[sc:review nota=4]

 

 

Se as coisas já estavam interessantes antes, agora elas ficam sensacionais. No bloco A, após uma sucessão de notas zero emitidas pela gêmea rica e mimada (todas pra personagens sem rosto e nome, claro), está na hora de quem realmente interessa mostrar a que veio. Todos eles. E bem rapidinho, inclusive, seguindo o ritmo do episódio anterior pra dar tempo de tudo acabar do melhor jeito possível no próximo episódio; não que vá fazer muita diferença, afinal, como eu previa, só vai dar pra saber os oito selecionados destas Eleições. Quem quiser saber qual o real chef mais promissor dentre os primeiro anistas, que torça por uma segunda temporada. Ou, caso seja impaciente como eu, que vá ler o mangá, porque eu não darei nenhum spoiler pra dizer que o Souma… Hehehe.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

 

 

Olha só, tanto eu falei que não daria tempo de apresentar todo o arco das Eleições de Outono, que acho que os produtores e roteiristas do anime me ouviram e resolveram acelerar os julgamentos. Alguém aí que não lê o mangá sentiu a pressa, ou fui só eu? Eles fecharam a seleção do Bloco B de uma vez, em um único episódio, julgando umas 7 pessoas de uma vez! Nem dava pra sentir vontade de provar um curry, e eles vinham com outro prato logo em seguida. Eu queria mais carinho especialmente no embate dos irmãos Aldini, que é muito mais profundo do que uma simples competição escolar, mas ficou parecendo simplesmente ressentimento de quem vive à sombra. E pode até ser isso, mas é muito maior. PS: onde está o protagonista? E alguém se interessa por isso? Hehe.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

 

 

Um episódio inteiro focado em personagens secundários, sem dedicar nem 2 minutos a sequer mostrar o rosto do protagonista ou o que ele está aprontando? Quero! Não dá pra dizer que não era algo esperado, já que, com a competição dividida em dois ambientes diferentes, é claro que teriam momentos em que o Souma não teria importância. Não é assim com todos os torneios de battle shounen (Ok, não, não é). Além do mais, seria estranho, forçado e ridículo se todos os 8 selecionados para a segunda fase das Eleições de Outono fossem do bloco A, ainda mais com talentos inegáveis como a assistente da Erina, Hinako, Alice Nakiri, as garotas do dormitório e os irmãos Aldini disputando do outro lado. E, não sei vocês, mas se um personagem é testado e aprovado como um dos melhores em uma certa competição, eu gosto de saber exatamente o porquê.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

 

Eita, que me confundi toda agora! Achei que as férias de verão estavam acabando quando Souma voltou de sua experiência do kaarage na rua comercial, mas na verdade elas ainda iriam começar. O que, no final das contas, é ótimo para os selecionados da Eleição de Outono, especialmente após descobrirem que apenas 8 deles passarão para as verdadeiras eliminatórias, dali a 6 semanas. Alguém falou em férias? Desculpe, eu menti, quis dizer “Tempo de desespero suficiente pra criar úlceras nos estômagos deles”. Boa pesquisa a todos.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

 

 

Comeeeeçam as Eleições de Outono! Bem… Mais ou menos. Os 60 candidatos pré-aprovados já foram devidamente divulgados, divididos em dois blocos, e até mesmo o tema da competição foi entregue a cada um deles. Qual a importância deste evento, afinal de contas? Fácil: é neste evento que são definidos os alunos mais talentosos, capacitados e promissores da escola. É a chance de ouro não só de brilharem em suas áreas, mas também de provarem que são capazes de fazerem qualquer coisa que lhes seja imposta. E o primeiro grande desafio é… Curry. Espero que mordomos londrinos sobrenaturais não tenham permissão para participar.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

 

 
Souma pode ter todos os defeitos do mundo, e olha que eles encheriam um anime inteiro, mas o garoto tem tino comercial. Talvez o fato de ter crescido em um restaurante popular tenha despertado nele bem mais do que talento para a cozinha, já que esse tipo de habilidade não pode ser ensinada, apenas desenvolvida. Em menos de um dia, foi capaz de perceber o grande pronto fraco do disputado kaarage Sumire, usar esse fator a seu favor, desenvolver um produto que vencesse o tal ponto e reavivar o distrito comercial. E tudo isso apenas observando os estudantes passando na rua.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

 

 

Alguém aí além de mim notou a evolução gradativa da importância dos desafios que Souma toma para si? Primeiro eram disputas diárias contra seu pai, em seguida provas escolares corriqueiras e obrigatórias, que logo viraram shokugekis oficiais; depois, um chef formado e a aposta de sua matrícula, além da prova de estar apto a atender diferentes exigências e públicos. Mas isso aqui é um terreno completamente novo: nada de juízes, nem escola, nem notas. Nada de chefes famosos nem da aprovação de colegas de classe. Aqui é briga de rua, com regras próprias, e a recompensa é nada menos do que a sobrevivência do centro comercial onde trabalham seus amigos e conhecidos, e onde fica o seu próprio restaurante aliás. Aqui, perder terá consequências graves e duradouras. E tudo teria sido bem melhor se eu tivesse a impressão de que o garoto tem consciência de tudo isso, e não que está apenas empolgado como sempre.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

 

 

Com todas as partes legais tendo acontecido na semana passada, neste episódio tivemos apenas o corriqueiro duelo entre pai e filho. Nada de muito empolgante, nada de muito excitante, mas afinal se todos os episódios fossem interessantes não saberíamos o que é interessante de verdade, né? Então deixa a calmaria tomar de conta, e nosso ruivo protagonista perder para o seu pai pela 490º vez. Ah vá, isso não é spoiler pra ninguém, afinal desde quando uma criança pretensiosa seria capaz de vencer um ex-Segunda Cadeira da Elite dos Dez e quase formando da Tootsuki? Nah, nem em sonhos.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

 

 

Podem falar o que quiserem, podem hatear à vontade, mas ninguém pode dizer que os personagens de ShokuSouma são rasos e sem personalidade. A cada episódio novos traços, novas nuances, novas ligações e novos segredos são descobertos. Até mesmo o que por hora pode parecer irrelevante terá importância mais tarde, por isso é bom prestar atenção em tudo. Quem sabe se Souma tivesse seguido esse conselho não teria ficado com cara de besta com tantas revelações sobre coisas que ele deveria saber. O próprio garoto resumiu o que eu já pensava a respeito dos dois faz um tempinho: eles têm uma ligação muito forte entre si, mas ele não sabe absolutamente nada sobre sobre Jouichirou.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

 

 

Os Nakiri são pessoas esquisitas, em muitos sentidos. Erina tem uma personalidade complexa, e é a única antagonista do Souma que realmente quer que ele seja expulso, sem usar daquele discurso pífio e clássico “Não perca antes de ser derrotado por mim”. Seu avô, o diretor da escola, tem um jeito todo divertido de avaliar os pratos quando ele trabalha como juiz (quem não lê o mangá, torça pra dar tempo de animarem as Eleições de Outono, apesar de eu achar que não vai rolar). Pra ficar mais interessante, um terceiro Nariki aparece pra encher o saco de Souma. Ou melhor, uma Nakiri. Seu nome é Alice, é prima e concorrente de Erina e, sim, é aquela garota branquinha que estava analisando todos os pratos dos concorrentes na competição. O fato de ela quase ter acertado sobre a eliminação do garoto já é prova de que ela não é uma competidora qualquer, mas somando-se isto ao prato que ela apresentou ter conseguido o segundo lugar (Perdendo pra, surpresa, Erina), já dá pra ter uma ideia de que ela é uma cozinheira sensacional. Aliás, a sua especialidade é uma das mais interessantes, e seu sombrio ajudante também protagonizará alguns dos melhores duelos. Mas, por enquanto, vamos deixá-los passeando por aí e lembrar que, opa, nosso protagonista está novamente com a corda no pescoço, e ignorar minha chateação pelo fato de as músicas não terem mudado, hmpf.

Ler o artigo →