Depois de vários altos e baixos no anime, chegou a hora de falar de mais um episódio de Radiant. Desta vez, fiquei bem surpreso, principalmente porque foi uma das poucas vezes que não focaram em Seth e companhia, mas sim nos Inquisidores. E o mais legal de tudo foi a mensagem que o episódio quis passar, mostrando que há pessoas boas no mundo, em todos os lugares.

Depois de todas essas semanas acompanhando o anime, já ficou mais do que claro que Radiant é voltado para um público mais novo, principalmente levando em conta seu tom e desenvolvimento da história. Por conta disso, acho importante que ele aproveite sua trama para tocar em assuntos relevantes sobre a sociedade, como a forma que exploram os feiticeiros para falar sobre preconceito.

No episódio desta semana aconteceu algo semelhante, mas a lição de hoje é que existem pessoas boas em todos os lugares. Assim como Yaga explica, mesmo entre os Inquisidores, que em sua maioria são maus, há pessoas justas. Da mesma forma, nem todos os feiticeiros são gentis como Seth e seus amigos.

Apesar de ser algo um tanto quanto óbvio para nós, é importante levar essas questões para uma animação infantil, para que crianças aprendam desde cedo essa diferença. Não podemos generalizar um grupo ou simplesmente decidir que quem não concorda conosco é o vilão da história. Levando para a vida real, é como dizer que todo político é corrupto ou todos que moram na favela são bandidos.

Uma frase que resume bem isso é esta abaixo de Yaga:

O mais interessante é que o anime não ficou apenas no papo e decidiu mostrar exemplos destes casos citados. Por isso, o episódio foi focado no cotidiano dos inquisidores, o que foi mais divertido do que imaginei que seria. Pudemos conhecer o outro lado de personagens que já haviam sido apresentados, como Dragunov e companhia, assim como desmistificar alguns rumores. Confesso que fiquei um pouco decepcionado quando descobri que o Olho de Lince não era verdade. Seria muito mais legal se por baixo do tapa-olho ele escondesse uma habilidade secreta.

Vamos ver até quando ele vai ficar nesse papo

Além de mostrar os “vilões” em situações mais engraçadas e relaxadas, foi fundamental neste episódio termos o ponto de vista de uma pessoa novata entre eles. Aqui tivemos o personagem que estranhava algumas coisas que aconteciam no navio, como o capitão preparar a comida para todos.

Outro ponto que foi muito bem explorado é a visão que esse mesmo soldado novato tinha sobre os inquisidores. Enquanto Seth acredita que eles são “malvados que veem os feiticeiros como inimigos”, o soldado diz que aquele é um “trabalho nobre em que se luta contra feiticeiros perigosos para manter a ordem do mundo”. Viu como cada um tem uma visão distorcida do outro?

Por que ao invés de ensinarem o que são peixes voadores não explicam coisas mais relevantes como “Taumaturgas”?

Além de vermos os Inquisidores do bem, também conhecemos o outro lado com o grupo que foi atacado por um Nemesis voador e sequestrava pessoas normais e as acusava de serem feiticeiros. Também foi destacado a forma como os dois grupos de inquisidores veem os Nemesis de formas diferentes. Dragunov chega a compará-los a um feiticeiro hediondo, o que não deixa de ser verdade se levarmos em conta seus poderes. Apesar de todos serem inimigos, neste caso, o que prevalece é proteger as pessoas impotentes.

O Nemesis voador que apareceu neste episódio deve ganhar destaque futuramente, mas o que intrigou a todos foi sua ferida feita por uma lâmina enorme. Tudo leva a crer que quem fez isso foi o feiticeiro misterioso que apareceu no fim do episódio. E se levarmos em conta que mostramos os inquisidores bons e maus, agora chegou a vez de mostrar um feiticeiro mau também. Infelizmente, ele não deve aparecer no próximo episódio, mas espero que não demore muito.

Acompanhar os inquisidores por um dia fez com que tiremos a prova de que realmente existem pessoas boas entre eles. Gostaria que os personagens ganhassem mais visibilidade desta forma e que não fossem vistos apenas como um grupo, onde apenas Dragunov ganha destaque. Mesmo com quase nenhuma ação – bem que poderiam mostrar melhor a luta da Inquisição contra o Nemesis – foi um episódio importante tanto para a trama quanto para o público. Mas parece que voltaremos para os altos e baixos na próxima semana.

Comentários