Nossas meninas chegaram num ponto onde apenas passar o dia esperando sobreviver na risca não é o suficiente, elas precisam agora avançar e melhorar suas condições de vida, arranjar uma melhor infra estrutura, para assim terem uma garantia de tranquilidade maior.

O que elas vão encontrar a partir desse momento? Ainda não sei, mas o pontapé inicial tem indicadores bem mistos para o grupo.

Homare prevendo problemas com a mudança de estações e o clima, decide fazer uma exploração mais detalhada para aumentar o conforto delas na ilha, até que consigam o resgate. Nesse momento uma disputa engraçada revela o óbvio: Mutsu está acima das outras duas.

Ao questionar as razões da líder pela sua escolha, a nerd obtém um parecer positivo e sinceramente, me espantaria se fosse diferente. Ao longo desses episódios temos visto o crescimento vertiginoso dela, enquanto as outras apenas tem um espírito voluntarioso, aprendendo muito pouco, ainda que sejam ensinadas constantemente.

Mutsu também tem uma natureza mais equilibrada e uma maior facilidade em processar as novidades – acredito que sua curiosidade e inteligência tem parte nesse mérito. Shion apesar de melhorada, ainda tem muito das suas frescuras e Asuka é tonta como sempre, inclusive a sua ideia da “ilha das idiotas” só confirma tamanha idiotice e motivo de preocupação – embora ela seja inegávelmente criativa com a composição gramatical do nome (Asuka – HOmare – MUtsu – SHIon).

A parte da exploração é bem interessante, porque abre algumas possibilidades em relação ao que pode acontecer, bem como joga um pouco com o instinto da Homare para que ela consiga desvendar uma forma de melhorar e alcançar o resgate.

Como existe um porto e uma casa abandonados, pode ser que haja alguma pessoa além delas por ali e isso parece bom, até porque mais uma mão para o trabalho braçal e que já esteja adapatada a ilha, seria de grande valia – vou até cavar no mangá uns spoilers, quem sabe né.

No entanto também pode ser que essa eventual figura possa ser alguém insano ou até perigoso, logo ficando na situação do “pagar para ver”. Um outro ponto legal está na forma como as meninas demonstram de forma simples, que é possível determinar coisas com base nos elementos ao redor, algo que é muito comum naqueles que possuem mais experiência com a sobrevivência na natureza.

Na hora da dispersão do grupo, imaginei que Shion e Asuka fariam alguma besteira e se perderiam, mas não é que elas foram bem úteis? A patricinha encontrou os escombros da casa que deu uma ferramenta poderosa a elas, já a esportista conseguiu uma fruta que ajudou na parte da fome e indiretamente indicou o status atual delas.

O episódio nos deixa com uma surpresa no final, quando as meninas detectam uma fumaça no meio do cenário. Poderia ser um indicativo de gente, mas sendo prático acho que Asuka e Shion acabaram deixando a fogueira incendiar o acampamento, então vamos ver o que virá e como elas vão lidar com a próxima dificuldade.

Manual de Sobrevivência da Homare

Dica 1: A Homare fez uma técnica de acampamento que ela explicou como um “bivaque”. Isso nada mais é que a criação de uma habitação temporária, utilizando os elementos disponíveis na natureza, pouco material e muita capacidade criativa.

A técnica se vale de várias opções podendo ser feita em árvores, pedras e areia, em cavernas ou mesmo na neve. No caso do anime, a protagonista utilizou os troncos de árvore para fixar a rede e os galhos mais flexíveis e frondosos, de modo a formar uma cobertura que as guardaria da frieza noturna e de alguns animais.

Normalmente pela questão dos insetos – que Homare cita rapidamente -, se utiliza uma lona como proteção, mas na falta dela, só resta torcer para que não hajam surpresas.

Dica 2: Durante sua exploração, a Asuka encontra uma fruta chamada “yuzu”. Essa fruta é uma espécie de tangerina misturada com limão e é natural do Japão, sendo cultivada há muito tempo especificamente nessa terra. Apesar de não parecer muito relevante, a presença do yuzu indica muita coisa, sendo a primeira, o fato de que a ilha está numa região do arquipélago japonês – dada a sua origem e cultivação farta.

O segundo fato diz respeito a um comentário bem simples lá no começo do episódio, onde a Homare diz que elas devem procurar recursos para o outono e inverno. As garotas acham que ainda está longe de chegar a época mais fria, porém se enganam redondamente.

O yuzu tem um período de colheita que compreende o final do ano, mais especificamente de Outubro a Dezembro (outono), ficando amarelo ao atingir a maturidade. Os frutos que estavam na mão da Asuka ainda estavam verdes, mas pela sua aparência, já são indicativos claros de que elas estão bem próximas das estações  mais complicadas – e nada boas para aguentarem sem preparo.

Enfim pessoal, aqui termino minha “falação”, agradeço a quem leu este artigo e até a próxima sobreviventes!

Comentários