Bom dia!

Agora a máscara caiu de vez. Isao está bombardeando cidades a torto e a direito, participando pessoalmente das missões. Ele gosta de abater aviões, e seus emissários fazem ameaças diretas. Ou obedece, ou chove bomba. E se obedecer talvez chova bomba mesmo assim.

Sua armada é enorme, bem treinada, bem equipada, e ele certamente está se preparando para isso há muito tempo, reunindo recursos para a operação. Mesmo assim, uma cidadezinha no fim do mundo e que vive de extração de sal repeliu seu ataque.

Isao não é invencível.

 

Isao dá a ordem de bombardeio

 

Se a notícia dessa façanha se espalhar rápido o suficiente pode acender o estopim para a rebelião, talvez até mesmo em regiões já tradicionalmente aliadas de Ikesuka.

De concreto, acho possível e gostaria de ver um fluxo de refugiados, ex-pilotos, piratas, descontentes e inimigos de Isao e Ikesuka em geral em direção à Rachma.

Essa primeira batalha pode ter sido vencida, mas a esquadra da Associação Irmandade da Liberdade é muito maior do que a flotilha que atacou Rachma, e o Isao em si é um ás excepcional que ainda nem decolou, tendo apenas supervisionado a operação de um dos bombardeiros, mas já garantiu que na próxima ele pilota.

Ainda assim, fica o mistério, que é um dos três grandes de Kotobuki: é mesmo Isao quem está por trás de tudo isso? Os outros dois são: qual é a verdadeira natureza dos buracos no céu? E, por fim, o que sucedeu-se com o Velho Sab?

Vou tratar cada um deles ao longo do artigo, começando pelo protagonismo do Isao. Será que esse plano todo é dele e ele sabe o que está fazendo (ou pelo menos acha que sabe), ou será que está sendo manipulado?

De cara, ressalte-se que pessoas más podem ser manipuladas por outras pessoas más e continuam sendo tão más quanto sempre foram, de modo que essa hipótese, caso se comprove verdadeira, não ameniza em nada a responsabilidade do Prefeito de Ikesuka e nem o torna mais ou menos ético.

Aos fatos concretos: Isao está participando dos bombardeiros e está se divertindo com isso. Ele lamentou que um caça tenha se rendido antes de terem a oportunidade de abatê-lo – e como a cena não teve seguimento, não me parece exagero especular que talvez Isao tenha ordenado que se o abatesse mesmo assim.

Não sei se o fez nem estou afirmando nada, só conjecturando. Se fizesse isso, passaria largamente impune, e ele estava realmente com vontade de botar aquele avião no chão.

No episódio anterior vimos como tem funcionado o método de Ikesuka. Talvez Isao não soubesse daquele ataque àquela cidade em particular, mas isso não importa, ele soube dos ataques nesse episódio e continuou não se importando um miserável pouquinho. Pelo contrário: ele não hesitou em dar pessoalmente a ordem para a dispensa de bombas sobre Rachma.

Sem mencionar que o ex-RH das Indústrias Elite (segundo o site oficial, parece que o nome dele é Hideaki) foi à Rachma um dia antes do ataque e foi bastante direto: ou a cidade capitulava perante Isao ou era bombardeada também.

 

O ex-diretor de recursos humanos das Indústrias Elite, agora trabalhando para Isao, ameaça Rachma

 

Mesmo que Isao não saiba de cada detalhe que se passe longe de sua vista, ele ainda é o responsável objetivo e quando ele está presente exibe o tipo de moral que se espera de alguém capaz de dar essas ordens todas.

Em nível metalinguístico, Emma mencionou como ela acha que Isao não parece sentir empatia. Kotobuki não é um anime complexo, se uma das personagens principais disse isso, mesmo que em tom de impressão, é porque é verdade mesmo. Isao não é capaz de sentir empatia. Ele não se importa, pois, com o sofrimento alheio.

Para completar o quebra-cabeça sobre o personagem resta entender o que é exatamente que a Reona sabe sobre ele que ninguém mais sabe. Quem foi o Isao que ela conheceu? Se bem que ela o adorava sem sequer tê-lo visto, idolatrando seus feitos como piloto e como herói de guerra que se tornou. Ele a salvou, ela disse. É fácil entender porque ela tente até o último instante buscar uma explicação. E acredito que haja. O anime irá providenciá-la quando for a hora.

Hipóteses: pode não ser ele, mas um parente, pai, irmão, não sei. Não sabemos como funcionam famílias e nomes de família em Ijitsu. Pode ter acontecido algo que o fez mudar radicalmente. Pode ser só que ele goste de adrenalina e nunca se importou, só salvou a Reona porque pareceu mais divertido na hora. Etc.

Ele ser mau ou não porém não responde se ele é a mente por trás de tudo. Bom, nesse caso apenas mantenho a minha hipótese do episódio anterior: o culpado é o mordomo. E acrescento como evidência que, quando o buraco se fechou em uma explosão, ele disse para Isao que não podia dizer por quê. Não que não sabia, mas que não podia.

E essa é a deixa para o segundo mistério: qual é a real natureza dos portais? Além de outros mistérios correlatos.

 

O portal, bem visível no céu de Rachma

 

Se eles podem ser calculados, como fez Allen, o irmão da Kate, parece-me que são mesmo fenômenos naturais. Então Yufang não abriu um portal para Ijitsu há 70 anos, e sim um desses se abriu sozinho, naturalmente. E assim como abriu sem que ninguém esperasse, um dia fechou sem que ninguém esperasse. Foi então que o Velho Sab e talvez outros yufangueses ficaram presos do lado de cá.

É tão pouco o que se sabe sobre eles que sequer se pode descartar, a essa altura, que esses portais liguem apenas Yufang a Ijitsu. Talvez seja como no anime Gate, em que um portal aparece aleatoriamente ligando o mundo fantástico a qualquer outro mundo aparentemente aleatório. Na história do anime, o ligou à Terra. Talvez os portais de Ijitsu funcionem assim.

Em todo caso, Yufang ou outro mundo por aí foi inundado em algum momento do passado remoto quando um portal abriu-se sob os oceanos de Ijitsu e toda a água escorreu por ele. Ou pelo menos essa é a teoria do Allen.

Por que o portal explodiu? Talvez ainda não estivesse totalmente aberto e isso seja o que acontece quando se tenta atravessar um portal ainda não totalmente aberto. Talvez às vezes o portal apenas falhe, assim como havia sumido antes, no episódio anterior. Ou talvez do outro lado no outro mundo houvesse lastimavelmente um paredão, montanhas ou coisa que o valha, e o avião explodiu enquanto atravessava, e esses portais não gostam de explosões. Uma última hipótese é que a abertura do portal foi detectada do outro lado e quem quer que esteja lá possui tecnologia para fechá-los, e escolheu fazê-lo. Também não é possível ter certeza a essa altura, esperarei o anime se pronunciar acerca disso.

 

Um bombardeiro avariado entra no portal e explode

 

Um mistério correlato que nesse episódio alevantou-se é quem são os aviões protegendo os portais. A minha hipótese no episódio anterior é que fosse o próprio Isao ou alguém próximo, mas parece que eles ainda não sabiam calcular onde os portais se abrem, por isso precisaram saquear o quarto do Allen.

Ora, se não sabiam, não poderiam ser eles defendendo-os nas outras duas ocasiões. Então quem eram? E por que não apareceram dessa vez? De todo modo, o portal era visível da cidade de Rachma e agir ali seria muito mais difícil para qualquer um que não esteja abertamente desafiando o mundo, como Isao.

Ou talvez Allen tenha errado nessa hipótese e todo o resto seja apenas coincidência.

O terceiro mistério trato mais adiante. Comento primeiro sobre a batalha em si e os movimentos que levaram a ela.

Antes de tudo, a política desse anime sempre parece incompreensível quando Julia abre a boca e tenta explicar as coisas. Se o tratado que Ikesuka propõe é como o Saneatsu diz, punições mais severas para piratas e ajuda da Associação Irmandade da Liberdade para lidar com essas ameaças, não tem mesmo nada de errado.

 

O subcomandante Saneatsu defende os termos do tratado de Isao

 

Mas Julia insiste que é sim um pacto de submissão à Isao, e vendo os desenvolvimentos recentes da história eu não posso conceber a ideia de contraditá-la, mas persiste o fato de que ela não apresentou nenhum argumento em favor de sua posição.

Sem dúvida que há cláusulas abusivas nesses contratos, certo? Convém que se diga quais são. Senão, fica parecendo que o bom mesmo é ter penas mais brandas para piratas e deixar que cada um se vire, independente de ter ou não condições para isso. Vimos no que deu essa política no conflito entre Rachma e as Indústrias Elite.

Sim, eu entendo que há algo muito errado nesses tratados. Entendo, ademais, que tal perfídia deva-se à vileza de Isao ou de quem quer que seja a eminência parda de seu império. Ou ambos, combinados. Só falta ainda saber exatamente qual a cláusula ou as cláusulas danosas, quais as letras miúdas que transformam esses acordos aparentemente benignos em Tratados Desiguais.

Isso eu duvido que o anime vá explicar, infelizmente.

 

Julia argumenta que o tratado de Isao é uma farsa tirânica

 

Em todo caso, não foi dessa vez que pegaram Rachma. O Kotobuki esteve lá mais uma vez pela cidade. E me pergunto: terá Loulou cobrado de novo? Ou dessa vez ela custeou a operação do próprio bolso?

Espero que a Julia ainda tenha muito dinheiro, embora tenha fugido de Gadoll com um avião na frente e outro nas costas.

As garotas estiveram mais bem preparadas e bem equipadas para essa batalha do que qualquer uma que a antecedeu. Vimo-las pela primeira vez no anime usando mísseis de fragmentação (que eu sabia que existiram) e foguetes de propulsão extra (isso existiu??).

 

 

Isso tudo deve ter saído caro. Felizmente elas venceram, com a colaboração da milícia de Rachma, dos Nazarenos, de Camilla, a chefe da milícia de Shouto, ora foragida após bombardeio de Isao, e de Naomi, a misteriosa pilota com a marca da cobra que tantos encontros coleciona com Kirie,

 

 

E é ela que me traz ao terceiro mistério: por onde anda (ou voa) o Velho Sab?

Continuo sem saber. Mas agora sei que o nêmesis da Kirie não é ele, mas sim Naomi, que vem a ser outra discípula do Velho Sab. Decerto interessou-se pela protagonista (ou melhor, irritou-se mas não pôde dispersar a curiosidade) porque Kirie ostenta em seu avião a mesma marca do mestre das duas.

Mas apesar desse ponto de contato, as circunstâncias das duas são deveras distintas.

Kirie conheceu o Velho Sab quando ainda era criança. Naomi já era adulta.

Kirie aprendeu tudo sobre pilotar com ele. Naomi já era pilota, tendo aprendido ainda mais com ele.

Kirie o adorava. Naomi teve com o Velho Sab uma relação de amor e ódio, tendo jurado derrubá-lo depois de aprender tudo o que tinha para aprender.

Ao fim e ao cabo as duas foram deixadas para trás. E isso dá um vislumbre para o fechamento do arco pessoal da Kirie: por que ela voa?

 

Os aviões de Naomi e Kirie encontram-se em solo. Parecidas, mas diferentes

 

Naomi voa porque gosta. Tanto é assim que ela faz o que quer. Quando lhe dá na veneta ser uma pirata, pirateia. No outro dia está salvando a pele da Kirie. Ou talvez no mesmo dia, porque a Kirie tentou abatê-la e não conseguiu. Desta feita, ela julgou que combater Isao era o certo a se fazer, e combater Isao ela fez.

Talvez Julia a conheça? Quando Julia apareceu da primeira vez, foi mencionado um tal seu projeto de lei que anistiaria piratas. Agora que Naomi se revelou, mencionou explicitamente Julia e disse estar do seu lado nessa querela.

Independentemente disso, Naomi voa porque quer, quando quer, para onde quer, porque gosta. E entre seus objetivos pessoais, persiste querendo reencontrar o Velho Sab – para abatê-lo, como sempre desejou.

Kirie sempre pareceu gostar de voar apenas por voar também. Ela não tinha de fato problema nenhum antes daquela criança a questioná-la. Ela demonstrou o quanto gosta de voar mais de uma vez.

A caminho da batalha contra os então piratas das Indústrias Elite, saiu a fazer acrobacias. Quando criança, embasbacou-se com a visão aérea no avião do Velho Sab. Nesse episódio, antes da grande batalha, admirou o azul profundo e límpido do céu bem acima das nuvens.

Kirie apenas gosta de voar. Gostando de voar, pode sempre encontrar pretextos para continuar voando – como as missões do Kotobuki, se essas lhe bastarem. Fazendo questão de uma motivação pessoal, pode ansiar por reencontrar o Velho Sab, como Naomi – embora não para abatê-lo, pois não é essa a sua relação com o yufanguês.

 

Kirie e Naomi discutem na primeira vez que conversam cara a cara

 

Naomi era até próximo ao final desse episódio a faísca que fazia Kirie perder o controle, como foi o que mais ou menos disse Zara. Ela pode ser também a faísca para tirar a protagonista de sua crise existencial.

Similarmente, a vitória de Rachma na batalha aérea que Isao empreendeu contra a pequena cidade pode ser a faísca que vai incendiar o mundo de Ijitsu contra a tirania de Ikesuka.

A ver. Até o próximo episódio!

 

Naomi e Kirie tornam-se "irmãs de abandono"

 

Comentários