Bom dia!

Gosta de animes sobre artes? Quaisquer artes? Alguma arte?

Esse artigo é o primeiro de uma série de listas para animes de todos os gostos artísticos, porque existem muitos animes sobre o tema. Nesse artigo: idol masculinos.

Listas da série:

6 Animes de artes ocidentais
6 Animes de artes otaku
6 Animes de artes tradicionais japonesas
13 Animes sobre idol femininas
10 Animes sobre idol masculinos
14 Animes musicais

Assim como as idols femininas, esse nicho é bem restrito apesar de muito popular com o público feminino no Japão. Muitos de seus animes derivam de games e envolvem uma boa produção e um padrão similar na estrutura, no entanto não se deixem enganar pela superficialidade das aparências.

Por trás de todos esses caras bonitinhos e não muito ordinários, se escondem boas histórias cada uma a seu modo. Histórias que tratam de maturidade, esforço, determinação e principalmente boas músicas pra quem quiser adicionar na sua playlist do busão e da faxina em casa.

Se deem uma chance e abram passagem para os idols, se divirtam e mergulhem no mundo musical dos bishounens!

 

Uta no Prince-sama♪ Maji Love

Haruka Nanami é uma amante ferrenha da música e tem o desejo de se tornar uma grande compositora. Por causa disso ela ingressa em uma academia especializada na formação de idols para que aperfeiçoe suas habilidades junto aos que levarão a sua música além. Na academia ela conhece a vários rapazes – vários mesmo, você perde até a conta – e vai criando vínculos com cada um, enquanto se responsabiliza por eles.

Haruka vai aos poucos os ajudando a crescer pessoal e musicalmente, enquanto supera suas próprias barreiras como profissional. Nesse processo os grupos vão aparecendo e a carga da moça vai aumentando, conforme todos se apegam a ela. A série é um shoujo harém padrão, mas divertido, que com seus personagens carismáticos e a ajuda de suas boas canções crava seu lugar merecido no gênero.

 

Starmyu (High School Star Musical)

A academia Ayanagi é um celeiro de artistas e na sua estrutura escolar, ela conta com um conselho estudantil especial cujos líderes são os responsáveis por selecionar e treinar os escolhidos, esses que farão parte de um grupo seleto de estrelas que vão lutar pelo topo – um esquema similar ao do programa The Voice.

Os nossos protagonistas primeiro chegam pra provar que tem algo especial e que são dignos de estar em um desses grandiosos times, mesmo debaixo de muitas dificuldades – inclusive de aproximação coletiva. Eles vão avançando gradualmente, polindo suas habilidades e mostrando a todos dentro e fora da academia, que a garra, a liberdade e a criatividade superam qualquer barreira.

 

B-Project: Kodou Ambitious

O B-Project é uma ideia de um grande grupo que une as bandas Kitakore, THRIVE e Moons, já inseridas no mercado idol em diferentes status de popularidade e estilos, mas visando promover e aperfeiçoar os grupos em conjunto através dessa exposição.

Os rapazes além de bonitos são excêntricos e relativamente imaturos, precisando de alguém pra os unir, guiar e levar ao sucesso. A responsabilidade de trabalhar com essas diferentes peças e fazer a equipe funcionar é dada a Tsubasa, uma jovem inexperiente com boa vontade e um dom auditivo peculiar para a música, que batalha diariamente pra ajudar os cantores enquanto aprende o seu novo ofício de produtora musical.

Leia a resenha de B-Project: Kodou Ambitious.

 

Tsukiuta the Animation

Tsukiuta tenta trazer uma experiência diferente dos demais, focando mais nas personalidades e aventuras de seus personagens. O anime conta com os grupos Six Gravity e Procellarum – duas bandas sob o comando da Tsukino Productions -, que estão tentando se aperfeiçoar como idols enquanto levam de forma normal as suas vidas comuns, fortalecem os laços entre os membros de ambos os lados e nos mostram um pouco de seu passado no processo.

Tem uma pegada mais slice of life que os demais que da lista – não tendo grandes desafios ou barreiras a serem superadas -, mas não é menos divertido ou musical que eles por esse motivo.

Leia a resenha de Tsukiuta the Animation.

 

Tsukipro The Animation

A série spinoff de Tsukiuta The Animation exibe alguns grupos de idols já famosos que têm propostas musicais diferentes, mas são igualmente reconhecidos pelo público e também gerenciados pela empresa Tsukino Productions (são eles SOARA, Growth, QUELL e SolidS).

Considerando a posição atual dos artistas, o anime foca em lidar com o cotidiano deles e as pressões que sofrem pelas cobranças da profissão e as diversas atividades que precisam executar para se manter no patamar onde estão, incluindo a atuação dos membros de cada grupo nos bastidores da produção musical.

E como quem está no topo também tem suas dúvidas e desafios, eles também enfrentam os conflitos internos que cada um tem em relação ao seu papel como profissional enquanto precisam manter a boa imagem diariamente.

Leia as primeiras impressões de Tsukipro The Animation.

 

Marginal#4: Kiss kara Tsukuru Big Bang

Entre todos é o que tem o menor número de rapazes por metro quadrado da lista.

O anime nos mostra o cotidiano agitado do grupo Marginal#4, um quarteto de garotos do ensino médio com personalidades e habilidades bem diferentes, que fazem a sua tão esperada estreia no mundo idol.

Na condição de iniciantes eles vão gradualmente aprendendo o verdadeiro significado de se tornar um ícone tão importante e as implicações disso, ao passo em que conciliam seu árduo trabalho com a vida e atividades comuns de estudantes e adolescentes em fase de formação, sempre seguindo sem perder a humildade com o novo status e principalmente a animação.

Leia as primeiras impressões de Marginal#4: Kiss kara Tsukuru Big Bang.

 

Dream Festival

A busca por um sonho não é algo fácil e Kanade Amamiya passa por esse momento até cruzar com Mikami, uma celebridade da empresa Dear-Productions. Ser um idol é mais do que parece ser, e Shin, Junya, Itsuki e Chizuru juntos a Kanade vão descobrindo o significado disso quando começam a luta pra formar o grupo Dear Dream e levá-lo adiante, no meio dos outros milhões de grupos que estavam competindo pela mesma posição de estrelas entre os novatos.

Para conseguir a tão sonhada estreia, eles precisam provar que são mais do que superiores e vencer a batalha de idols promovida pela produtora chamada Dream Fes. O anime nos mostra amadurecimento, o valor do esforço, a persistência e os elos que crescem com as derrotas e vitórias que sofrem juntos até alcançarem as portas do caminho para o sucesso.

 

Shounen Hollywood

Shounen Hollywood explora uma vertente mais incomum do mundo idol – um pouco focado na crítica -, onde os garotos que compõem o grupo principal acabam se tornando idols pela sua aparência. Eles tem carisma, beleza e outras ferramentas necessárias para se saírem bem, porém aceitaram tudo apenas porque sim e com isso, eles precisam se ajustar em muitos pontos até se tornarem idols de verdade.

O anime também faz inúmeras referências a cultura japonesa, traz algumas outras reflexões acerca do mundo idol, tudo isso sempre num ritmo que talvez incomode alguns, mas talvez agrade outros pelo seu foco e realismo em relação a esse universo – principalmente no quesito desenvolvimento e consolidação da banda.

 

The iDOLM@STER Side M

Se o seu desejo é ser um idol, ele é sim possível, basta ter o coração de um. The iDOLM@STER Side M explora de forma leve e divertida um lado diferenciado desse universo, no qual uma empresa novata decide apostar no coração e na vontade de seus comuns astros, os lançando ao mundo pela confiança que tem no que eles transmitem e acreditam.

O anime conta com alguns elementos que os demais não possuem e esse diferencial é sua maior arma. Eles lidam com garotos e homens de idades variadas (incluindo alguns na casa dos 30), com experiências profissionais distintas e até mesmo fora da música, mas que no fim tem a vontade de aprender, se desenvolver como idols e transformar o mundo com sua música, mesmo que o tempo, os recursos e a inexperiência se provem adversários poderosos no processo.

iDOLM@STER SideM é assim como sua contraparte feminina, uma jornada de sonhos e aprendizado com uma boa dose de comédia.

 

IDOLiSH7

IDOLiSH7 trabalha a jornada de Tsumugi, uma manager em treinamento, e um grupo formado por 7 garotos que desejavam ser idols, mas que ainda não tinham tido a oportunidade de se lançar. Partindo do completo zero, eles vão galgando aos poucos sua carreira rumo ao estrelato, encarando todas as dificuldades da indústria em prol de seu sonho, com a determinação e a fome de quem sabe aproveitar a chance única que lhes foi dada.

O anime trabalha com rivalidades saudáveis como o grupo TRIGGER e destrincha também a formação da ligação do grupo, dadas as circunstâncias pessoais e familiares dos rapazes, transmitindo seu desenvolvimento e as conspirações que enfrenta um grupo novo com pouca visibilidade e influência, para além das habilidades latentes e problemas de cada um.

É uma história de conquista, transformação e superação constante, sendo provavelmente a mais enriquecedora da lista pelo realismo e veracidade que são inseridos na trilha de seus protagonistas.

Leia as primeiras impressões de IDOLiSH7.

 

Comentários