Que a Akira tinha vindo para criar problemas eu já tinha percebido, mas o que ainda não dá para calcular, é o tamanho do estrago que ela pretende causar no clube por conta dos seus sentimentos negativos em relação a Hozuki. Felizmente o episódio também mostra que nem só para o mal a chegada da garota serve, e o que ela queria ferrar pode acabar “ferrando” ela.

A escolha da música feita pelo professor tem uma função maior do que qualquer um supõe, e mesmo o seu nome “Tenkyuu” é interessante, pois reflete bem a determinação do grupo face os novos desafios, assim como também os seus próprios sentimentos ao tangerem o koto.

Essas emoções são sua maior arma, mas também não conseguem alcançar o máximo de seu potencial pela falta de técnica. É curioso ver essa vertente aplicada, porque ela entra como um contraponto e complemento do que eu havia colocado no artigo passado. O excesso de técnica não compensa a falta de alma na música um fato, só que o inverso também não acontece em sua totalidade e é importante que enquanto músicos, cada um assimile essa verdade.

Todos querem avançar, mas não percebem que de algum jeito estão estagnados, sem condição de render mais, dada a própria limitação do instrutor. Diferente deles, Takinami capta a necessidade e isso acaba rendendo na adição da Akira ao clube.

Apesar de entender a realidade, me pergunto se havia alguma outra intenção clara dele com esse desdobramento. Penso que para alguém com sua perspicácia, colocar uma erva daninha que praticamente se denuncia, não me parece ter sido um ato de alguém ingênuo e que apenas aproveitou uma boa oportunidade.

É bem verdade que se oferecer e trabalhar de graça, são razões que eliminam qualquer concorrência, mas sinto que por ela ser de onde é e transmitir aquela escuridão interna fora a aura ruim da sua mãe, ele maquinou algo além do aspecto técnico – algo positivo, porém com uma árdua caminhada pela frente.

Do outro lado, enquanto o professor tem boas intenções para ambas as partes, aquela velha decrépita já está me dando nos nervos com seus planos maquiavélicos de derrubar uma família por uma ambição tosca. Não sei até onde isso se estende, mas embora tenha seus problemas com a Hozuki, a Akira também não me parece 100% satisfeita em participar do plano malígno da mãe.

Na verdade as próprias motivações da personagem parecem confusas e não muito claras, no que eu acho que sua forma de agir com a protagonista, retrata uma espécie de raiva por se sentir diminuída de algum modo pela “rival” e a sua música – indo além do desejo de só ocupar seu lugar na escola da família.

É normal que diante dessa bomba os protagonistas encarem a nova situação como um caos, já que sentem na pele as trevas da novata, principalmente Kurusu – a mais afetada -, já que assumiu um papel negativo parecido no passado. Felizmente eles entenderam rápido o que podem ganhar se mudarem o ângulo de sua visão sobre o problema, já que como dizem, tudo o que acontece na vida, depende de como você interpreta e se posiciona.

Mesmo sendo arrogante e sombria, a garota conhece bem o instrumento e sabe como passar isso, levando a Hozuki a aceitá-la sem problema – e ainda preocupada com o que a moça pode fazer -, pois sabe que alguém de seu calibre é uma arma vital para o sucesso deles.

Chika também entende a situação geral e se dispõe a sugar o que pode dela. É ótimo ver sua postura madura face a “inimiga”, pois mostra que ele põe o seu desejo de tocar e vencer acima dos “poréns” que aparecem no caminho.

Na prática isso não acontece com muitos de nós, que acabamos rejeitando alguns ensinamentos pela dureza de quem ensina – por mais excelente que seja o professor -, mas aqui a lição do protagonista o fortalece e ainda contagia os demais pelo seu empenho.

A Akira tem o seu ranço pessoal com a Hozuki e por consequência com o clube, já que ele tem um significado para ela, só que as suas tentativas iniciais de jogar lama no clube não estão funcionando.

Não sei o que ela ainda pode fazer contra, já que parece focada em entender tudo o que cerca sua rival, porém se o espírito do grupo permanecer intacto, ela só será mais uma vida salva pelos sentimentos que ressoam em cada nota tocada por eles.

Agradeço a quem leu e até o próximo artigo!

Comentários