Sounan Desu ka? apresenta sua conclusão do mesmo modo como começou, debochando e rindo da situação adversa das pobres protagonistas perdidas. Shion estava enrascada e algo precisava ser feito, mas no meio disso tudo a única certeza é que de algum modo o grupo daria o seu jeito – independente de como fosse.

A condição de isolamento e risco na qual a patricinha se meteu tem uma função bem importante, porque é quando se explora melhor o íntimo da personagem e o seu crescimento. Desde a estreia, as outras tiveram muito mais oportunidades de se mostrar, enquanto ela permanecia reduzida a garotinha mimada que seria o peso.

Os últimos episódios deram uma virada e começaram a trabalhar o progresso dela, de modo que ela agora assume um papel de importância e soma ao time, mas sem as companheiras para lhe pegarem pela mão, quem realmente é Shion e o que ela estaria disposta a fazer pra vencer?

Enquanto ela se desafia, as outras repensam sua vida na ilha, transmitindo uma sensação de terem perdido algo com essa mudança. Bom, a aflição mental em que ficam é compreensível, já que essa sensação é uma verdade, até porque elas foram tiradas do conforto de seus lares para viverem no limite.

O anúncio do sumiço de Shion foi apenas a gota que faltava para que as meninas saíssem do eixo e se desesperassem de vez. Perdidas, longe de casa, sem muitas ferramentas e podendo contar apenas umas com as outras, nada mais natural que a pouca sanidade fosse embora temporariamente.

Asuka foi meio injusta com a Homare? Foi, mas sua fala apenas transmite a angústia interna dela e não uma culpa real – mesmo que com isso ela tenha posto um peso ainda maior nos ombros da amiga.

Nesse trecho o que me agrada na Mutsu é exatamente o que a líder tinha apontado como sua grande vantagem: a capacidade de se adaptar e entender o clima, a realidade do momento. Mesmo sob tensão, é interessante a forma como ela tenta se manter de pé para sustentar a outra, enquanto a Homare provê o resgate da Shion.

Quanto a expert em sobrevivência, é admirável a determinação e senso de dever que possui. Se responsabilizando pelo ocorrido ela começa a trabalhar num plano e se recorda dos conselhos do pai sobre o altruísmo. Sendo honesto eu bem penso como o pai da moça, acho que se preservar é tudo nessas horas, mas não é isso que ela quer.

Para além da sensação de culpa por não tê-la vigiado corretamente, a Shion agora é parte de sua nova família e isso não pode ser desconsiderado de forma alguma – e nem da para julgar, até porque na hora do vamos ver, nenhum de nós sabe qual sentimento será maior.

O pai dela inclusive chama atenção pela sua aparição no final do episódio ao buscar pela filha. Minha maior dúvida era justamente saber se nenhum dos pais, sequer tinha o desejo de se mover pelas crias, ao menos agora eu vejo que um se importa.

Voltando ao questionamento lá em cima, a Shion teve nesse percalço a chance de se provar mais ainda e acho que se saiu bem, considerando as suas limitações. Ela utiliza mais a cabeça, se lembrando do que aprendeu com as outras para se virar, e exercita a própria coragem para avançar sozinha no desconhecido.

Como nem tudo é facil, ela chega ao fim do túnel e lá que a sua luz salvadora se apresenta. Acredito que assim como a resolução de Homare, a consciência da patricinha foi um fator positivo no resgate. A experiência do retorno por sua vez foi simplesmente impagável, com aquela coisa da absorção de água pelo traseiro e ter que empurar essa água lá com a boca.

Certamente essa cena foi o ápice do absurdo nas soluções inacreditáveis da protagonista, pois algumas como o mijo tinham lá algum fundamento mínimo e um nível de intimidade menor, mas essa do cólon, foi demais – realmente dando um fechamento digno a série que sobreviveu debaixo de loucuras, então porque não fechar com uma maior ainda? Ponto para os autores.

Uma vez reunidas, elas selam mais uma vez o seu vínculo com bons momentos, risos, choro de alegria, e recomeçando em paz – embora Homare tenha voltado mais enérgica com suas mirabolâncias – como as amigas irmãs que se tornaram nessa aventura.

Infelizmente não foi nessa temporada que elas voltaram para casa – nem acho que deva ter continuação -, mas Sounan Desu ka? fez o seu papel, nos divertindo até o fim com uma história simples, sólida e de soluções criativas.

Agradeço a quem acompanhou até o fim e nos vemos no próximo artigo!

Comentários