Bom dia!

Aqui estamos nós (eu e Kondou-san) para mais um comentário sobre esse anime.

Boa leitura!

No episódio desta semana de To Aru Majutsu no Index III, finalmente começou o tão famoso arco da Rússia e da Terceira Guerra Mundial (que começou bem e de forma interessante). Logo no começo do episódio vemos o Presidente da Rússia a declarar guerra à Cidade Acadêmica com base em motivos até aceitáveis (afinal, petróleo e tecnologias de ponta são sempre aceitáveis para justificar uma guerra a larga escala). Quando o Presidente Russo começa a falar de mísseis balísticos intercontinentais e invasão é que se viu que a situação entrou no ponto do não retorno (tudo observado pelo Fiamma).

A tecnologia avançadíssima da Cidade Acadêmica mais cedo ou mais tarde despertaria o interesse de diversas nações. Então criam-se pretextos variados para serem usados para o início de um conflito (ou uma guerra). Esta obra sabe muito bem transitar entre conflitos internos e conflitos externos. O cenário geopolítico dentro dessa história está complicado, então bastava um empurrãozinho para a guerra estourar de vez.

Outro detalhe importante a ser questionado é sobre a criação e o uso de novas tecnologias. As obras de sci-fi estão aí para mostrar as distopias causadas pelo progresso da tecnologia. Não há como deter o avanço tecnológico, pois é necessário buscar meios para deixar a vida mais prática e com mais qualidade, ou até mesmo esticar nosso tempo de vida aqui na Terra. Entretanto, isso esbarra com conceitos morais e éticos, como o caso da clonagem, do uso de manipulação genética e do sistema de reconhecimento facial implementado na China.

 

 

O Hamazura mais uma vez parece estar numa situação de azar, a Takitsubo continua com efeitos adversos do uso prolongado dos Cristais corporais. É interessante ver que até mesmo o azarado do Hamazura pode ter um pouco de sorte, por obra do destino ele conseguiu ajuda médica para a Takitsubo em troca de um pouco de combustível.

A parte do trem foi um dos pontos mais interessantes deste episódio, nela deu para ver que o Ace está num dilema, ele quer salvar a Last Order a todo o custo, mas questionado-se sempre o porquê da Last Order ter que ser perseguida e cobiçada por gente de índole duvidosa. A luta entre o Ace e as forças de perseguição foi curta, mas dá para imaginar que os estragos provocados aos perseguidores devem ter sido enormes. No desfecho dessa luta o Ace descobre uma maleta com informações interessantes, em especial algo ligado com o anjo artificial Aiwass, o que instiga ainda mais a curiosidade sobre as ações do Aiwass.

Neste episódio também teve vários momentos entre o Touma e a Lessar da Organização Nova Luz, sendo que a maioria desses momentos foi só para fazer piadas rasas, algo comum ao longo de tantas temporadas de Index (ainda assim a Lessar é engraçada e ingênua ao mesmo tempo, ela fala coisas sem saber o significado).

Ainda nesse segmento, na parte da estação de trem, foi interessante ver que vários membros da Igreja Russa auxiliam o Fiamma, confirmando ainda mais que é ele que controla os motivos da declaração de guerra. Também se viu que o codex (espécie de puzzle) que “quebrou” a Index é o pilar central da guerra contra a Cidade Acadêmica e ainda se ouve o Fiamma a falar de um tal projecto Bethlehem (é aqui que quem não leu o material original fica perdido).

 

 

O confronto entre as forças da Kanzaki, Agnese, Carissa e do Líder dos cavaleiros contra as forças francesas foi bem simples, mas deixou a dúvida do porquê a França entrar no conflito.

Outra coisa interessante neste episódio são as atualizações no decorrer da guerra. A certo ponto do episódio é dada a notícia de que a Cidade Acadêmica tinha interceptado um míssil balístico, esse tipo de informação dá a entender que a Cidade Acadêmica se pode defender bem de ataques, mas até a melhor defesa tem as suas falhas.

A reunião entre o Touma e a líder das Nações Unidas de Elizalina foi mais uma apresentação que outra coisa, já que o Fiamma apareceu em cena. O Fiamma realmente é um inimigo que dará dor de cabeça ao Touma, ele, além de forte, tem intelecto para estratégias, se ele quiser, o Touma e companhia não serão grande ameaça. A aparição da Zenpou no Vento não acrescentou nada de especial a essa parte, ela só adiou um pouco a má situação do Touma e companhia.

Por fim, mais uma vez o episódio termina num belo gancho, no próximo episódio as coisas parecem que vão complicar para o lado do Ace e ainda a nova personagem, a Misaka Worst, dará problemas.

Comentários