MEU DEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUSSSS!!!! Tá, calma… respira… Faz mais ou menos uma hora que eu vi e tudo ainda está bem fresco na minha mente.

Como eu faço pra descrever isso? Perfeito! Só essa palavra define este final de Tsuki pra mim, é o tipo de final que eu sempre sonho em ver nos animes de romance com pitadas de drama, finais onde o amor prevalece, finais mais mágicos e menos “realistas”, mas Tsuki conseguiu ser ambos.

Como já tinha gente especulando, Tsuki sendo “realista” como é, não iria deixar o Azumi passar no Koumei tendo estudado tão pouco e tão em cima da hora, mas mesmo assim a Akane o perdoa e o apoia. Mais tarde, conversando com o Dazai sobre seu futuro como escritor, o mesmo dá uma dica ao Azumi de escrever sobre algo que já viveu, pois é mais fácil. A Akane, por sua vez, está com a irmã, que trata tudo do mesmo jeito, por exemplo, dando a dica de que “homens são dor de cabeça mesmo”, chega até a levar uma travesseirada.

O Azumi tem êxito na prova para o colégio público que tentou, e neste mesmo colégio está a Chinatsu, que vai para casa com ele. No meio do caminho ela finalmente se declara, sendo negada, mas mais tarde, contando para a Akane.

Pode ter certeza que não é isso

Assim encerramos com a Chinatsu, né? Acho que sim. Os protagonistas marcam um “encontro final” da formatura, que por sinal é uma cena muito fofa. Neste encontro, eles têm uma conversa pesadinha sobre ele ir visitá-la, sobre isso ser caro, sobre ele trabalhar, e finalmente, sobre como ela ficará preocupada com a distância. Nessa parte ela começa a chorar, demonstrando que quer ficar junto dele para ter certeza de que tudo está bem, pois afinal, ele não conta as coisas “ruins” que acontecem em sua vida, como exemplo ela cita a Chinatsu ter se declarado. Quando termina de falar, e apenas com o Azumi perguntando “por quê?”, ela o beija aos prantos e sai correndo.


Depois disso e um dia depois, a Akane se muda, sem eles se falarem ainda. Quando está, mais tarde, se despedindo das amigas, com as quais será permitida pelos pais a passar a tarde, uma delas, a Chinatsu, mostra o texto que o Azumi publicou na internet. Com a dica do Dazai, ele escreveu a história de amor dos dois.

O Azumi está ensaiando quando o Dazai o chama para mostrar o sucesso e os inúmeros comentários em sua obra, e um dos comentários foi tecido por alguém chamado Akane, com a pergunta “O que vem a seguir?”. E agora vem a cena final.

Ela está indo embora de trem. Enquanto o Azumi corre para vê-la, recebe uma mensagem da Chinatsu com “Ela disse que queria ter te visto”. Ele começa a correr mais ainda citando mais palavras do Dazai, desta vez :”A verdadeira substância do amor está no ato de gritar palavras de amor com um desespero de um homem que se joga em alto-mar”. Enquanto ele continua a correr, já no trem, a Akane recebe uma notificação do aplicativo de autores com o capítulo final da história do Azumi. Nele tinha escrito “Eu quero dizer para ela que não importa quão longe estejamos um do outro, meus sentimentos por ela nunca mudarão”. Ele continua sua corrida incessável atrás de algo, e quando encontra o trem da Akane passando grita “Eu te amo” com todas suas forças.


 E Para encerrar, eu deixo para vocês a cena final que, sinceramente, é tão rica que não pode ser descrita.

Gente, fazia tempo, acho que desde 2015 quando vi Plastic Memories que não fico tão satisfeito, tão maravilhado e tão emocionado com um anime de romance. Mesmo com uma história simples, a trilha sonora delicada, os personagens fofos e a animação estonteante tornam este anime sensacional. Ele conseguiu entrar para minha lista de favoritos e deixará uma marca eterna no meu coração como um dos melhores romances que eu já vi, e meu primeiro episódio a episódio no Anime21 :). Ele poderia ter seguido um rumo mais surreal onde o Azumi passaria no Koumei e tudo daria certo mas, até nisso ele não pecou. Mostraram na cena final até brigas, mesmo que poucas, um amor que quase se desfez, mas era tão forte que prevaleceu além dos problemas.

 Assim terminamos com Tsuki ga Kirei, espero vocês na próxima temporada, que promete muito!!! Até mais gente ❤️

  1. Simplesmente incrível a temática do anime, descrevendo o romance de jovens estudantes que encaram diversos desafios, vemos nesse final que após o ensino médio, eles vão para a faculdade, começam a trabalhar e então se casam e tem um filho. Gosto muito de assistir animes que possuam um final fechado e ainda tão belo. Esse anime é tão bom que dá vontade de assisti-lo novamente.

  2. Olha, sob meu ponto de vista vc citar Plasmemo foi horrivel. Plasmemo tem teve um ótimo episodio de estreia e dois ultimos episodios bons, porque o meio é uma porcaria com direito a um romance infantil demais e forçado, mas vai de pessoa pra pessoa.
    Sobre Tsuki… Sinceramente ele entrou no meu top de animes preferido sem duvida
    9,5/10.

    • eu AMO plastic memories, tudo naquele anime me cativa de uma forma inexplicável, e eu não procuro avaliar de forma crítica as coisas que eu amo, então plastic é sim um dos animes mais lindos que e já vi, sem defeitos na minha visão.

Comentários