Acho que chegou a hora de falar sobre Naruto… sim, Naruto. Tá rolando o Boruto aí, mas eu ainda tô no Naruto. Enfim, vamos falar do Naruto Shippuden, porque é lá que as tretas rolam. Infelizmente, toda treta tem morte e vou falar disso aqui. Naruto tem várias mortes e vou falar delas, que lembram do arquétipo da Enchente.

Pra quem não se lembra da Enchente e não quer voltar pro primeiro post, ela é basicamente algo que relaciona morte e água. Em outras palavras é tipo falar que a água lavou todas as impurezas; ou quando alguém morre em um rio, é como falar que a pessoa foi pra um lugar melhor. Eu citei exemplos em posts antigos, como no Brasil, cujo exemplo mais próximo é a Iemanjá, enquanto no Japão é quando as pessoas se juntam em uma noite pra jogar uns barquinhos esquisitos no rio. Eu não sei se essa ação tem o mesmo motivo que o arquétipo, mas né, isso é bem mais comum do que você espera.

Ah sim, só pra avisar: alguns casos podem não ter água, porém, são poucas exceções.

Vamos pro post. Nesse aqui quero falar de duas mortes: a do Asuma Sarutobi, e a do Jiraiya, que são meio que parecidas, mas não tanto assim. Olhando as duas, o Asuma e o Jiraiya morrem em um cenário onde tem água envolvida, mas só ter água não é o suficiente. Lembrando que o arquétipo é pra mostrar que a água purifica o espírito dos personagens. Não to falando que os dois são corruptos, mas sim que os dois morreram e foram enviados para o céu ou paraíso. Enfim, eu já taquei spoiler pra caraio aqui, então eu vou soltar tudo o que eu lembro aqui mesmo, mas só até onde isso aconteceu.

Falando do Asuma, ele morreu na luta contra o Hidan. Como faz tempo, eu não lembro os detalhes, mas me recordo que no final o Shikamaru se arrependeu. A morte do Asuma pode ter sido por causa das indecisões do Shikamaru, porém, isso não significa que o Asuma se arrependeu ou acabou tendo emoções negativas sobre ele. Fora que no momento em que ele morreu, ele teve tempo de se despedir dos seus estudantes, enquanto chovia. O fato de chover é algo importante. Eu sei que tô sendo chato e repetindo a mesma coisa sempre… Mas é por causa desse motivo que o arquétipo funciona. Enquanto Asuma passava a sua última mensagem, a chuva simbolizava que ele foi para o céu e que ele morreu sem arrependimentos.

Falando do Jiraiya, bem… ele morreu literalmente afundando em um rio (não sei se aquilo é um rio ou o mar), enquanto ele lutava contra o Pain. Enfim, os dois morreram de formas parecidas. Lutaram até a morte para salvar os seus discípulos. Eu só queria falar que o Jiraiya teve uma morte parecida. Não posso falar que Jiraiya morreu sem arrependimentos, porém, posso falar que por mais irônico que seja, Jiraiya morreu afundando no mar. Mas isso meio que simboliza que ele também foi para o céu.  

Agora que já expliquei a morte deles, vamos para o arquétipo. É só por causa da água que eles foram para o céu? Sim e não. Eu comentei que é só por causa da água que os tornam elegíveis pra esse arquétipo, porém, a Enchente não precisa envolver água 100% dos casos, tem suas exceções, mas essas exceções podem ser confundidas com outros arquétipos. Caso vocês vejam outro arquétipo chamado Cataratas do Paraíso, não se enganem, porque esse é um nome alternativo pra Enchente, mas tem água envolvido é 99% de chances de ser a Enchente. Por quê? Bom, segue uma listinha de como eu faço pra identificar esse arquétipo:

 

  • Quando alguém começa a venerar suas invenções/ideias mais que os deuses;
  • Alguém se corrompe tanto que chega ao ponto em que é impossível se purificar;
  • Quando a Enchente vem, significa que a morte veio e que o ciclo se repete novamente;
  • Usar o que eles aprenderam com os deuses, para derrotar eles;
  • A Enchente é uma história sobre o trabalho, do quanto é necessário sofrer para uma nova pessoa nascer, uma nova pessoa inocente (ou não);

Ah sim, tem mais motivos, mas não quero deixar a lista maior que a lista de compras da minha mãe. Esses são os principais pontos.

Se olhar e perceber que você viu alguma coisa que encaixa nisso, são grandes as chances de que é A Enchente. Mas vamos focar no Asuma e no Jiraiya, porque são eles os protagonistas desse post.

No caso de Asuma é a última opção. Se o Asuma não tivesse morrido, o Shikamaru nunca teria o mesmo impacto depois. Sabe por quê? Porque ele tinha uma certa dependência do Asuma. Não podemos falar que ele renasceu inocente, mas que ele se tornou uma pessoa nova… isso sim. Desde cedo o Asuma e o Shikamaru tinham essa relação próxima, era até natural, já que quem ensinou o Shikamaru foi ele. Essa relação até lembra um pouco do arquétipo do Professor Deus. Essa parte meio que mostra que o Asuma ”Não tem mais um motivo pra existir”. Não é por mal, mas isso mostra que ele já cumpriu o papel dele na série, e confia que o Shikamaru consegue passar a mensagem dele para as gerações futuras.

Sdds Asuma

Já com o Jiraiya, digamos que temos mais motivos que se encaixam no arquétipo. A diferença do Jiraiya é que ele ensinou o Naruto, em outras palavras, ele ensinou o personagem principal, significando que ele recebe mais destaque. Eu acredito que todos aqueles motivos lá se encaixam no Jiraiya. Se pensarmos que o Pain era uma versão beta do Naruto, e um dos vilões que mais se identificaram com o Naruto. Fora que alguns motivos daquela lista podem ser aplicados para o Naruto e outros para o Pain.

Eu gostava do Jiraiya feelsbadman

Digamos que o Pain preferiu priorizar o que ele aprendeu sofrendo do que o que ele aprendeu com o Jiraiya, como consequência ele acabou se distanciando do que ele poderia ser, tipo o Naruto, do que ele é hoje. Uma dessas consequências é que ele acabou precisando enfrentar seu professor em um duelo mortal, só porque eles têm conflitos de ideologias.

Quando o aluno chega ao ponto em que ele discorda do professor, é um sinal de que ele está indo contra as ideias dele, mas quando um aluno quer matar o professor é porque não tem mais salvação. Pain entrou numa fase em que era impossível ser purificado. É entendível isso, se você considerar o lugar onde ele viveu. É clichê o Pain se corromper tanto assim porque ele morava em um país onde só tem guerra todo dia. Mas sabe por que esse motivo é mais válido pro Pain do que pro Jiraiya? É pelo fato de o Pain chegar a um ponto em que é impossível de ser purificado, ser complementado com o fato de que quando ele mata o Jiraiya, ele reseta um ciclo. E esses dois juntos são para o Jiraiya. O ciclo que eu falo é aquele do Professor Deus, Professor ensina um aluno para salvar o mundo -> o aluno salva o mundo. Porém, com o Pain esse ciclo é o oposto, o Jiraiya ensinou o Pain, só as coisas não foram como ele esperava. Como consequência ele pagou com a vida, mas pra história é algo bom ele ter morrido, já que Jiraiya também ensinou o Naruto, que absorveu tudo.

Sem mencionar que o que o Pain aprendeu na vida foi com o Jiraiya. Ironicamente ele morre para as táticas que ele ensinou para o estudante. O que é outro motivo disso entrar pra esse arquétipo.

Indo para o último motivo, toda essa luta com o Pain é uma aventura que fez o Naruto se renovar. Essa parte é meio parecida com o do Shikamaru, eu não lembro perfeitamente se o Naruto nesse ponto da história ainda mantinha uma certa dependência do Jiraiya, mas podemos falar que ele já foi dependente do Jiraiya. Sem falar que a morte dele foi um dos motivos pra ele mudar, e se renovar. Além disso, ele ainda conseguiu se renovar tanto a ponto de conseguir convencer o Pain a mudar de ideologia. Não posso falar que todas as mudanças do Naruto a partir da morte do Jiraiya foram por causa dele, mas é inegável que o Jiraiya tem um grande papel nas mudanças que o Naruto fez.

Enfim, por aqui eu termino esse post. Eu acho que eu nunca pude falar desse arquétipo tão bem até agora. Eu sei que eu mencionei ele em FMA quando rola toda aquela confusão com a Nina, só que não foi o suficiente pra receber destaque, faltavam alguns elementos pra fazer aquilo merecer um post. Já nesse, o Jiraiya tem conteúdo o suficiente pra um post só, porém quis colocar o Asuma, assim eu já falo de dois personagens em um post. Isso ficou um pouco mais longo do que eu esperava, enfim… s/2

Comentários