Quem já viu filmes e seriados americanos, muito provavelmente sabe o que é uma cheerleader (líder de torcida), pois bem, Anima Yell! trás para essa temporada toda a graciosidade e ousadia acrobática dessa atividade esportiva tão famosa na terra do Tio Sam.

Era um dia comum quando Kohane (protagonista) se deslumbra com uma apresentação de um grupo de líderes de torcida enquanto caminhava. Mas para ela, esse momento foi especial, pois ela encontrou algo que ela pudesse fazer por si própria, e ao mesmo tempo dar apoio aos outros.

Kohane é uma garota altruísta, ou seja, gosta de se dedicar em ajudar às pessoas, porém, devido a essa característica, ela acaba colocando suas vontades pessoais em segundo plano. Tal comportamento trás uma fofura para a personagem, afinal ajudar o próximo é uma atitude bonita. Ela está sempre acompanhada de Uki, sua amiga e fiel escudeira.

Os pontos fortes do anime são suas personagens e a interação dos mesmos, que aliado a uma comédia sutil, faz que a obra seja simpática e divertida. A animação é competente, pois a parte de coregrafia está boa, e isso é fundamental num anime em que exige bastante movimentação devido ao tema abordado.

Kohane é bastante insistente, algo que pode irritar algumas pessoas (inclusive irritou um pouco a Huzumi), mas isso é sinal da sua forte determinação. Falta a ela bom senso, e é por isso que Uki está ao seu lado dando apoio, e impedindo a protagonista seja mais imprudente do que ela aparenta ser. Uki parece tímida, por isso não embarcou ainda na ideia da amiga de formar um clube de cheerleading.

Outra personagem a ser destacada é a Hizumi, que desistiu de ser líder de torcida pelo simples fato de se destacar demais em relação às suas colegas da equipe que a mesma fazia parte. Isso é consequência do coletivismo da sociedade japonesa, onde o prego que se destaca tem que ser martelado para ficar igual aos demais.

Outro problema que atinge Hizumi, é a solidão, pois aparentemente ela não tinha amigos até se juntar a Kohane. A protagonista não se importa por ela ser especial (leia-se, talentosa), e que ao invés de se afastar dela por não conseguir chegar no mesmo nível, Kohane vai se esforçar para chegar no nível de sua mais nova amiga e companheira de clube.

Um dos pontos altos do episódio foi durante a cena onde Hizumi estava num cenário escuro, representado sua solidão, e de repente aparece Kohane, indicando que ela não estará mais sozinha.

Por falar em problemas, a protagonista tem muito medo de altura, o que é um obstáculo interessante a ser trabalhado nos próximos episódios. Ela foi capaz de subir numa árvore para convencer Hizumi a aceitar seu convite para entrar no clube de líderes de torcida, o que já é um inicio de um pequeno avanço.

Diferentemente do arquétipo de líder de torcida norte-americano, as personagens de Anima Yell! não buscam popularidade na escola e não possuem comportamento vaidoso, ou seja, elas não são “patricinhas”, mas sim meninas fofas, o que indica uma adaptação desse arquétipo (cheerleader) ao contexto japonês. A título de curiosidade, o equivalente nipônico (ou algo aproximado) às “patricinhas” seriam as gyaru.

 

Comentários