O problema foi que ao ver isso notei que as possibilidades de Boruto despertar o Tenseigan são apenas de 45%.  Ele tem 40% de chances de despertar o Byakugan, 45% o Tenseigan, 10% Tenseigan ou Byakugan impuro (se é que isso é possível) e 5% um novo dōjutsu. Afirmo que as chances de ser Tenseigan são maiores devido aos acontecimentos na série e principalmente por causa da aparição do Tonori.

Bem, no próximo episódio finalmente iremos saber o que diabos é esse olho. Porém, já aposto: é Tenseigan!

Comentários