[sc:review nota=1]

Vou deixar claro desde o começo: não gostei de nada desse episódio e gostei de pouca coisa nesse anime inteiro. Achei-o pouco mais (bem pouco) do que mediano. Mas ele é sério do começo até o fim, não sério como um anime que se leve a sério demais mas sem conteúdo para justificar, mas sério porque trata, de fato, de temas sérios. Por isso resolvi buscar outras opiniões (é para isso que peço que comentem aqui ou no Facebook) antes de escrever esse artigo sobre o último episódio, não para transmitir aqui uma opinião que não é a minha, mas para ter base para refletir sobre a minha própria opinião. Continuo sustentando que essa temporada foi apenas mediana e esse episódio final foi horrível, mas acho que adquiri um novo entendimento sobre a intenção de Tokyo Ghoul ?A, e é à luz dela que escrevo esse artigo.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

E tudo era uma armadilha elaborada da Aogiri para enfraquecer a CCG e atacá-la. É um festival de cadáveres, mas o único que eu tenho certeza que morreu foi o Takizawa, porque, bom, ele foi engolido inteiro por um ghoul. Inteiro mas vivo, então não duvido se mesmo ele reaparecer vivo depois. De resto, a maioria dos rostos famosos (só rostos mesmo) da CCG sobreviveram ainda que encurralados, e parece que só Shinohara e Amon podem ter morrido. Os rostos conhecidos da Aogiri não tiveram sequer arranhão (com exceção da Coruja). Kaneki também está vivo e bem, Touka está viva e perdida vagando em algum lugar bem longe de qualquer batalha (para onde ela foi? fazer o quê??), o Nagachika está vivo, e pasme, o Yoshimura também ainda está vivo.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

Está bem, me desculpe pela piada horrível no título. Mas acho que essa é uma boa definição para o Yoshimura, não é? Claro, ele não criou o próprio filho ou filha, mas a preocupação e o cuidado que ele tinha com todos os outros ghouls que abrigou sob suas asas só podem ser descritas como paternas. Ele próprio afirma isso, em flashback de quando conversou com Kaneki há poucos episódios atrás. Agora que o pai caiu, então, a família está desestruturada. O que irá acontecer?

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

Título alternativo: Quando só resta lutar. Outro título alternativo: A lei é dura, mas é a lei. Cada título alternativo captura um aspecto do episódio e o título do artigo é apenas uma descrição fria do que está acontecendo, porque eu estava indeciso sobre qual deveria ser o foco do artigo e não consegui chegar a uma conclusão. É um episódio sobre a inevitável luta da CCG contra o Anteiku por conta dos crimes passados do Coruja? Ou é um episódio sobre como a Touka, por desespero, e o Kaneki, por sentimento de dever e compaixão, não podem deixar de lutar mesmo que não haja esperança de vitória? Acho que é os dois.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

Não querendo dizer que isso ficou estranho, mas bem, acho que não tem outra forma de colocar, então, isso ficou estranho. Um ataque da CCG ao Anteiku era algo imaginável desde meados da primeira temporada e algo provável desde o começo da segunda temporada, mas isso não quer dizer que se possa chutar a lógica para o espaço e simplesmente fazer a CCG atacar o Anteiku porque bem, era o que todo mundo estava esperando mesmo. No mínimo se passou um período de investigação entre o episódio anterior e esse, durante o qual investigações foram feitas e se confirmou a identidade do Yoshimura como o Coruja. Mas nenhum sinal é dado na série nesse sentido, exceto talvez pela neve, mas bem, já estava frio no episódio anterior então por tudo o que se sabe ele pode ter sido no dia imediatamente anterior.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

Além da dualidade homem ou monstro, que se desdobra em certo ou errado, herói ou vilão, entre outros, um tema importante mas que passa um pouco despercebido por ser ofuscado hora pelo tema principal, hora pelas cenas de ação (ultimamente horríveis), é a moral maquiavélica. Afinal, os fins justificam os meios? Kaneki abandonou o Anteiku e se tornou um canibal para se tornar mais forte para poder proteger o Anteiku. O Mado era um monstro maquiavélico. A escritora Sen Takatsuki e a líder da Aogiri Eto (que eu acredito que são a mesma pessoa, só estou esperando o anime confirmar) claramente usam e manipulam outras pessoas e ghouls para quaisquer objetivos ainda obscuros que elas tenham em mente. Além disso, parece que a própria narrativa está sendo escrita dessa forma. Os fins justificam os meios! A história é uma droga ou coisas que não fazem sentido nenhum acontecem porque dessa forma o autor consegue colocar os personagens nos lugares onde ele quer que eles estejam. Se você ainda estava em dúvida se o maquiavelismo é mesmo imoral e errado Tokyo Ghoul deve ser o bastante para te convencer: você está sofrendo essa história confusa e perdida porque o autor se tornou fanzineiro de sua própria história. Ele imaginou um final super bacana e está fazendo qualquer coisa para chegar lá.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

Esse episódio faria sentido se Tokyo Ghoul fosse uma comédia romântica. Como não é (ainda; espero!) ficou parecendo muito deslocado. Acabo de ver um arco que foi ruim sim, mas terminou em uma questão forte e de grande relevância temática para a série e o que eu tenho? Esse episódio. E nem como comédia romântica esse episódio funcionou muito bem. Também teve um pouco da triste história do Juzo e pude me divertir à valer assistindo o Kaneki gemendo enquanto sofre sozinho com seus múltiplos kagunes fora de controle. Bom, isso foi uma ironia, eu não me diverti nada.

Ler o artigo →

[sc:review nota=3]

O que leva alguém a escolher ser um monstro? A resposta provavelmente é a mesma que a da pergunta sobre o que leva uma pessoa a tomar qualquer decisão difícil. Ser um monstro por opção, em Tokyo Ghoul, é a decisão de fazer coisas que se sabe erradas por força de circunstâncias complicadas. Esse episódio foi bem melhor animado que o anterior e as lutas foram um pouco melhor coreografadas, embora em nenhum dos dois casos ele tenha sido assim muito exuberante. E o roteiro evoluiu um pouco. Mas só um pouco, continuo achando essa segunda temporada bastante fraca.

Ler o artigo →

[sc:review nota=2]

A prisão super-secreta de ghouls foi apresentada no episódio anterior, então já era esperado que ela fosse eventualmente atacada. Foi atacada nesse episódio. Até aí tudo bem. Mas as lutas poderiam ter sido melhorzinhas, não poderiam? Eu sei que Tokyo Ghoul desde a primeira temporada nunca foi famoso por suas lutas incríveis, mas esse episódio está em um nível completamente novo de ruindade. A animação é péssima, as lutas em si são péssimas, com coreografias péssimas, e são tantas que quando alternava de uma para outra eu não sabia se ficava aliviado de parar de ver algo hediondo ou se ficava triste por saber que iria ver outra coisa igualmente hedionda. E quase nenhuma teve encerramento. Uma das lutas sequer chegou a começar! Tudo isso seria secundário se a história tivesse evoluído de alguma forma, mas quê. Um episódio inteiro de golpes ruins estampados em minhas retinas e tudo continua basicamente onde estava antes.

Ler o artigo →

[sc:review nota=4]

Kaneki deixou de ser o protagonista do anime. Não no sentido de deixar de ser o personagem principal, nesse sentido ele obviamente ainda é o protagonista. Mas ele deixou de ser aquele personagem ativamente acompanhado pela narrativa. Ao invés disso, espectadores e também os demais personagens da história estão tentando descobrir o que Kaneki tem feito, o que se passa na cabeça dele, quais os seus motivos e objetivos. Eu não tenho nada pessoalmente contra esse tipo de narrativa, e acho que foi bem executada nesse episódio. Como será daqui por diante? Só posso especular.

Ler o artigo →