Esse segundo episódio de Alicization me decepcionou um bocado. Ele nem foi exatamente ruim, mas eu esperava mais depois do final mais tenso da estreia. Enfim, Fluctlights Artificiais, vamos até vocês!

A conclusão óbvia a se chegar ao ver que o Kirito acordou no mundo virtual que ele vinha testando é de que a sua vida ficou em risco e ele acabou tendo que ficar no tal Underworld para se manter vivo, o que achei bem legal, pois foi uma recompensa para a situação de risco de vida proposta na estreia.

O problema foi esse episódio ter focado só nele no mundo virtual e não ter dado informação alguma sobre o que aconteceu no mundo real. É bem provável que haja uma ótima explicação para isso e ela não ser dada agora não seria ruim se o episódio não tivesse dado a sensação de que nada aconteceu.

Na verdade, coisas até aconteceram, mas foram tão poucas…

O Kirito se reencontrou com o Eugeo, o garoto loiro não lembra dele e ele também não se recorda do amigo de infância de um mergulho anterior, mas é quase certo que se trata da mesma linha temporal no mesmo mundo.

O que ocorreu é que o deus Vecta – também conhecido por administrador cof cof – apagou as memórias do Eugeo, muito provavelmente de todos os outros moradores da vila e até as memórias da Alice também, para daí facilitar a realização de algo similar a uma quest e que aproveite o potencial que o Underworld tem para render algo útil do experimento com os Fluctlights Artificiais.

É essa a impressão que tenho, até por causa do propósito de dar cabo da Árvore Demoníaca – aquilo não deve ser por acaso, né – e do “rapto” da Alice. Tudo deve convergir até isso e o Kirito é tipo uma chave para “destrinchar” esse potencial. Acho mais interessante comentar isso que o episódio em si.

Pode não ser exatamente isso, mas é certo que tem algo que o Kirito deve fazer nesse mundo virtual.

Um close no co-protagonista trabalhador porque sim!

O conceito de Fluctlights Artificiais foi brevemente apresentado pelo Kirito, mas foi mais interessante que o resto do episódio, porque se estão fazendo um experimento com “clones” de almas humanas é praticamente certo que criticarão isso do ponto de vista ético – o caminho natural deveria ser esse –, ainda que tenham o consentimento dos envolvidos e o propósito seja benéfico para a sociedade.

Não sendo esse o questionamento, que questionem a “veracidade” dessa alma, se são somente dados ou há algo a mais ali. O próprio Kirito aponta que as pessoas, e o mundo também, são reais demais para serem meros NPCs, que a única explicação é esse experimento. O X da questão é, para que ele serve?

Só devem revelar isso com o prosseguimento da trama – a qual torço para alternar entre Underworld e mundo real –, mas é previsível que o Kirito vai se aproximar do Eugeo e partirá com ele até a cidade central para resgatar a Alice – ao menos eles acham que ela precisa ser salva.

Se você queria ver o Kirito como lenhador, então seu sonho foi realizado!

Ademais, o episódio foi bem monótono para mim. Pouco deu para se aproveitar da interação entre o Kirito e o Eugeo. Talvez a informação de que existem habilidades de espada nesse mundo? Ou que devem destruir a árvore?

A Árvore Demoníaca será destruída antes dos garotos partirem em sua aventura ou a investigação do que ocorreu com a Alice é necessária para que depois de três séculos essa árvore maldita finalmente pereça?

Muitas perguntas e poucas respostas. SÃO Alicization está apresentando uma trama com um potencial visível aos olhos, mas seu ritmo lento está “extraindo” pouco daquilo que pode se oferecer

Deem uma espada e uma bainha com cinturão para esse menino parar de viajar na batatinha!

Apareceram novos personagens; uma deve ser bem secundária, a outra já tem destaque na abertura e promete ser tudo menos irrelevante. E de novo a Asuna e os amigos do Kirito vão ficar em segundo plano como foi na época do Phantom Bullet?

Espero que não seja o caso, e acho que vale até se eles só forem incorporados a esse mundo virtual no segundo ou no terceiro cour, mas que sejam, pois, 48 episódios ou mais apenas com três personagens relevantes pode ser chato – não que os parceiros do Kirito sejam mais que meros coadjuvantes, mas a Asuna não é e merece ter seu espacinho nos arcos.

Só espero que essa freira simpática não acabe como essas daqui

Gostei da trilha sonora da pós-estreia, mas a animação foi pouco exigida – apesar de manter um bom nível de consistência. Pouparam recursos para o que ainda está por vir? Espero ser esse o caso. Eu só não espero que o próximo episódio seja parado como esse foi, pois SAO é melhor com cenas de ação ou com drama – ainda que esse drama não seja muito bem escrito. Até o próximo episódio de SAO 3!

Sou um cara simples, vejo um belo design e um fanservice desnecessário e já tô curtindo…

Comentários