Bom dia!

Bem-vindo ao Café com Anime, um bate-papo que eu e Vinicius (Finisgeekis), Gato de Ulthar (Dissidência Pop) e Diego (É Só Um Desenho) temos todas as semanas sobre alguns animes da temporada. Cada um publica em seu blog as transcrições das conversas sobre um anime diferente.

Mais uma temporada! E desculpe pelo hiato entre a última publicação e essa. Em primeiro lugar, não publicaremos um artigo de expectativas dessa vez porque tivemos que escolher os animes na unha, não foi fácil escolher o que iríamos cobrir, nada parecia especialmente promissor então precisamos esperar as estreias. Some a isso alguns contratempos pessoais, e o resultado é esse hiato e o que seria o artigo de expectativas acabou sendo completamente inútil.

No Dissidência Pop vamos acompanhar Zombieland Saga. O É Só Um Desenho e o Finisgeekis ainda não publicaram seus primeiros artigos então vou fazer segredo. E aqui no Anime21 vamos continuar com Banana Fish.

Nessa edição do Café com Anime, leia a nossa conversa sobre os episódios 20 e 21!

 

Fábio "Mexicano":
Manhattan está em chamas de novo. Dessa vez, gangues de rua declaram guerra às máfias. O resgate do Ash foi bastante fácil, graças muito mais ao Blanca do que ao “super plano” do Eiji, Sing e Cain. Foi bom ver o Eiji atirando no ombro do Dino? E foi no ombro oposto ao que o Ash tinha atingido. A calmaria que se seguiu durou pouco mas serviu para os dois protagonistas conversarem um pouco sobre as coisas. Não falaram diretamente sobre nada importante na relação deles, mas parecem ter se entendido mesmo assim. Depois o Blanca aceitou ajudar a capturar o Ash de volta e a coisa explodiu. Acho que o mestre do Ash só quer ver o circo pegar fogo.

Vou começar com pergunta nenhuma não, digam aí suas opiniões em geral.

Vinícius Marino:
Só porque reclamamos do foco “Ash-cêntrico” do anime, vimos o Eiji finalmente sair do casulo. Montou uma operação de resgate, meteu um balaço no Papa Dino, deu um murro no estômago do Ash e se colocou de isca para auxiliar a fuga. Que badass, mocinho!

Em contrapartida, a “Mary sue-ness” do Ash atingiu níveis Star Wars: Despertar da Força. Não sei o que foi pior. Seu sexto-sentido que o permite atirar sem os olhos, ter usado uma pistola como fuzil de precisão ou arrebentar as amarras feito o Incrível Hulk.

Na boa. Não tem como um anoréxico drogado – “pele e osso”, como os próprios amigos reconhecem – desenvolver super força. 80% de Banana Fish é ação, e será bem difícil engolir seus episódios se o Ash se safar de cada armadilha com um super-poder do dia.

Diego:
Detalhe para um museu que aparentemente fica com as portas abertas a noite e sem nenhum segurança. E eu achando que os nossos museus aqui é que tinham problemas 😛

Foi um episódio divertido. E sim, as habilidades sobre-humanas do Ash são um pouquinho frustrantes, mas elas meio que estão ali há um bom tempo, e diria mesmo que o anime só faz aumentá-las a cada episódio. No final o Ash ainda mata o Dino com sua visão de raio laser.

Gato de Ulthar:
Episódio legal, e só nos resta rir dos super-poderes do Ash. Ficar bravo com isso? Nem pensar, afinal de contas ele é um protagonista de filme de ação dos 1980, nada mais do que o esperado. O Eiji ficou bem bacana nesse episódio. Mas tirando isso, acho que o Papa Dino só consegue levar tiros no ombro né? O santo dele é bem forte.
Fábio "Mexicano":
Eu não vi problema nenhum nos super-poderes do Ash. A essa altura, ele ser uma mistura de Rambo com Robocop é parte integrante do personagem. É conveniente demais? É sim, mas bem, as cenas de ação continuam boas apesar disso.

Mas dessa vez ele não teria conseguido essa oportunidade se não tivesse sido salvo pelo Eiji em primeiro lugar. Ele disse que foi salvo “de novo”, mas é na verdade a primeira vez que o Eiji salva o Ash nos mesmos termos, como alguém que vive no mesmo mundo que o Ash.

Considerando que ele convive com o próprio Ash desde o começo do anime e com seus capangas já há um bom tempo, não me parece um desenvolvimento inesperado para o Eiji. O que acham desse novo Eiji “gângster”?

Diego:
Acho que é algo bastante temporário. Não espero o Eiji se metendo em muitos outros tiroteios (embora eu não sei se ainda teremos muitos outros tiroteios, dado o ponto em que a série está).
Vinícius Marino:
Amei. Espero que ele continue assim para sempre. Ou, pelo menos, que ele consiga voltar a esse “modo” gângster mais vezes se o roteiro pedir.

Mas, sem parecer chato, quero insistir na crítica aos super-poderes do Ash. Sim, Banana Fish parece um filme de ação dos anos 1980. Mas é importante lembrar que esses filmes tiveram um monte de sequências, e as últimas foram bem mais fracas que as primeiras. Duro de Matar é um dos maiores clássicos do gênero. Duro de Matar 5…. bom, vou deixar o Rotten Tomatoes falar por mim:

Banana Fish começou bem forte, e eu odiaria se descesse por esse ralo.

Fábio "Mexicano":
Acredito que o mangá não tenha continuações 😛 Ainda que, claro, o próprio anime seja uma derivação dele – e em animação, o tipo de super-poder do Ash sempre parece mais super.

Mas eu entendo a crítica. Só não sinto mesmo que, pelo menos para mim, isso esteja afetando negativamente a experiência. O anime até justificou, em termos, esse aparente power-up do Ash: ele foi confrontado por um adversário diante de quem ele próprio se acovardava antes. Encerramos o Café anterior falando como todo mundo fala que o Ash é um gênio mas ele não parece um gênio. Nesse aspecto, o Ash ser tão Rambo quanto o atribuem é até positivo.

Gato de Ulthar:
Também não achei os poderes do Ash insuportáveis. É aquele tipo de coisa que a gente não se importa, todo o resto é bom, ainda mais quando o Ash sempre teve essas habilidades super convenientes.
Diego:
É como o Gato disse, o Ash sempre foi assim. Sinto que meio que já passamos do ponto de reclamar disso. O moleque é um Rambo supergênio e só nos resta aceitar 😛
Fábio "Mexicano":
Acho que talvez o Vinicius não concorde sobre aceitar, mas vamos tentar prosseguir mesmo assim 😃

O Eiji atirou no Dino. Puta que pariu o Eiji atirou no Dino. Ele é ruim demais e errou um alvo parado há poucos metros, mas vocês têm noção disso? É um esforço inútil discutir “e se” o Eiji tivesse matado o grande vilão do anime, mas vamos fazer isso mesmo assim? Não tem muita coisa pra falar desse episódio mesmo 😛

E se o Eiji tivesse matado o Dino?

Diego:
O anime teria acabado ali, basicamente 😃
Vinícius Marino:
O erro dele foi bastante aceitável. Ele está nervoso, a mão está tremendo, e armas têm coice. Nunca atirei uma pistola, mas pelo que ouvi de gente que têm porte é que é bem comum pessoas subestimarem o coice. O Eiji está de parabéns, erro e tudo.

Já o Dino morresse? Sou menos otimista que o Diego. Primeiramente, a barra ia pesar para o Yut-Lung. O Ash (e todos os inimigos que fez) iam cair em cima dele. E duvido que o Blanca fosse pagar de protetor por muito tempo.

Também não me parece que a tal “coalização do Downtown” entre Sing, Cain e Ash duraria muito tempo. Gângsters dificilmente se mantém leais por muito tempo. E um líder jovem e impetuoso como o Ash acumularia desafetos bem rápido. Ele pode ser uma Mary Sue, ter QI de 200 e super poderes, mas nem ele pode virar o novo Rei do Crime sem apoio.

Gato de Ulthar:
Se o Papa Dino morresse? Fico com o Vinicius, faltaria dar conta do Yut-Lung. E é isso, seria mais simples para o Ash abandonar tudo e ir para o Japão com o Eiji.
Vinícius Marino:
Com a inteligência prodigiosa dele aposto que aprenderia japonês em dois tempos 😛
Fábio "Mexicano":
Inclusive o anime sugeriu que pode haver ou haverá um conflito justamente entre as máfias Corsa e Chinesa. A morte do Dino precipitaria isso, com vantagem aparente para os chineses.

Mas não sei, para alguém apresentado como inteligente e ardiloso, que escalou rapidamente o poder através de seus planos, o Yut-Lung tem parecido bastante burro ultimamente. Que pensam sobre ele?

Diego:
Penso que ele quer o corpo do Ash nu 😛 E meio que é isso ai. Ele atingiu seu objetivo, a vingança contra seus irmãos, e parece meio perdido agora. Tanto que decidiu ser inimigo do Ash quase que por impulso. Ele parece estar sendo carregado pela história, de certa forma.
Vinícius Marino:
Concordo, ele parece seguir as necessidades do roteiro – no mau sentido.

Agora, peço desculpa por “quebrar” a linha da discussão, mas isso está me incomodando há algum tempo: a máfia corsa é mesmo corsa? Porque o anime se refere a ela como Fundação Corsica. Pensei se tratar de um nome próprio. É um tema irrelevante, quase, mas que tem uma importância para mim: meu anime favorito, Noir, lida justamente com a máfia corsa. A protagonista é sobrevivente de um clã que foi eliminado em uma guerra entre gangues.

Fábio "Mexicano":
A fundação é o nome da empresa de fachada para os negócios deles, e que por isso acaba se confundindo com a própria máfia. Nas referências em inglês que consulto com frequência, sempre leio corsican ou corsican mafia, que vem a ser justamente máfia corsa. Se está aparecendo “corsica” na tradução em português é porque estão fazendo um mau trabalho.
Gato de Ulthar:
A máfia até pode ser corsa, mas é bem globalizada, lembram daquele chefão russo que apareceu uns tempos atrás quando o Ash estava internado?
Fábio "Mexicano":
Acho que a globalização deve ser uma tendência para máfias também, ou foi o jeito que a autora encontrou para inserir um elemento soviético na trama original.
Vinícius Marino:
Na verdade também estou acompanhando uma tradução em inglês. 😛 Vou prestar mais atenção nisso daqui pra frente.
Fábio "Mexicano":
Episódio 21 agora. Estou ficando cansado disso. Dissertem.

Diego:
Então né. Leve sensação de déjà vu…

Eu juro que não entendo a decisão do anime. Adicionar ainda outro “caçador” para ir atrás do Ash a mando do Dino… Fazer sentido até faz, mas a história já parece muito longe para ainda outro arco do tipo. E ainda me faz perceber algo: como, exatamente, essa história vai acabar?

Lembram da Banana Fish? A droga? Que ia ser usada para… coisas… em algum momento? Porque parece que o próprio anime não lembra dela (e eu mesmo só lembrei porque a Jessica comenta nesse episódio). Os personagens estão apenas tentando sobreviver, sem qualquer plano de ação para virar o jogo e derrotar o inimigo, qualquer que seja ele. Na conjuntura atual da história não parece haver qualquer final em vista. E faltam o que, três ou quatro episódios para o final?

Gato de Ulthar:
Eu ia comentar isso, e a pesquisa que o Ash devolveu para o Papa Dino? Ele não tirou nem uma cópia? A situação ficou por isso mesmo? Claro que é cedo para ter certeza disso, mas o temor de uma incompletude fica no ar.
Vinícius Marino:
De longe, o pior episódio até agora.

Antes de entrar no conteúdo, quero só comentar um pouco da forma. Foi um episódio corrido do começo ao fim, quase desconfortável de assistir. Desde o filme de Tsubasa Chronicle não vejo um pacing tão bizarro.

Há uma técnica do cinema japonês chamada pillow shot. É característica da obra do Yasujiro Ozu (1903-1963), mas ficou super popular nos animes porque permite economizar células. Basicamente, é uma “pausa” após cenas importantes em que a câmera se foca em tomadas estáticas. Se você assiste a animes com frequência sabe exatamente do que estou falando. A ideia é dar tempo ao espectador de digerir o que acabou de ver. Um momento de descanso – daí o termo “pillow”.

Agora, assistam de novo ao episódio de hoje (ou trechos dele) e vocês verão que quase não há pillow shots. Uma cena leva diretamente à outra, a toque de caixa. Isto por si só não seria ruim, mas adicione a isso um vomitório de diálogo expositivo e um exército (literalmente) de personagens novas e parece que estamos assistindo ao anime na velocidade x1.3

Fábio "Mexicano":
Sim. O ritmo já vinha me incomodando, e daí a cereja do bolo foi: tudo isso para quê? Para o Ash ser capturado pela … sexta vez? Sério, perdi a conta. Se for 6, então dado que esse foi o episódio 21, o Ash é capturado uma vez a cada 3,5 episódios. Já deu, né?

Ignorando que o Ash acabou preso no final de novo e outras coisas diretamente relacionadas a isso, o que mais vocês odiaram nesse episódio? Qual é, eu sei que foi um episódio ruim cheio de porcaria, não se segurem.

Vinícius Marino:
Esse cara aqui. E tantos outros iguais a ele: personagens que nunca vimos mais gordos, enfiados de última hora só para dar substância.

Sério, estamos há quanto tempo acompanhando Max, Sing, Cain? Precisa mesmo puxar um elenco inteiro da cartola para um mísero episódio?

Eu quero acreditar que esse capítulo foi um compensado de um arco inteiro no anime. Compactado por questões de tempo – ou falta de tino editorial.

Gato de Ulthar:
Esse cara que parece cafetão já havia aparecido antes, mas fazem muitos episódios atrás, igualmente para fornecer informações para o Ash.

O que me fez pistolar foi a inserção de mais um perseguidor implacável, havia necessidade de chamar um super-mercenário dado como morto? Mas não vou desanimar, e não foi um episódio tão ruim assim, mesmo que bastante fraco para os padrões da série.

Diego:
De fato eu lembro vagamente desse cara já ter aparecido. E concordo com o Gato quanto ao novo inimigo do Ash, ainda que nem tanto pelo personagem em si e mais pelo momento em que estamos na trama. Ter ainda outro mini arco de perseguição com ainda outro inimigo nesse ponto simplesmente não faz sentido. Imagino que no mangá original tenha servido para alongar a história, mas aqui no anime é um ponto bizarro para ter um conflito desses.
Fábio "Mexicano":
Eu fiz as contas e o Ash já foi preso, capturado ou se entregou 7 vezes com essa, em 21 episódios. Uma média respeitável de uma vez a cada três episódios. Como serão 24, ele ainda deve escapar e ser pego mais uma vez!
Gato de Ulthar:
Ele é capturado com a mesma facilidade que escapa. Isso tira toda a emoção da coisa.
Fábio "Mexicano":
E só estou falando bobagem porque estou puto. Mas não deixa de ser possível, e eu apostaria que a próxima será a derradeira: será que ele morre?
Diego:
Vai morrer e escapar do inferno pra voltar pro Eiji 😛
Gato de Ulthar:
O Ash faz parecer que ser pego e escapar é como ir no mercado e voltar para a casa, se não tiver algo mais sério envolvido, como a morte dele, pode ficar muito repetitivo.
Vinícius Marino:
Se ele for preso e solto vezes suficiente, a própria morte parecerá barata. No início da série, eu tinha a sensação legítima de que ele era uma alma torturada, pulando da frigideira direto para o fogo, depois para outra frigideira. A morte podia vir a qualquer momento, e era daí que vinha o suspense. Nós sabíamos que mais dia menos dia uma emboscada poderia ser o fim.

Agora, no entanto, ele já escapou de tanta coisa que sinto que só morrerá se quiser. Digo, o que falta acontecer? Virar alvo de super soldados? Ser metralhado por um helicóptero apache? A Terra ser destruída por um meteoro?

Diego:
Não da ideia, Vinicius, porque nesse ponto eu não duvido de nada disso 😛

Dito isso, eu nunca senti que o Ash estivesse em real perigo, até porque eu nunca acredito que um protagonista está em real perigo. Eu conto nos dedos de uma mão os animes que já mataram algum personagem central antes do seu fim, então pra mim todo mundo nesse anime sempre foi meio imortal. Que o Shorter tenha morrido já foi uma surpresa, nesse sentido.

Fábio "Mexicano":
Vamos parar de chutar cachorro morto e encerrar por aqui. Acendam velas, rezem, sacrifiquem crianças em um altar, cada um com sua religião aí, vamos torcer pra esse anime melhorar. Até a próxima!

Comentários