Youkai Apato acabou faz um tempinho e agora vos trago uma pequena introdução sobre a obra. O anime teve 26 episódios e conta a história de Inaba Yuushi, um garoto órfão que após o dormitório de seu novo colégio pegar fogo, acaba achando um casarão para morar.

Confesso que inicialmente eu não me animei muito para assistir, mas depois de três episódios percebi que talvez valesse a pena.

Uma das qualidades de Youkai é mostrada logo no começo: o desenvolvimento dos personagens. A obra foca muito nisso, seja de forma sutil ou não. É um anime em que a evolução do protagonista como pessoa acontece do começo ao fim e seus resultados são evidentes. O melhor disso tudo é a forma como as coisas acontecem, afinal, o casarão e seus moradores não servem apenas de enfeite. Na verdade, é certo dizer que sem o casarão o anime não existiria. Mas também tem alguns pontos “negativos” que devemos destacar. Yuushi logo no começo acaba percebendo que possui poderes espirituais e ao longo do anime chega até treiná-los, e você vê ele fazendo uso desses poderes para ajudar pessoas e por isso cria expectativas em cima disso. Eu mesmo criei expectativas sobre isso e acabei querendo comentar sobre o anime aqui no blog, mas fui enganado e o potencial que poderia ser utilizado pelo anime foi deixado de lado e poucas vezes teve seu uso. Portanto, se teve algo no que o anime falhou, foi em não explorar as possibilidades que os poderes de Yuushi poderiam proporcionar (isso, é claro, sem sair da proposta).

Mas fora isso, tanto o desenvolvimento dos personagens quanto as situações que surgiam eram interessantes para Yuushi e todo o resto. O carisma e a química entre os personagens era agradável e fazia com que você gostasse de todos (ou ao menos não desgostasse). Claro que não só de personagem bom o anime era feito e é claro que tínhamos elementos que causavam diversos problemas e que acabaram não tendo um final adequado. O que talvez fosse algo não tão positivo era que os “vilões” eram realmente maus enquanto que Yuushi e sua galera eram pessoas realmente boas que não tiveram seus lados obscuros sendo mostrados para nós.

No geral o anime é um baita slice of life bem tranquilo, que há episódios que nada acontece, simplesmente nada. Por outro lado, as situações que apareciam para o protagonista eram bem interessantes e geravam um desenvolvimento que melhorava Yuushi e aqueles que ele ajudava (ou tentava). Ou seja, tudo que acontecia servia para vermos as várias facetas de um garoto que queria sair da escuridão mas não sabia como, um garoto que perdeu tudo e numa infelicidade sortuda ganhou um presente inestimável.

Youkai Apartment é um anime mal compreendido por muitos. Não se trata de um slice of life qualquer e sim, de um anime que você recebe lições e reflexões sobre a vida. Onde vemos situações que infelizmente podem aparecer no nosso cotidiano e que muitas vezes não percebemos. Resumindo: é um anime que por mais sobrenatural que seja, tem foco total nos seres humanos, suas relações interpessoais, suas ações e por fim, reflexões sobre a vida.

Comentários