Assim como no artigo de primeiras impressões, eu volto a afirmar que esse anime tem muito mais para nos apresentar do que apenas “garotas fofas fazendo fofuras”, afinal elas levam o tênis de mesa, esporte abordado no anime, a sério, não parando para tomar chá e comer bolinhos, vide K-On!

Novamente este escriba humildemente pede que o preconceito para com animes desse estilo seja deixado de lado, para que você leitor(a) que não curte esse tipo de anime possa ter uma experiência relaxante com a vida diária das protagonistas, e se empolgue com as partidas de tênis de mesa.

Para quem curte moe, eu apenas convido para que embarque comigo nessa jornada pelo mundo do tênis de mesa escolar.

Koyori x Hokuto

Koyori x Hokuto

Como no artigo de primeiras impressões eu escrevei o essencial sobre o episódio de estreia, eu irei fazer uma breve recapitulação com os principais acontecimentos do primeiro episódio.

  • A equipe de tênis de mesa da Oudou Academy perde a sua hegemonia, depois de dominar por nove anos as competições escolares, após perder para uma escola desconhecida, possibilitando a ascensão de equipes de escolas emergentes.
  • As personagens principais são apresentadas, sendo os maiores destaques as personagens Agari Kamiya e Koyori Tsumujikaze.
  • Até a chegada da estudante transferida Koyori, Agari era idolatrada pelas suas companheiras de clube, sendo que a mesma é a numero um do ranking do clube de tênis de mesa da sua escola.
  • Apesar da sua aparência tímida e frágil, Koyori é uma excelente jogadora e foi semifinalista regional representando sua antiga escola.
  • Agari se sente ameaçada em perder o posto de número um do clube para uma estudante novata (Koyori).

As partidas não apresentam exageros, como o uso de habilidades que lembram super poderes por parte das personagens, no máximo havendo alguns efeitos visuais para deixar as partidas mais empolgantes, enfim, o único poder que as meninas têm é o poder do moe.

Embora as personagens apresentem personalidades clichês para esse tipo de anime, as interações entre elas funcionam bem, o que dá uma boa dinâmica à história. Em dois episódios as protagonistas se mostraram carismáticas, fazendo com que o expectador crie empatia para com elas.

O desenvolvimento da série está excelente, mostrando o conflito interno da Agari, que entrou para o clube de tênis de mesa apenas para ser elogiada pelas suas companheiras de clube, mas agora está vendo seu “reinado” ruir com a chegada de uma aluna novata, Koyori, que apesar da aparência desastrada, é uma exímia jogadora de tênis de mesa, causando ciúmes em Agari. A cena do episódio dois na qual Agari imagina que está em um palco vazio (metáfora interessante) simboliza muito bem o medo de perder seus admiradores, e se ela perder seus fãs, o tênis de mesa não fará mais sentido para a personagem.

Para Agari, perder seus admiradores é a mesma coisa de uma idol perder seus fãs.

Para Agari, perder seus admiradores é a mesma coisa que uma idol perder seus fãs.

A medida que Koyori sobe no ranking do clube, Agari fica mais enciumada e com medo de perder o posto de número um do ranking. O contraste entre Agari e Koyori é visível, enquanto uma joga por motivos supostamente egoístas, a outra joga de forma descompromissada apenas por amor ao esporte, e a expressão de cada uma delas reforça isso, enquanto Koyori joga sorrindo como estivesse se divertindo, Agari joga com uma expressão séria e determinada, demonstrando que não é a número um à toa, e que ela não está disposta a abrir mão desse posto.

Cada uma das meninas tem uma forma de jogar diferente, variando do modo ofensivo ao defensivo, dando dinamismo e emoção às partidas, outra coisa a ser destacada são os comentários sobre as partidas que fornecem informações sobre jogadas e estratégias das jogadoras.

Isto não é um super poder, é apenas um efeito visual mostrando a capacidade de cálculo da personagem Hokuto.

Isto não é um super poder, é apenas um efeito visual mostrando a capacidade de cálculo da personagem Hokuto.

No segundo episódio, a trilha sonora estava excepcional, pode ser até impressão minha mas a trilha sonora no primeiro episódio foi apenas funcional para mim. As partidas até agora foram legais e convincentes, com cortes fluidos em algumas cenas.

De modo geral, até aqui, o enredo está sendo bem executado, apresentando uma história séria e empolgante, explicando os fundamentos e táticas do tênis de mesa, que é o esporte abordado nesse show, surpreendendo quem pensava que esse anime seria apenas algo bobinho e descompromissado.

Nota: Nos comentários das partidas são citadas algumas jogadas usadas no tênis de mesa:

  1. Forehand: Trata-se de um golpe feito ao lado ou na frente do corpo com a palma da mão da raquete de frente para o adversário. É o golpe mais utilizado para ataques rápidos e depende muito da velocidade do jogador e também da bola.
  2. Backhand: Esse golpe é realizado em frente ao corpo, onde as costas da mão da raquete fica de frente para o adversário.
  3. Drive: Qualquer golpe em que se utiliza o efeito topspin (efeito que se impõe raspando a bola na parte superior). Existem dois tipos de drive: O drive de velocidade (speed drive) e o drive de efeito (loop drive).

 

Revisado por Tuts

Comentários