Bom dia!

Eu já especulei um pouco em um artigo ou outro, já acertei e já errei, mas agora entrando no arco final e depois de um episódio em que efetivamente aconteceu pouca coisa vou especular bastante.

Um tema forte no anime são rádios. Elas usam um walkman para viajar entre mundos mudando sua sintonia, na hora de se transformar elas desligam da antena e conectam em fitas cassete muito pessoais, o que destrói os mundos são ruídos e clutters.

Um pouco de ciência: canais de rádio (e de TV) são ondas eletromagnéticas. Pense em ondas na superfície da água. Agora pense em como controlar essas ondas, com algumas mais altas ou mais baixas, mais longas ou mais curtas, para transportar informação de um ponto ao outro. Ondas de rádio são isso.

Quando você sintoniza uma estação, você está escolhendo uma frequência de onda específica. No caso da onda na água, a frequência é quantas ondas passam por um ponto em um período de tempo: frequências mais altas, mais ondas, frequências mais baixas, menos ondas.

Em Akanesasu, cada mundo é como uma estação. Assim, cada mundo é associado a uma frequência específica. Bem como os canais de rádio, todos os mundos coexistem no mesmo espaço: ondas permitem isso. Ao sintonizar, você escolha um canal, ou um mundo, em particular.

Alguns canais de rádio ou TV pegam mal ou simplesmente não pegam, não é? Pode ser porque a onda está muito fraca, mas também pode ser por excesso de ruído. Ruídos também são ondas e como tais interagem com outras ondas, podendo destruir um sinal. Aqueles ratinhos amarelos se chamam ruídos, e eles devoram os mundos, mais ou menos como uma fonte de ruído forte o suficiente faria com um canal – é assim que dispositivos de perturbação de comunicação, como celulares, funcionam: emitindo ruído e tornando o sinal irrecuperável.

Além de ruído, existe o clutter. O clutter ocorre quando, por causa de barreiras físicas (o solo, edifícios, o mar, qualquer coisa), a onda carregando o sinal se perturba. No caso da onda na água, pense em uma pedra no meio do caminho: a onda vai bater e reverberar nela, e nas imediações da onda a água ficará em desordem. Isso também pode destruir o sinal.

E os clutters em Akanesasu fazem isso: eles surgem nos mundos para perturbá-los. Por acaso, são exatamente pedras (uma pedra minúscula daquelas não deveria afetar ondas de rádio, mas estamos falando de mundos, não de rádio, e de ficção e de vai saber mais o quê).

O último elemento é a árvore do santuário: erguendo-se verticalmente alto no céu, ela é como uma antena. No arco anterior, no mundo da Asuka de outro mundo, descobrimos que aquela árvore efetivamente transmite “alguma coisa” que foi capaz de impedir que o crepúsculo crescesse.

Um sinal mais forte é mais inteligível, superando assim o ruído. Nos close-ups da expansão do crepúsculo sempre aparecem os ratinhos chamados de noise/ruído, então me sinto seguro em estabelecer essa ligação. Quando ela foi destruída, o ruído, e, pois, o crepúsculo, venceu.

Se a árvore é uma antena e se ela existe em todos os mundos e se ela é a antena em cada um deles, provavelmente aquela árvore é o centro do multiverso de Akanesasu Shoujo.

O problema é dizer o que é “crepúsculo”, afinal. Por tudo o que eu sei (eu fiz curso técnico em telecomunicações, não pesquisei essas coisas todas na internet agora!), isso não é um termo técnico de radiodifusão ou qualquer tipo de transmissão eletromagnética. O que é crepúsculo?

Acho que esse elemento em particular não vem do rádio, e isso o torna mais misterioso. Pela descrição que já ouvimos o anime dar sobre o crepúsculo, ele parece ser o fim, a morte, a ausência de sinal. E faria sentido. Mas por que alguém quer isso? Sei lá. Talvez seja só um vilão mau que nem o Pica-Pau mesmo (e nada contra vilões assim, muito menos contra o Pica-Pau).

 

A emissária do Rei do Crepúsculo, uma Asuka criança

 

Isso tudo acima é só comparação. Não é nada muito engenhoso, e o anime provavelmente quer que pareça óbvio. Um pouco mais engenhoso são as metáforas feitas a partir disso para construir as personagens.

Como eu devo ter dito em quase todos os artigos do anime até agora, as cinco heroínas têm uma personalidade dividida. E há uma peculiaridade extra: uma personalidade é a visível, dominante, enquanto a outra vive enterrada no fundo de suas almas.

Os conflitos surgiram no anime quando Nana, Mia e Chloe foram para os “seus” respectivos mundos, mundos que permitiram ou forçaram que elas assumissem sua outra personalidade. E aí algo mais incrível ainda aconteceu.

Sem erro, cada um desses mundos entrou em crise pro causa do ataque dos clutters. E para derrotar os clutters elas precisaram parar de se deixar levar pela “sintonia” daquele mundo e sincronizarem suas personalidades conflitantes.

Elas rejeitam se deixar levar pelas ondas, e ao invés de conectarem a uma rádio, ligam fitas cassete. Pessoais, individualíssimas, indicando que, naquele momento, ao rejeitar a realidade (como a Asuka de outro mundo disse no episódio anterior), se sintonizaram consigo mesmas.

Elas entraram em harmonia. Falando de novo em ondas, se diz que diferentes ondas são harmônicas quando a frequência de uma é um múltiplo inteiro da outra. Quando ondas harmônicas se encontram, elas se fortalecem.

Isso tudo dá conta fácil da Nana, Mia e Chloe, mas e Asuka e Yuu? Provavelmente seus conflitos estão ligados. O da Asuka, naturalmente, é nunca ter superado de verdade a perda do irmão. O da Yuu, por esse episódio, parece ser o incômodo que sempre sentiu em relação à Asuka por perceber o conflito da amiga, mas ficar calada.

Se as duas se sintonizarem, serão mais fortes. Nesse episódio, porém, cada uma falou o que quis, nenhuma estava disposta a escutar a outra e elas se separaram. Separadas elas são mais fracas.

 

 

E então chegamos ao Rei do Crepúsculo. Será que ele é o Kyouhei mesmo? A emissária dele é uma Asuka, então acho que agora essa dúvida já deve ter sido esclarecida.

Mas ele é o Kyouhei mesmo? Ou apenas tem a forma do Kyouhei? Considerando como todas as outras garotas tiveram que se conciliar com seus conflitos internos, me parece que seria muito barato se a Asuka pudesse resolver o seu simplesmente recuperando seu irmão. Acho que isso não vai acontecer. O irmão da Asuka, dessa Asuka pelo menos, está morto.

Se ele morreu de verdade ou se foi capturado e absorvido pela força maligna por trás do crepúsculo eu não sei. As duas hipóteses me parecem possíveis. Caso ele esteja apenas “possuído”, ainda assim duvido que seja o Kyouhei dessa Asuka. Deve ser o de outro mundo, que ela vai salvar, se conciliar com seu próprio conflito no processo, e depois nunca mais irão se ver de novo.

A bola agora está com a Yuu, que precisa se conciliar com o seu próprio conflito, o que significa se reconciliar com a Asuka. As outras três garotas irão ajudar, e talvez o Takumi ajude também.

Acabei escrevendo bem pouco sobre o episódio em si, né? Bom, foi um episódio mais emotivo do que de conteúdo. E eu estava querendo especular de verdade faz tempo. No próximo prometo ser mais apegado ao episódio, ok? Até lá!

Comentários